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07 maneiras de manter o colesterol controlado! Não fique de fora! 

como-prevenir-colesterolComo sabemos, o colesterol é um tipo de gordura que é essencial para o nosso organismo, por fazer parte da composição das membranas das células. Ele é transportado pelas proteínas, sendo esta combinação chamada de lipoproteínas. Assim se constituem os dois tipos de colesterol: O colesterol “Bom” e o “Ruim”.

Sabemos que o índice de pessoas com os níveis de colesterol elevado é bem extenso, e foi pensando nisso que resolvi te contar as 07 maneiras de manter o colesterol controlado. Lembrando que este é um problema enfrentado em inúmeras famílas brasileiras.

 

Quais são os tipos de colesterol?

O colesterol está presente em diversas partes e órgão do nosso corpo, entre eles, coração, músculos, fígado, pele, intestino, cérebro e outros. Das duas várias funções, o colesterol, se destaca por sua capacidade de produção de alguns hormônios, absorção de vitaminas lipossolúveis e manutenção do funcionamento celular.

Amaior parte do colesterol é produzido por nosso próprio organismo, especificamente no fígado, enquanto uma menor parte é proveniente dos alimentos que consumimos, ou seja, da nossa alimentação.

Os dois tipos de Colesterol encontrados em nosso corpo, são os tipos:  HDL e  LDL.

 

  1. O Colesterol Bom

  • colesterol-tiposO Colesterol bom é responsável pelo transporte da gordura presente nos órgãos para o fígado. O fígado é o órgão encarregado de eliminar esta gordura do organismo, ou seja, a lipoproteína HDL faz bem ao coração, porque retira a gordura das artérias. O Colesterol bom é também conhecido como HDL ou Lipoproteína de Alta Densidade

 

  1. O Colesterol Ruim

  • Temido por todos, o colesterol Ruim, LDL ou Lipoproteína de Baixa Densidade como é também conhecido, transporta a gordura para suas células e tecidos. Ao contrário do colesterol bom, que elimina a gordura, este tipo quando em níveis elevados, podem formar placas que estreitam as artérias e impedem o fluxo sanguíneo para o coração e para o cérebro, logo o excesso de LDL poderá aumentar as possibilidades de doenças cardiovasculares, e doenças relacionadas à circulação sanguínea, como é o caso dos trombos e embolias.

O aumento dos níveis do colesterol ruim na corrente sanguínea não apresenta sintomas imediatos, isso o tona perigoso, porque gera complicações silenciosas. Para descobrir os níveis de colesterol no sangue, exames laboratoriais de sangue são suficientes, contudo, se o caso estiver agravado, alguma doença pode se manifestar. Por essa razão, pede-se o controle regular e exames anuais de controle dessas taxas de colesterol no sangue.

 

Como Controlar as taxas do Colesterol?

É fato, que nosso corpo se manifesta quando algo está irregular, contudo devemos estar sempre atentos aos sinais que ele nos dá. Se você tem apresentado alguns fatores que evidenciam, ou que levantem suspeitas relacionadas a altos níveis de colesterol ruim em seu organismo, fique atento, procure seu médico. Ele pedirá que você faça exames para aferir a saúde do seu corpo, e diagnosticar as causas dos sintomas.

atividade-físicaSe constatada a presença excessiva de LDL em sua corrente sanguínea, você deverá fazer? algumas pequenas mudanças de hábitos:

  • Ingerir alimentos saudáveis
  • Praticar atividades físicas regularmente,
  • Procurar manter o seu peso ideal.
  • Priorizar a sua qualidade de vida

 

As 07 maneiras de Controlar os níveis de colesterol

 Agora sim! Fique atento(a) as dicas abaixo, e tenho certeza, que colesterol não será a causa de doenças para você.

alimentação-saudávelReduza o consumo de alimentos pesados e ricos gorduras e em colesterol;

  1. Priorize alimentos com baixo teor de gordura saturada e ausentes de gordura trans;
  2. Reduza ao máximo o consumo de açúcar;
  3. Não faça o uso de cigarro;
  4. Leve uma vida mais tranquila. É comprovado que o estresse aumenta a probabilidade de infarto e também de aumento do colesterol ruim;
  5. Pratique atividades físicas regularmente, principalmente aquelas que lhe proporcionem satisfação e prazer. Faça atividades leves, ao ar livre. Mexa-se!
  6. Evite frituras e alimentos industrializados como embutidos e enlatados.

Bom… Agora que você tem todas as dicas para ter uma vida saudável e sem colesterol, tão não se esqueça!

Melhore sua dieta e priorize a ingestão de frutas, verduras, legumes, grãos integrais e fibras. Além disso: pratique atividades físicas regularmente.

Priorize a sua saúde e a saúde do seu corpo e mantenha os níveis de colesterol dentro dos valores adequados, evitando maiores complicações.

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