Vitaminas

08 Benefícios mais importantes da Vitamina K para o nosso corpo

vitamina-kSabemos que a Vitamina K pertence a um grupo de vitaminas hidrofóbicas e lipofílicas, e se dividem nos formatos K1, K2 e K3. O que muitos não sabem, é o quão grandiosos são os seus benefícios. A Vitamina K é bastante conhecida e desempenha papel de extrema importância por ajudar na coagulação sanguínea e na saúde dos ossos.

Para ficar por dentro dos principais benefícios da Vitamina K, eu te convido a ler este artigo até o final e se surpreender.

Aqui você vai saber que a Vitamina K beneficia:

  • A coagulação do sangue
  • A saúde óssea
  • Ajuda no controle das dores menstruais
  • Controla os níveis de açucar no sangue
  • Possui agentes antiinflamatórios
  • E deve ser consumida por gestantes
  • A vitamina K faz bem para a Saúde

 

Principais fontes de Vitamina K

 

fontes-de-vitamina-kA Vitamina K, no formato K1, encontra-se presente em diversos alimentos, principalmente nos vegetais, como a alface, agrião, brócolis, cenoura, couve-flor, nabo, rúcula e outros vegetais de coloração verde. Podemos ainda destacar as frutas como outros alimentos ricos em Vitamina K, dentre as quais podemos citar o abacate, amora, ameixa, banana, figo, uva e o limão.

Algumas especiarias também são capazes de prover Vitamina K, tais como o aipo, manjericão, coentro, sálvia, manjerona, orégano, salsa, e o tomilho. Por fim, a Vitamina K também esta presente no azeite de oliva, bem com no fígado bovino, fígado de frango e nos ovos.

 

Conheça os 08 Benefícios mais importantes desta vitamina

Estudos comprovam que a Vitamina K proporciona diversos benefícios ao corpo humano, dentre eles, ela oferece mais de 80 nutrientes que são essenciais para o melhor desempenho do organismo. Além dos antioxidantes, vitaminas, enzimas e bioflavonóides que ela proporciona, vários outros elementos favoráveis ao corpo, são oferecidos por ela. Esse é o principal motivo pelo qual ela se tornou a maior referencia para os benefícios que você irá conhecer a partir de agora.

1.Coagulação do Sangue

coágulos-sanguíneosPor ser parte essencial do ácido glutânico, a Vitamina K auxilia para que as proteínas se transformem em substâncias que promovem uma adequada coagulação sanguínea. Isso acontece porque o ácido glutâmico é responsável pela carboxilação, ou seja, ele faz com que os sangramento em uma ferida aberta se estanque. Por este motivo, a Vitamina K é considerada essencial no processo da coagulação do sangue, contribuindo o controle de possíveis hemorragias e também para uma melhor cicatrização. Esse fator também justifica porque a ausência da Vitamina K pode provocar problemas como sangramento nasal, fluxo menstrual intenso e até anemia.

 

2.Saúde dos Ossos

A Vitamina K bloqueia a formação de osteoclatos , que não tratados, pode causar a desmineralização excessiva dos ossos. Por outro lado, a vitamina K é um ingrediente essencial para a caboxilação e tem o papel de auxiliar na fixação do cálcio. Ainda, é importante lembrar que o cálcio é extremamente importante para o organismo, uma vez que possui como responsabilidade a construção e manutenção dos ossos e dos dentes.

3.Ajuda no controle das dores menstruais

Estando com os níveis de vitamina K balanceados, a mulher se benefícia por manter os níveis de hormônios controlados. Isso faz com que os desconfortos sejam menos notados durante o ciclo menstrual.

4.Controla os níveis de açúcar no sangue

O Pâncreas é o órgão responsável por produzir a insulina. Ela contém alto tor de vitamina K, que é extremamente importante quando o assunto é regular os níveis de açúcar no sangue.

fontes-de-vitamina-k5.Possui agentes antiinflamatórios

O consumo de Vitamina K, contribui muito em processos de tratamento para inflamações, isso porque, os alimentos que são fontes dessa vitamina, possuem propriedades antiinflamatórias, devido a redução de glicoproteína de interleucina (Fator que contribui para as inflamações enternas).

 

6.Deve ser consumida por gestantes

A ingestão correta de alimentos que são fonte de vitamina K, pode prevenir os sintomas da gravidez, inclusive as náuseas e vômitos  que as futuras mamães costumam sentir no início da gestação.

 

7.Saúde dos Bebês

hora-de-nascer-o-bebêPor sua capacidade de coagulação sanguínea, a Vitamina K pode contribuir para a saúde dos bebês prematuros. Bebês que nasceram antes do tempo têm maior probabilidade de sofrer uma hemorragia espontânea, e a Vitamina K pode auxiliar na prevenção desse tipo de problema. Mas existe ainda uma lacuna a ser preenchida, uma vez que estudos sobre esse assunto ainda não foram realizados, logo não se pode confirmar se todos os bebês prematuros podem utilizar desse tipo de suplementação;

Há ainda pesquisas que comprovam que a vitamina também contribui para a saúde dos vasos sanguíneos, que por sua vez, precisam de complacência e elasticidade para comportar a pressão sanguínea e não se romperem. Por fim, com essas propriedades, é fácil perceber que a Vitamina K pode ajudar a prevenir doenças como aterosclerose, mais conhecida como doença cardíaca coronária, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos menores, responsáveis pelo fornecimento de sangue e oxigênio para o coração.

 

8.A vitamina K faz bem para a Saúde

alimenos-ricos-em-vitaminas-k

Como você pôde perceber, a Vitamina K, faz parte de um grupo de vitaminas muito importante para a nossa saúde, ou seja, ela influencia diretamento, no melhor funcionamento do nosso organismo e nos proporciona inúmeros benefícios, conforme mencionado acima.

Além destes benefícios, a vitamina K contribui positivamente para o melhor funcionamento do fígado, aumenta o fluxo da urina e atua como proteína que inibe a calcificação das artérias.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.