Remedios Para

09 frutas e legumes para tratar a retenção de líquidos

retenção-de-líquidosPara eliminar a retenção de líquidos é importante consumir frutas com elevado teor de água, para assim estimular a produção de urina e depurar os resíduos. Se você sofre de retenção de líquidos, cuidar da sua dieta é fundamental para lidar com este problema.

Algumas frutas e legumes são compostas por uma boa quantidade de água, que servirão para eliminar o excesso de toxinas através da urina. Continue lendo este artigo para saber mais e se surpreender.

Como funcionam os alimentos diuréticos?

remédios-naturaisAlimentos diuréticos, são aqueles alimentos que têm a capacidade de aumentar a produção de urina e, consequentemente, eliminar aos poucos a água do organismo. Eles são recomendados para pessoas que sofrem de retenção de líquidos ou os edemas.

Se você sofre com este problema, a boa notícia é que, além de permitir a liberação da água acumulada, estas refeições também estimular o melhor funcionamento dos rins. Este órgão é responsável por filtrar o sangue e eliminar as toxinas do corpo.

O excesso de líquidos não é benéfico para o nosso organismo, já que pode elevar a pressão arterial e comprometer a saúde cardíaca. Podemos desfrutar das virtudes diuréticas de muitas frutas e vegetais, sem a necessidade de recorrer a medicamentos. Não é mesmo muito bom?

Frutas e verduras para reduzir a retenção de líquidos

O melhor diurético que existe, sem dúvidas, é a água. Por isso, tenho certeza que você já deve saber que é fundamental consumir 2 litros (mínimo) ao dia. Além disso, podemos incorporar líquidos de forma natural. Como? Através de alimentos naturais, como frutas e legumes.

Se você tem retenção de líquidos não deixe de adicionar à sua dieta, os alimentos abaixo, afinal você conhecerá a partir de agora os 9 melhores alimentos para tratar a retenção de líquidos:

1 Abacaxi

alimentos-para-retenção-de-líquidosEsta rica fruta de cor amarela contém muitos nutrientes que não só permitem eliminar líquidos, mas também fortalecer o fígado, o coração e os pulmões. O Abacaxi fornece vitaminas A, B6, B9, C e K e minerais (sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio).

Como se não fosse suficiente suas propriedades diuréticas, esta fruta também é laxante e ajuda-nos nos casos de prisão de ventre. Sem dúvidas é um potente purificador e desintoxicante do corpo. Não hesite em consumir uma fatia de abacaxi por dia, seja no café da manhã, a meio da manhã ou como sobremesa das refeições principais.

2 Tomate

Este fruto que tanto usamos em nossas refeições favorece a eliminação de líquidos e traz uma boa quantidade de potássio que neutraliza a ação do sódio (um dos causadores dos edemas).  O tomate tem vitamina C, que ajuda os rins em seu trabalho, aumentando a produção de urina. Além disso, é baixo em calorias. E deve ser consumido cru para aproveitar melhor os seus benefícios.

3 Melancia

melanciaÉ formada em um percentual muito alto por água. Seu valor calórico é incrivelmente baixo e, por isso, ela é uma fruta muito recomendada nas dietas para perder peso, desintoxicar e eliminar líquidos. A melancia, tem muita vitamina A e potássio e nada mais refrescante que uma fatia desta fruta em uma tarde de verão.

4 Espinafre

Vegetal de folhas verdes, é rico em magnésio e vitamina B e tem as propriedades diuréticas mais interessantes. Ele possui a fibra necessária para estimular o trânsito intestinal e evitar a prisão de ventre. Comê-lo cru em saladas é o ideal para aproveitar todas as suas propriedades.

5 Melão

Outra fruta composta em sua maioria por água e que, por isso, aconselha-se quando temos a retenção de líquidos é o melão. Ele estimula a produção e expulsão de urina limpando nosso organismo das toxinas. O melão não contém quase calorias e é muito saciante. Também fornece potássio para manter o equilíbrio de líquidos no corpo.

6 Alcachofra

É um vegetal com propriedades depurativas e diuréticas para não desperdiçar. A alcachofra pode ser consumida de diferentes maneiras e o melhor de tudo é que você estará fornecendo ao organismo a quantidade de potássio que ele precisa para eliminar o excesso de líquidos.

7 Maçã

maçãQuando damos uma mordida em uma rica maçã vermelha ou verde, não nos damos conta da quantidade de água que contém em seu interior. É Por isso que é tão refrescante no verão.

Além disso, trata-se de uma fruta com propriedades depurativas maravilhosas, pois contém fibras, que melhoram o trânsito intestinal, e todos os nutrientes necessários para eliminar líquidos através da urina.

8 Abacate

abacateRico em gorduras boas e de qualidade excelente, este fruto que pode servir de substituição de maionese ou temperos semelhantes em nossas refeições. Em Alguns países da América do sul é uma fruta que faz parte da alimentação habitual. O abacate nos fornece a vitamina C, magnésio e potássio. Por isso recomendamos consumi-lo ao natural se você tem retenção de líquidos.

9 Pera

É uma fruta com muitas propriedades (entre elas, anti-inflamatórias, adstringentes, digestivas e diuréticas). A pera serve para purificar o sangue e nos fornece fibra solúvel que regula a função intestinal e ainda reduz o colesterol.

Como se não fosse suficiente, as pêras têm muita água em sua composição e ajudam-nos a ingerir a vitamina C.

aipoOutras frutas e legumes que também servem para reduzir a retenção de líquidos são:

  • O mamão,
  • Os aspargos,
  • A banana,
  • A salsa,
  • A uva preta
  • O aipo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.