Doenças

15 Sintomas que sente uma pessoa depressiva

sintomas-de-depressãoOlá, vamos abordar aqui um assunto, um tanto quanto complicado, pois refere-se a transtornos psicológicos que uma pessoa pode enfrentar por várias causas diferentes. Os danos dessa, que pode ser considerada uma doença, podem ser tão sérios, que chega a fazer com que o indivíduo perca a vontade de viver. Embora, estimule o paciente a ficar num estado de entristecimento intenso, a identificação do caso, nem sempre é notada, sequer pelo pela própria pessoa, que aos poucos vai perdendo a sua qualidade de vida, o seu bem-estar e consequentemente vem originando novas doenças.

Infelizmente não é baixo o número de pessoas que são hoje diagnosticadas com depressão, algumas já em estado crônico, portanto, pede-se cada dia mais para darmos atenção a sintomas pequenos que podem significar o início da mesma.

isolamentoDe acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão, que é também conhecida como a doença do século, tem se tornado cada dia mais comum na vida das pessoas. Repito, as causas podem ser várias podendo variar, desde uma alimentação precoce até algum fator de alta relevância no estilo de vida. Dentre outras causas estão:

  • Abalos emocionais, provocados pela perda repentina (ou não) de um ente querido;
  • Problemas e divergências familiares;
  • Problemas financeiros
  • Desestrutura profissional
  • Relacionamentos frustrados

Identificar se você é uma pessoa depressiva, não é tão simples quanto parece, contudo, devem estar atentos, a pessoa que desenvolve os sintomas, tanto quanto quem convive com a mesma.

Quer saber mais sabre os sintomas da depressão?

depressãoIdentificar os sinais de uma pessoa depressiva, não é apenas calcular seus momentos de irritabilidade e entristecimento. Esses são apenas os primeiros de muitos outros sinais que a pessoa depressiva pode desenvolver. Deve ser levado em consideração, que como outras doenças, os transtornos psicológicos que denominam a depressão, podem variar de acordo com cada pessoa. Algumas pessoas desenvolvem vários sintomas, outras apenas um ou outro, contudo, estão dentro de um quadro de depressão.

Para que você possa fazer o seu próprio diagnóstico, vale conhecer um pouco mais sobre os principais sintomas, verificar se você se enquadra em algum deles, e caso se enquadre, qual a intensidade desse sintoma, visando que quanto maior for o tempo de duração dos sintomas, maiores as chances de um quadro depressivo, e quanto mais sintomas apresentar, mais chances, de a doença ter avançado para graus mais elevados. A partir de agora você vai conhecer os 15 principais sintomas, que ajudarão a esclarecer algumas dúvidas, contudo, não deixe de buscar ajuda de um especialista nesta área.

1.Tristeza profunda e frequente

tristeza-profundaA tristeza relacionada à depressão, é aquela que perdura por um tempo extenso, ao contrário das tristezas comuns que duram por um espaço mais curto de tempo, esse abatimento psicológico torna tudo ao redor da pessoa, desagradável e desinteressante. Tristeza acompanhada de medos e constrangimentos, a sensação de desagrado e baixa autoestima, ocupam grande espaço na vida dessa pessoa.

2.Baixo astral e vergonha do próprio corpo

baixo-astralAlguns casos de pessoas depressivas, estão relacionados à insatisfação com o próprio corpo. Essas pessoas começam a se esconder, e começam a ter percepções diferentes do que realmente é. Isso muito acontece, com pessoas que sofrem com a bulimia ou com a anorexia. A partir desse quadro de vergonha de si mesmo, o uso de roupas maiores, é uma forma de se esconder. Deve-se observar, se não há o quadro depressivo querendo despertar.

3.Sonolência, cansaço e indisposição

sonolenciaUm sinal de depressão bastante discreto, é aquela preguiça que uma pessoa pode ter de fazer coisas bem simples e pequenas. Ela prefere gastar tempo olhando para o nada por um tempo longo, que ir até a padaria. Não. Não são todas as pessoas que têm essa preguiça que são depressivas, mas aquelas que optam o tempo inteiro por não saírem da sua zona de conforto, no caso da preguiça, originada da depressão, o indivíduo apresenta dificuldade para se mover, sair do lugar, enfrenta um quadro de sonolência. Pessoas depressivas buscam refúgio no sono.

4.Perda do interesse por quaisquer coisas

perda-de-interesseDesinteressar é uma característica forte de pessoas com quadro clínico depressivo, já avançado. Perda do apetite e da vontade de fazer as atividades antes apreciadas. Tudo o que era interessante, seja uma atividade física, músicas ou até os encontros com os amigos, passam a não ter a mesma graça. O isolamento acontece a partir de então, quando essa mesma pessoa, começa a se desvincular de tudo e de todos.

5.Vontade de chorar

vontade-de-chorarO choro sem motivação aparente, é também um sintoma de depressão. Embora nem toda pessoa depressiva chore, esse acontecimento, nos casos existentes acontecem do nada. Esse fator depende da personalidade de cada pessoa, podendo algumas pessoas, se tornarem frias, isso como mencionado, dependerá do grau da doença, bem como da personalidade e até dos níveis hormonais de cada pessoa.

6.Ansiedade

ansiedade-agitaçãoExiste uma ligação direta entre a ansiedade e a depressão, considerando que uma dá origem a outra. A ansiedade faz com que o indivíduo crie expectativas demais do futuro, e acabam frustrando com alguns dos resultados. Por esperar demais, elas temem e ficam literalmente agitadas. Já a depressão tem como característica comum, uma inquietude que não deixa que a pessoa se concentre, tornando assim o seu dia, menos produtivo

7.Insonia

insoniaToda pessoa com excesso de preocupação tende a perder o sono. E essa é também característica de uma pessoa deprimida, embora também sejam muito comuns, casos de pessoas que dormem, mas não acordam descansados, ou seja, a qualidade do sono de quem sofre com depressão, não é boa e a partir daí, surgem as sonolências durante o dia, a falta de concentração e até dores de cabeça. Devido a mudanças pelas quais o organismo, assim como o corpo passam, consequentes dos quadros depressivos, havendo um amento dos hormônios inibidores da seratonina.

8.Dores de cabeça ou Enxaquecas

dor-de-cabeçaSentir dores de cabeça, nos casos de depressão é bastante comum, isso porque as causas da dor de cabeça, estão diretamente relacionadas a fatores desenvolvidos por um depressivo. Os estresses, a ansiedade, a agitação e até as noites mal dormidas, são pratos cheios para que a dor de cabeça chegue e permaneça por um bom tempo.

9.Perda da vontade de viver

desinteresse-pela-vidaJá em estágio mais grave da doença, o que muitos temem é que o paciente ocasione o próprio óbito, cometendo suicídio. Isso é muito comum, e a depressão está altamente relacionada, ao grande número de ocorrências na atualidade. O paciente começa a enxergar a morte como solução para suas angústias e sofrimentos. Outra fuga comum, é partir para o mundo das drogas em busca da perda de consciência, ou seja, para esquecer suas lamentações, o que o encoraja também a tirar a própria vida.

Pessoas que convivem com outras que sofrem depressivamente, devem estar atentas aos comentários e cogitações. Embora não seja incomum eles mencionarem a vontade de morrer ou de sumir, em alguns casos, funciona como um desabafo apenas, mas na maioria desses casos, a vontade é real, e as más ideias já podem estar a caminho. O que fazer, notificar e buscar ajuda de um especialista que esteja acompanhando o caso.

10.Problemas digestivos

Em grande maioria, os problemas gastrointestinais, são resultados de distúrbios psicológicos. Em via de mão dupla, podem causar depressão, ou podem acontecer por causa dela também.

problemas-digestivosExplico. Pessoas que possuem algum tipo de problema digestivo, podem passar por determinados transtornos, ao comerem algo que não as façam bem. Isso faz com que essa mesma pessoa, necessite se restringir de determinados alimentos por um tempo, ou simplesmente quando estão em público. Um exemplo, são as pessoas que têm sensibilidade a lactose, todos os derivados do leite (exceto os Zero lactose), tendem a terem náuseas, vômito ou diarreia, pouco depois de ingerirem esses alimentos, o que o torna difícil de fazer, quando se está em público. Enfim… essas cautelas, fazem com que o indivíduo em alguns casos se sinta diferente dos demais e perca o gosto pelos demais alimentos, por medo de sentir seus efeitos. Passando a se isolar e consequentemente, a se deprimir. Deve a pessoa com determinadas restrições alimentares, procurar, alimentos que substituam, ou mesmo levar, sem nenhum problema aquilo que a faz bem, o que se deve evitar, é o isolamento, que a longo prazo poderá progredir a um estado depressivo.

11.Se sentir inútil e derrotado (a)

sentir-inutilBaixa autoestima é comum em pessoas depressivas, que com o passar do tempo passam a se sentirem inúteis e fracassadas. Elas se cobram o tempo inteiro, e chegam a se olhar com desprezo na frente do espelho. Essa pessoa não se sente importante e mais uma vez, vê um motivo para o isolamento constante.

12.sistema imunológico reduzido

Sabemos que o sistema imunológico, é a barreira que o nosso corpo cria, para impedir a entrada de vírus e bactérias causadoras de inúmeras doenças. Esse sistema se enfraquece, uma vez que não adquirimos uma alimentação saudável, ou não mantemos um estilo de vida de qualidade. As alterações hormonais também podem influenciar no enfraquecimento do sistema imunológico, e é onde a depressão influencia diretamente na saúde do paciente.

Bebidas alcoólicas, tabaco e mesmo o uso de drogas, são responsáveis por baixarem a imunidade do corpo também, expondo o indivíduo a riscos sérios de saúde.

13.Perda ou ganho de peso

alterções-de-pesoA perda de peso para muitos é um sonho, mas neste caso, ela já é sinal de agravamento sério da depressão. O mesmo vale para o ganho rápido de peso. Essas variações acontecem devido à falta de apetite e má alimentação de quem emagrece, assim como o sedentarismo e a fuga dos problemas através da comida para os que engordam. É bem relativo. Varia muito de pessoa para pessoa.

14.Tensões musculares e dores pelo corpo

tensões-muscularesPreocupação, ansiedade, tristeza… o que mais a depressão poderia causar? Somente os três fatores mencionados, são responsáveis por sérios danos à saúde, por aí se percebe o quanto é grave essa doença, e o quanto precisa ser acompanhada de perto. Sentindo suas infinidades de problemas, a pessoa tende a ficar tensa, contraindo os músculos e não conseguindo relaxar. Considerando que vimemos em tempos de correrias e cobranças, os sintomas ficam ainda mais evidentes. As dicas para quem passa por altos níveis de estresse diários, é procurar fazer atividades dinâmicas ao fim do dia (atividades físicas são excelentes), tirar alguns dias para descanso e procurar ocupar os tempos livres com programas ou passeios para descontrair e desfocar da rotina semanal.

15.Alterações hormonais

Com o estado depressivo, todo o funcionamento do corpo se torna mais lento, devido as alterações hormonais. O hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade, tem sua produção reduzida, e o hormônio que promove a sensibilidade a dor (noradrenalina) também. Consequentemente, a pessoa depressiva, tende a sentir mais tristeza e mais dor com facilidade. Para saber se os níveis hormonais estão passando por alterações, o paciente precisa se submeter a exames clínicos que diagnosticarão essas diferenças.

E a depressão pós-parto?

depressão-pos-partoEsse é um tipo de problema, que a sociedade em si, costuma julgar da maneira incorreta, o fato da mulher sentir chateações intensas, desespero e até falta de vontade de cuidar da criança. Esse tipo de depressão não tem uma causa que possamos determinar como específica, e somente acontece em mulheres, em resguardo pós-parto.

Embora silenciosa, a depressão é considerada a doença mais impactante do mundo, isso, porque atinge um número muito grande de pessoas. Ainda em seu silencio, essa doença é muito séria e coloca em risco a vida de que a tem. É recomendado às famílias em que hajam caso de depressões, que façam acompanhamento, não apenas o paciente, mas quem convive com ele. Eles também precisam de preparação psicológica para lidar com determinadas situações.

sobrre-depressãoComo já é de conhecimento de todos, as causas são variadas para a depressão. Contudo, neste artigo você pode ter acesso a mais informações sobre esta que pode ser considerada uma doença, e jamais deve ser ignorada. Deve-se considerar que o número de pessoas depressivas no Brasil, é muito grande e em maior parte dos casos nem o próprio paciente sabe identificar a causa real do problema. É preciso que passemos a enxergar com outros olhos, e buscar ajuda de psicólogos e psiquiatras para ajudar a solucionar de forma adequada o problema. O tratamento correto para a depressão, fará com que você passe a notar a vida com mais tranquilidade, de forma mais positiva e ainda fará com que a paixão por viver seja recuperada.

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Adorei a matéria, está me ajudando a entender, a doença de uma grande amigo. Ele já faz tratamento, só que eu não sabia como lhe dar com as recaídas dele. E tudo que está aqui na matéria me ajudou muito. Vou compartilhar essa matéria, em será informação para todos os meus contatos. De Facebook e Instagram!!!!😍….. Obrigado.

  2. Edna Maria Raimundo Gusmão diz:

    tenho depressão a mais de 18 anos ,sou muito nervosa as vezes falo coisas para minhas filhas ,ele me revida ,choro por nada ,meu marido e minhas filhas acham que estou mentindo acham que vivos se fazendo de vitima ,quando fico nervosa fico com o meu corpo todo dolorido ,cabeça muita pesada tenho o pavil curto ,queria achar alguem que me compreenda ,eu seu que passo do limite

  3. Aline diz:

    Olá boa noite , minha mãe tem depressão há 3 anos , ela toma remédios muito fortes e passa o dia todo sonolenta o rosto dela tem expressões de tristeza um olhar sem brilho , Não tem vontade de fazer mais nada . Eu não sei lidar com essa situação. Gostaria muito q ela voltase a ser como antes. É tão triste ver ela desse jeito ! Vcs tem alguma solução por favor

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.