Vitaminas

A banana Conheça as propriedades e benefícios desta fruta

A banana é uma planta originária da Índia, que mais tarde foi cultivada na África, Austrália e outros lugares do mundo. Atualmente é uma das frutas que mais se planta e colhe em quase todos os países, já que o sabor de sua fruta é delicioso e conta com incríveis propriedades para a saúde.

bananaPor ser tão econômica e versátil, muitas pessoas têm escolhido como parte de sua dieta, porque se incorpora com facilidade nas receitas e combina muito bem com outros alimentos. Como trata-se de um dos alimentos com maior teor de açúcares, há algum tempo algumas pessoas a excluíram de sua alimentação, pensando que engordava. No entanto, foi determinado que o seu consumo é bastante saudável e, de fato, é um apoio para a dieta. Levando em consideração que, para algumas pessoas ainda são desconhecem os benefícios da banana, este artigo tem a finalidade de compartilhar as principais propriedades e benefícios desta fruta.

Apesar desta sua má fama, a banana é uma fruta muito saudável que pode nos ajudar a aumentar a energia e melhorar a nossa saúde geral sem fazer aumentarmos de peso.

Propriedades nutricionais da banana

O banana é bastante nutritiva, não engorda e se pode comer a qualquer hora do dia. Estima-se que ela conta com 23% das necessidades diárias de carboidratos, além de conter apenas 0,2% de gordura e sem colesterol. A banana é uma das frutas com maior teor de proteínas e açúcares naturais. Devido a isso, é uma grande fonte de energia e é recomendado para os atletas. Por outro lado, a banana se destaca, devido ao seu elevado teor de potássio, selênio e ferro, três minerais essenciais para a saúde dos sistemas principais do corpo. Ele traz uma grande quantidade de fibras, o que a torna ideal para a saúde digestiva e cardiovascular. Contudo, algumas destas propriedades variam de acordo com o grau de maturação da banana, por exemplo, uma banana madura contém mais açúcar e antioxidantes que, de uma banana verde.

Benefícios da banana para a saúde

valores-nutricionais-da-bananaDevido ao nutrientes mencionados, existentes na banana, não é de se estranhar que ela seja um alimento muito bom para a saúde. Entre os seus principais benefícios destacam-se:

  • Proteger a saúde digestiva
  • A banana é um dos antiácidos naturais mais usados no mundo, já que serve para aliviar e prevenir as úlceras de estômago.
  • Os flavonóides estimulam a quantidade de muco, que serve como barreira protetora entre o estômago e os sucos gástricos.
  • Neutralizar a acidez do estômago
  • Aliviar sintomas como a inflamação, a dor e a indigestão.
  • Graças ao seu conteúdo de fibras, contribui para melhorar o movimento intestinal para aliviar a constipação.
  • Por seu alto teor de potássio, a banana é um dos melhores alimentos para prevenir e controlar a pressão arterial elevada.

Cada porção de 100 gramas de banana traz até 300 mg de potássio. Este mineral ajuda no equilíbrio do sódio, diminuindo a retenção de líquidos nos tecidos e melhorando a circulação.

comer-banana-engordaComo fornece uma quantidade considerável de potássio, a banana é um diurético natural que promove o bom funcionamento renal. Sua ingestão ajuda a controlar os edemas e inibe a excreção de cálcio através da urina.

Ainda, alivia a tosse e dor de garganta, isso acontece porque os açúcares naturais e o elevado conteúdo de minerais fortalecem a saúde respiratória, diminuindo sintomas como tosse e dor de garganta. Você pode preparar um xarope caseiro para tratar este tipo de problemas.

Ingredientes

  • 1 banana bem madura
  • O suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de mel de abelha

Amasse uma banana madura, até obter um creme e misture com o suco de limão e o mel de abelhas. Coloque em um recipiente e leve ao fogo baixo durante cinco minutos. Consuma antes que esfrie.

Banana para clarear os dentes

casca-de-bananaA casca da banana também concentra propriedades que podemos aproveitar a nível estético. A parte interior de cor branca tem grandes quantidades de potássio, magnésio e manganês, que servem para reduzir as manchas amarelas nos dentes. Esfregá-las nos dentes uma vez ou mais por semana, garante o clareamento dos dentes.

Além de todas as vantagens, a bananaé também uma fonte para aumentar as energias. Ela contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Todas estas são metabolizadas e dão mais energia ao corpo durante a rotina diária.

O potássio ajuda a melhorar o desempenho físico, já que permite que os músculos se contraiam de forma adequada durante o exercício. Em conclusão, além de ter um sabor delicioso, a banana é uma fruta muito saudável que você pode incorporar em todos os tipos de planos alimentares.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.