Doenças

A poluição do ar em espaços interiores: um perigo para a sua saúde

causa-de-alergiasA poluição do ar em espaços interiores é um dos principais riscos ambientais para a nossa saúde. Muitas vezes, nós não estamos conscientes disso, mas se a qualidade do ar de nossas casas não é de qualidade, significa que algo está errado, que há uma má ventilação, o que resulta em um alto nível de poluição. As consequências de tais partículas nocivas contidas em nossos ambientes, salas, cozinhas e quartos resulta em várias patologias que, sem dúvida, não nos são desconhecidas: alergias, doenças respiratórias, como a asma, pneumonia ou a rinite, e assim por diante.

Este é um tema é sério e o impacto consequente dele, pode causar muitos danos para a nossa saúde. Contudo, a boa notícia é que existem meios adequados para resolver este problema. Colocando-os em prática, você pode além de qualidade de vida, uma excelente qualidade do ar que você respira em sua própria casa. Quer saber um pouco mais? Então não perca uma linha sequer deste texto.

A poluição do ar em espaços interiores e seus efeitos

A poluição do ar em espaços interiores pode ser tão nociva, quanto a poluição externa, uma vez que nos espaços internos de nossas casas, é onde passamos as principais horas de nossos dias. Este é, sem dúvida, um fato que pode não chamar a nossa atenção, mas, se pararmos para pensar, sobre vários ângulos, entenderemos sem dúvida, a importância de manter a casa em ordem.

Na atualidade nós passamos grande parte do tempo em espaços fechados, como nossas casas, escolas, e ambiente de trabalho. A qualidade do ar nem é sempre tão boa como nós pensamos, por exemplo os materiais que nos rodeiam:ácaro-e-mofo

  • A falta de ventilação,
  • A fumaça de fábricas, de fumantes ao nosso lado, e outros tipos
  • Os gases,
  • Os ácaros resultantes da poira da casa, do acúmulo de ares condicionados
  • Vários tipos de bactérias,
  • Poluentes orgânicos persistentes,
  • Compostos orgânicos voláteis…

Tudo isso nos rodeia sem que percebamos, e essa inalação continuada tem sérios efeitos sobre a nossa saúde.

Qual o tipo de poluição posso ter em minha casa?

As vezes não nos damos conta de todos os poluentes que temos em nossa casa, e não sabemos como evitar que a poluição causada por eles, afete a nossa saúde. Conheça alguns destes poluentes:

  • Produtos de combustão: Gases e produtos derivados de nossos aparelhos de aquecimento, fogões, fogões, refrigeradores e fornos a gás…
  • Materiais de construção e mobiliário: o envelhecimento dos móveis, quadros, tapetes, etc. Estes, deixam o seu impacto pesado no ambiente.
  • A umidade nos espaços fechados favorece a proliferação de bactérias.
  • Alérgenos, como os ácaros, pólen, pêlos de animais de estimação…

Doenças que podem provocar a poluição do ar em espaços interiores

rinite-alérgicaA OMS (Organização Mundial de Saúde)indica que, a cada ano, milhões de pessoas são afetadas pelos efeitos da poluição do ar em espaços interiores, sendo a asma, o principal fator de risco. Ao inalar as partículas tóxicas frequentemente, é comum que se desenvolvam as reações alérgicas  e as irritações das vias respiratórias. Não é atoa que as alergias e as doenças respiratórias, que duplicaram nos últimos anos.

Não podemos deixar de lado uma questão importante: Algumas substâncias, responsáveis pelo desencadeamento de crises alérgicas, se concentram na maioria das vezes, em ambientes internos, muito mais que em ambientes externos. O excesso de umidade em ambientes domésticos pode conduzir, por sua vez, a geração de bactérias e aumento de dores resultantes de doenças reumáticas.

A poluição do ar em espaços interiores pode ser muito prejudicial, principalmente para crianças, idosos ou pessoas com sistema imunológico fraco, além dos pacientes com problemas cardiovasculares ou doenças respiratórias crônicas.

Um ambiente carregado de toxinas é um inimigo em potencial para todos, mas em especial para este grupo da população, que acima foi mencionado. Pessoas que, sem dúvida, todos nós temos perto. Portanto é importante saber como reduzir as toxinas do seu ambiente com alguns pequenos truques.

Os benefícios dos purificadores de ar para os espaços interiores

purificadores-de-arA poluição do ar em espaços interiores pode ser tratada e condicionada, utilizando os purificadores de ar. Graças a eles, podemos evitar reações alérgicas e nos proteger de doenças como a asma ou até mesmo a clássica dor de cabeça quando o ambiente de casa é muito “sobrecarregado”.

O ar mais limpo é sinônimo de saúde e os purificadores de ar são dispositivos essenciais que não devem faltar em nenhum lar. Os purificadores de ar que proporcionam uma atmosfera purificada e respirável. Além disso, aumentam o conforto térmico do ambiente de nossas casas. Ainda:

  • “Aspiram” os vapores perigosos para nossa saúde;
  • Retiram grande parte das partículas de pó, incluindo pêlos de animais, pólen,
  • Eliminam odores desagradáveis do ambiente.

Os purificadores de ar eliminam grande parte da sujeira do ambiente, ajudando o ar de nossa casa a ser mais puro e saudável para toda a família. O sistema de filtragem dos purificadores mais eficazes, é baseado em três estados:

  1. Dispõe de um primeiro filtro lavável e reutilizável.
  2. O filtro é eficaz para lutar contra as partículas de pó microscópicas, além de eliminar pólen e ácaros.
  3. Dispõem de um terceiro filtro de carvão eficaz contra diversos gases nocivos, graças à ação de seus carvões ativos.

Os melhores purificadores de ar são capacitados e possuem ionizador, ventilador, indicador de filtro sujo, e o melhor: São silenciosos e têm várias velocidades, além do temporizador.

ambientes-internos-poluidosPara concluir, visando que a poluição do ar em espaços interiores é um problema para a saúde. Devemos então, manter os principais poluentes em nossas casas, ou mater em dia a manutenção dos mesmos. Outras medidas importantes para manter o ar de sua casa e o seu ambiente puro e saudável:

  • Mantenhas ar condicionado e os purificadores sempre revisados;
  • Procure retirar a poeira dos móves pelo menos duas vezes por semanda;
  • Aspire a casa, ao invés de varrer. Isso evita que o pó se espalhe e acomode.
  • Troque sempre as roupas de cama
  • Passe sempre um pano úmido em toda a casa
  • Mantenha a casa arejada.

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.