Beleza

Alimentos que fornecem colágeno para a pele

alimentos-para-produzir-colágenoA presença de colágeno na pele, ajuda a lutar contra o envelhecimento, além de fornecer suporte para a camada superficial da pele. À medida que nós, seres humanos vamos nos envelhecendo, o colágeno começa a enfraquecer e desaparecer, dando lugar ao aparecimento de linhas de expressão, rugas e dobras, especialmente no rosto. Os frutos vermelhos e as frutas cítricas são ricas em antioxidantes e vitamina C, que são fundamentais para a produção do colagénio e para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Método para reposição de colágeno

Para repor o colágeno do seu corpo, inclua em sua rotina diária:

proteção-solarAplicar protetor solar todos os dias, para proteger dos raios do sol.

– Comer alimentos ricos em prolina e lisina, e apoyn a formação de colágeno.

– Coma alimentos ricos em vitamina C diariamente, para transformar a lisina e a prolina em aminoácidos necessários para reconstruir o colágeno.

– Aumentar a quantidade de proteína em sua dieta; as mulheres devem consumir 46 gramas ou mais por dia, enquanto que os homens devem aumentar o consumo de proteínas a mais de 56 gramas por dia, para apoiar o crescimento e a saúde de colágeno.

– Aplicar um creme hidratante diaria que contenha retinol, que ajuda a reparar a degradação do colágeno causada por dano solar.

Alimentos Ricos em Colágeno

alimentos-ricos-em colágenoAs frutas ricas em antocianinas apresentam cor vermelha e roxa escura, como as cerejas,  framboesas e amoras, que protegem contra os radicais livres, que aumentam os níveis de vitamina C no interior das células, e ajudam a prevenir a destruição de colágeno na pele e tecido conjuntivo.

A vitamina C é uma vitamina importante na produção de colágeno, para manter a pele firme e saudável, e pode ser encontrada em laranjas, limões, morangos, tomates, pimentões e brócolis, entre outros.

A lisina pode ser encontrada em carnes magras, peixe, legumes e produtos lácteos desnatados ou com menor teor de gorduras, e a prolina na clara de ovo e no gérmen de trigo. A lisina é um aminoácido essencial e deve ser obtido através dos alimentos, a prolina, por outro lado, é um aminoácido não essencial, que pode ser fabricada pelo próprio corpo.

A Soja e seus derivados

soja-e-seus-derivadosA soja e seus derivados, como o leite vegetal de soja, podem contribuir para a formação de colágeno na pele, tendões e ligamentos. Além dela, o cobre é também essencial na formação do colágeno no corpo, o que é benéfico para aumentar o consumo de alimentos ricos em cobre, como intestinos, fígado, frutos do mar, ostras, vegetais de folhas verdes, nozes e legumes.

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