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Alimentos recomendados para antes e depois do exercício

antes-e-depois-do-treinoO exercício físico é considerado como um dos pilares fundamentais para os hábitos e estilos de vida saudável. Fazê-lo de forma regular provoca no organismo um maior gasto de energia, evita o excesso de peso e outros tipo de doenças. No entanto, o exercício conta com um grande aliado chamado alimentação.

Há muitas pessoas que preferem não comer antes de fazer exercícios, o certo é que o corpo precisa de combustível para executar as tarefas que exigem energia. Os Alimentos são recomendados para antes e depois dos exercícios.

A alimentação e o exercício

alimentação-saudávelEmbora ambos sejam fatores determinantes na construção de uma vida saudável, estável e adequada, o mais indicado é conciliar a alimentação e as atividades físicas. Devemos lembrar que o exercício resulta em um gasto de energia e queima calórica considerável, e os alimentos funcionam como o combustível do organismo. Se os músculos estão equipados com uma nutrição adequada antes do exercício, o desempenho de cada um deles será alimentado de forma também considerável e evita o desgaste físico.

Com relação às ocasiões adequadas para se alimentar, comer após a realização de exercícios, ou nos intervalos das atividades, deve acontecer através de uma adequada ingestão de nutrientes, para melhorar a recuperação e o crescimento muscular.

Alimentação antes do exercício

Como mencionado anteriormente, nosso corpo é como uma máquina. Depende de um combustível funcionar de forma perfeita. Este combustível é a alimentação, e sua locomoção acontece com a prática de exercícios. Se você está disposto a fazer alguma prática de atividade física, o ideal é ter a energia suficiente, esta que vem dos alimentos. Mas atenção! Não é qualquer alimento que você deve ingerir. Deve-se considerar o valor nutricional, a hora do dia e o esforço que será realizado.

comer-antes-de-exercitarPara alimentar-se corretamente, o ideal é comer, pelo menos, 2 horas antes iniciar a sessão de atividades físicas. No caso de ter mais tempo, 3 horas é o limite adequado.

Programe suas horas de exercício – É importante prestar atenção ao exercício matutino, em especial quando você decide acordar cedo e ir ao local onde realizará a sua atividade. As pessoas com este hábito procuram aproveitar o tempo, contudo, grande parte não ingere nenhum tipo de alimento e realiza suas atividades sem se alimentar como deveria, depois de longas horas de jejum. É aconselhável dispor de um  lanche nutritivo e saudável à base de carboidratos. Os seguintes alimentos podem ajudar no processo:

  • Aveia
  • Leite desnatado
  • Barra de granola
  • Amêndoas
  • Frutos secos
  • Frutas (banana, laranja, mamão, manga ou morango, entre outras)

Com esses ingredientes é possível fazer saladas e outros tipos de misturas benéficas para o organismo antes de fazer exercício. É fundamental não ignorar a recomendação das duas horas antes.

Esporte pelo a tarde – A mudança não deve ser muito rude com relação aos ingredientes consumidos para elaborar a rotina de exercícios matutinos. Desta forma, recomenda-se uma dieta à base de carboidratos, evitando a gordura e um pouco de proteína. Recomenda-se o almoço normal e, a tade consumir um shake de frutas para fornecer força e resistência.

Alimentação pós-exercício

Os tempos posteriores ao exercício podem ser importantes para aqueles que praticam exercício de forma regular. Devemos considerar que a massa muscular tem processos de recuperação. Estes, naturalmente, ocorrem depois de iogurterealizar qualquer tipo de rotina.

Os tecidos musculares não se hipertrofiam apenas com as atividades, isso depende também dos processos de alimentação. Com base no exposto, conheça alimentos que são adequados para depois do treino:

  • Aveia
  • Barrinhas de granola
  • Iogurte
  • Bebidas energéticas
  • Frutas (banana, mamão, manga, entre outras).

Tanto carboidratos como proteínas são necessários, já que são nutrientes perdidos durante a realização do esforço físico. Os hidratos de carbono fornecem energia ao organismo, enquanto que os alimentos proteicos contribuem para a regeneração celular. Ao consumir estes alimentos, você deve aumentar o consumo regular de água, um ingrediente primordial para a realização do exercício físico, não importando em que momento ela seja ingerida. Recomenda-se beber água antes e depois das atividades. É fundamental inclusive, ao terminar o exercício.

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