Remedios

AMOXICILINA – PARA QUE SERVE, POSOLOGIA, EFEITOS COLATERAIS

tratamento-com-amoxicilinaA amoxicilina nada mais é do que antibiótico pertencente à família das penicilinas e frequentemente recomendado pelos médicos para tratamento de infecções não complicadas na garganta, vias respiratórias e também contra algumas bactérias. A amoxicilina somente é vendida com receita médica, sendo sua principal posologia a caixa de 500 mg, com administração de 01 comprimido duas vezes ao dia.

Para que serve amoxicilina? Ela é indicada para o tratamento de infecções bacterianas, a Amoxicilina é eficiente no combate de micro-organismos sensíveis à sua ação. Exemplo destes micro-organismos são:

  • Gram-Positivos Aeróbicos – (Streptococcus pneumoniae, Enterococcus faecalis, Streptococcus pyogenes, Streptococcus viridans, Staphylococcus aureos sensíveis à penicilina, Bacillus anthracis, Listeria monocytogenes.)
  • Gram-positivos Anaeróbicos – (Alguns tipos de Clostidrium)
  • Gram-Negativos Aeróbicos – aemophilus influenzae, Escherichia coli, Proteus mirabilis, espécies de Salmonella, espécies de Shigella, Bordetella pertussis, espécies de Brucella, Neisseria gonorrhoeae, Neisseria meningitidis, Pasteurella septica, Vibrio cholerae, Helicobacter pylori

Os efeitos da Amoxicilina não atinge os microrganismos Staphylococcus, uma vez que eles são resistentes e degradam os seus resultados.

AMOXICILINA SEM CLAVULANATO E AMOXICILINA COM CLAVULANATO

amoxicilina

Primeiramente você precisa saber que os antibióticos pertencentes à família da penicilina possuem um anel chamado beta-lactâmico, contudo alguns tipos de bactérias conseguem destruir esse anel com uma enzima chamada beta-lactamase, neutralizando os efeitos do medicamento.

Amoxicilina clauvulanato de Potassio para que serve? O clavulanato ou ácido clavulânico inibe a destruição do anel beta-lactâmico pelas bactérias, pois o clavulanato impede a beta-lactamase, resultando em um medicamento mais eficaz contra a maioria das bactérias. Essa característica da amoxicilina faz dela um medicamento recomendado para infecções graves por bactérias, tais como: sinusite aguda, infecções urinárias e outros tipos de inflamações.

 

PARA QUE SERVE

 

A amoxicilina é muito recomendada contra bactérias dos seguintes gêneros:

  • para-que-serve-amoxicilinaColi;
  • Salmonella;
  • Helicobacter;
  • Moraxella;
  • Enterococcus;
  • Shigellae;
  • Haemoplhilus;
  • Streptococcus;

 

A amoxicilina também pode ser indicada para tratamento de diversos problemas, como por exemplo: Gastrite por Helicobacter Pylori, Cistite, Faringites (exceto faringites de repetição), e até clamídia durante a gravidez.

Por outro lado, a amoxicilina com clavulanato normalmente é recomendada para tratamento da pneumonia, infecções de pele provocadas por mordida, celulite, pé diabético entre outras.

 

EFEITOS COLATERAIS

Tanto a amoxicilina com clavulanato quanto a amoxicilina sem clavulanato não apresentam grandes incidências de efeitos colaterais. Segundo informações da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aproximadamente 3% dos pacientes queixaram-se de alguns problemas provocado pelo uso desse medicamento, correspondendo a um índice muito baixo de relatos.

Entre os efeitos colaterais mais comuns, podemos destacar os seguintes:

  • Diarreia;
  • Urticária;
  • Candidíase Vaginal;
  • amoxicilina-para-criançasCólicas;
  • Náuseas.
  • Rash na pele;
  • Urticária;
  • Prurido

E como efeitos colaterais menos comuns, podemos citar:

  • Insônia;
  • Confusão Mental;
  • Agitação;
  • Ansiedade;
  • hepatite
  • candidíase
  • anemia
  • colite

Existe também a possibilidade do desenvolvimento de uma reação alérgica em pacientes com hipersensibilidade a alguma substância utilizada na composição do medicamento.

Assim como outros medicamentos, a Amoxicilina pode afetar o funcionamento intestinal e o seu uso constante pode fazer com que ela permaneça por maior tempo no sangue, inibindo o efeito dos anticoncepcionais de uso oral.

Medicamentos como o alopurinol tomados ao mesmo tempo que a Amoxicilina podem causar reações alérgicas na pele, assim o aconselhável é que você informe ao seu médico, todos os medicamentos que você está tomando, antes de iniciar o uso da Amoxicilina.

CONTRA INDICAÇÕES

composição-da-amoxicilinaAs duas versões da amoxicilina, sem clavulanato e com clavulanato, é contra indicada para pacientes com alergia a penicilina. Ainda, pessoas com problemas renais precisam ter suas doses ajustadas. Não há restrições quanto à ingestão do medicamento durante gravidez e durante a amamentação, pois grande parte do antibiótico é excretado pelo leite. A amoxicilina também não é contra indicada para bebês, porém são necessários alguns cuidados.

Pacientes que apresentam hipersensibilidade às penicilinas ou ao grupo antibiótico beta-lactâmicos não devem fazer uso da amoxicilina. Ainda, não é recomendado para pessoas com insuficiência renal fazer uso do medicamento sem antes passar por uma avaliação médica, pois existem relatos de convulsão em pacientes com a função renal comprometida. Portanto, caso você sofra com problemas renais, não utilize o medicamento sem orientações médicas.

Mesmo para pacientes com insuficiência renal, a amoxicilina poderá ser recomendada, no entanto é provável que as dosagens sejam alteradas de acordo com as especificidades e resistência de cada organismo.

Não é permitida a venda de antibióticos sem prescrição médica. O uso da Amoxcilina deve ser feito com orientação e acompanhamento de um profissional. A dosagem e o tempo que o paciente tomará o medicamente é também determinado pelo médico.

CRIANÇAS PODEM TOMAR?

As crianças podem fazer uso da amoxicilina, contudo é necessário consultar um médico, pois a dosagem deverá ser ajustada. Crianças de até 3 anos de idade podem ingerir 125 mg ou 2,5 ml a cada 8 horas, e as crianças com idade entre 3 e 12 anos podem fazer uso de 250 mg ou 5 ml do medicamento também a cada 8 horas, limitado a duas vezes por dia.

Caso o peso da criança supere 40 Kg, a amoxicilina poderá ser administrada na mesma dosagem recomendada para adultos.  Ainda, devido à facilidade de administração, é indicado o uso do pó oral para crianças. Confira na tabela abaixo como tomar o medicamento corretamente de acordo com as orientações pediátricas:

amoxicilina-posologia

Peso Idade Aproximada ml/dia ou mg/dia Quantidade/dia
13- 21 kg 6 anos 5,0 ml ou 200mg Duas vezes ao dia
22-40 kg 7 – 12 anos 10 ml ou 200 mg Duas vezes ao dia
2 kg 2 meses – 2 anos 0,3 ml ou 0,6 mg Duas vezes ao dia
3 kg 2 meses – 2 anos 0,5 ml ou 0,8 mg Duas vezes ao dia
4 kg 2 meses – 2 anos 0,6 ml ou 1,1 mg Duas vezes ao dia
5 kg 2 meses – 3 anos 0,8 ml ou 1,4 mg Duas vezes ao dia
6 kg 2 meses – 3 anos 0,9 ml ou 1,7 mg Duas vezes ao dia
7 kg 2 – 4 anos 1,4 ml ou 2,5 mg Duas vezes ao dia
8 kg 2- 4 anos 1,3 ml ou 2,3 mg Duas vezes ao dia

 

POSOLOGIA

amoxicilina-antibiótico

A amoxicilina é vendida em duas versões: comprimidos e xarope, podendo ser encontrada facilmente em qualquer rede de farmácia. O mais comum é que a amoxicilina sem clavulanato e a amoxicilina com clavulanato seja ingerida em doses de 500 mg a cada 8 horas ou 75 mg a cada 12 horas. O médico poderá alterar a posologia de acordo com as especificidades e resistência do organismo do paciente.

A forma de uso é a mesma no caso da utilização do pó oral, sendo recomendado o uso de amoxicilina 500 mg de oito em 8 horas. A dosagem de amoxicilina poderá ser ajustada para 25 mg por dia nos casos de infecções leves a moderadas. Por outro lado, nos casos de infeções mais sérias, como as infecções urinárias, sinusite ou otite, a dosagem recomendada é de 45 mg/dia do pó de suspensão oral.

Dependendo da gravidade do caso, a dosagem poderá aumentar, chegando a 1g a cada 8 horas. Qualquer valor acima dessa posologia poderá ser enquadrado como superdosagem. Geralmente o tratamento com amoxicilina tem duração de 7 a 14 dias, desde que não ocorra a interrupção do uso do medicamento ou não sejam feitas interações com outras substâncias inibidoras da eficácia da amoxicilina.

Não há restrição para administração da amoxicilina durante as refeições. Por fim, deve-se agitar bem a solução antes do uso.

como-tomarO uso padrão para adultos, crianças a partir dos 10 anos de idade e idosos com infecções brandas, é de 250mg 3 vezes ao dia. No caso das infecções mais graves, a dosagem dobra e estas pessoas deverão tomar 500 mg a cada vez.

A dosagem máxima de Amoxicilina que não será considerada superdosagem é 6g por dia. Esta quantidade deve ser dividida em duas vezes por pessoas com infecções respiratórias graves.

Amoxicilina para o tratamento de gonorreia é administrada em uma dosagem única de 3g.

A dosagem padrão de Amoxicilina para crianças até 10 anos de idade é de 125 mg três vezes ao dia em casos de infecções mais leves. A dasagem passa a 250 mg quando o paciente predispõe de infecções mais graves.

Adultos e crianças com mais de 40 kg que sofrem com insuficiencia renal devem tomar no máximo 500 mg duas vezes ao dia. Se a infecção for de grau muito elevado o paciente toma a mesma dosagem, porém uma só vez ao dia, considerando que a insuficiencia renal atrasa a eliminação do antibiótico do organismo. esta mesma dosagem é administrada por pacientes que recebem diálise peritoneal.

Os pacientes que se submetem á hemodiálise também tomam a mesma dosagem usada por pacientes com insuficiência renal grave, contudo como a amoxicilina pode ser eliminada durante o tratamento de hemodiálise, o paciente pode tomar uma dosagem adicional al final de cada diálise.

COMO FAZER O USO CORRETO DA AMOXICILINA

Após a prescrição médica, você deve ir atè um ponto de venda do medicamento.

  1. Antes de comprar, deve se certificar de que tudo está em ordem com o seu medicamento. Verifique a embalagem atentamente, lembrando que o selo da embalagem da Amoxicilina deve estar intacto.
  2. Se você vai tomar o antibiótico líquido, ele virá apenas o pó, que você completa com água após abrir. Antes de abrir e colocar a água, agite o pó. Depois coloque a água até a marca indicada no vidro e agite novamente.
  3. Utilizando o dosador, tome a quantidade indicada por seu médico, nos dias e horários corretos.
  4. Agite sempre antes de tomar.
  5. Em comprimidos, tome inteiros e sempre nos devidos horários e pelo tempo recomendado também.

tomar-amoxicilina

COMPOSIÇÃO

Veja abaixo a composição da amoxicilina 500 mg por cápsula:

  • Celulose Microcristalina;
  • Croscarmelose Sódica;
  • Dióxido de Silício;
  • Estearato de Magnésio;
  • Laurilsulfato de Sódio.

Tenha certeza que não possui nenhuma hipersensibilidade a qualquer uma das substâncias acima antes de iniciar o uso do medicamento.

orientação-médica

Todo medicamento deve ser tomado com orientação médica

PREÇO

A amoxicilina sem clavulanato e a amoxicilina com clavulanato geralmente não são medicamentos caros. Contudo o preço pode variar de acordo com a fórmula e o laboratório responsável por sua produção, sendo o laboratório Medley o principal fabricante do medicamento. A amoxicilina poderá ser facilmente encontrada em qualquer farmácia em embalagens de 15, 21 ou 30 comprimidos, e seu preço poderá variar de R$ 7,00 a R$ 78,00.

Já o pó oral poderá ser encontrado em embalagens de 125 mg (5ml), 250 mg (5ml) ou 500mg com preços semelhantes ao da amoxicilina em comprimidos.

Nunca faça uso da amoxicilina sem o prévio conhecimento das informações do medicamento ou recomendações médicas, pois isso poderá acarretar sérios problemas à sua saúde. Ao perceber qualquer sintoma em seu corpo, procure imediatamente ajuda médica.

Por fim, após comprar o medicamento lembre-se de armazená-lo em temperatura ambiente (entre 15°C a 30°C), em local seco e fora do alcance das crianças.

Restou alguma dúvida? Caso tenha alguma dúvida, leia a bula oficial do medicamento e, se ainda não têm certeza quanto ao uso da amoxicilina, consulte um médico ou peça a opinião de um farmacêutico.

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ESTE MEDICAMENTO

Amoxicilina serve pra quê? A amoxicilina é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções bacterianas. Medicamento de uso oral, vendido sob prescrição médica. Um tipo de penicilina, a Amoxicilina não é recomendada a pessoas com hipersensibilidade aos componentes de sua fórmula.

dor-de-denteAmoxicilina serve para dor de dente – Sim, lembrando que neste caso, o medicamento é apenas um coadjuvante e somente deve ser tomado se o seu dentista recomendar. Normalmente se toma a Amoxicilina para dor de dente quando se está passando por algum procesimento cirúrgico, canal ou extração dentária. Se você não se encaixa nestes quadros, a dor deve ser analisada pelo dentista para verificar a causa da dor ou da infecção.

Amocicilina serve para dor infecção de urina – Sim se é infecção, um dos medicamentos mais recomendados é a Amoxicilina.

Amoxicilina serve para dor de garanta? Se a dor de garganta é persistente e já dura mais de 4 dias, é sinal de infecção, onde se faz necessário o uso de um antibiótico. É onde entra a Amoxicilina. Antes deste tempo, antiinflamatórios e analgésicos podem ser a solução.

Amoxicilina para sinusite? sinusite é tratado com o uso de antibióticos, quando a origem da doença é bacteriana. Em casos mais graves e intensos de sinusite, o tratamento é feito com a Amoxicilina com clauvulanato.

Recomensações:

  • O automedicamento é perigoso e pode causar danos à sua saúde;
  • Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de um médico;
  • Certifique-se de comprar os remédios originais em farmácias seguras;
  • Ao apresentar quaisquer reações, informe o seu médico;
  • Respeite os horários e tempo determinado para o seu tratamento.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.