Doenças

Atenção! É época de se cuidar contra a Dengue

dengueAcredita-se que o mosquito Aesdes aegypti chegou ao brasil pelos navios negreiros no período colonial junto com os escravos, uma vez que as primeiras aparições do mosquito se deram no continente africano. No brasil o Aesdes aegypti foi erradicado na década de 1950, entretanto nas décadas de 60 e 70 ele voltou a colonizar esse país, vindo dos países vizinhos que não haviam conseguindo promover a sua total erradicação.

Características do Mosquito

mosquito-transmissorEsses mosquitos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical, com a presença de calor e chuva. Eles não conseguem viver em regiões muito frias, possuem média de 0,5 cm de comprimento, cor preta com manchas/riscos brancos no dorso, pernas e cabeça.

Para proliferação da lavra, o mosquito deposita seus ovos em locais com água parada, limpa ou pouco poluída, por isso, é importante não deixar objetos com agua parada dento de casa ou quintal, sem este ambiente favorável o Aesdes aegypti não conseguirá produzir.

Como acontece a transmissão da Doença?

No momento que está retirando o sangue, a fêmea do mosquito, contaminada, transmite o vírus da dengue para o ser humano, liberando uma substancia anestésica, fazendo com que não haja dor na picada, as fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou final da tarde, picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas, isto ocorre porque o mosquito da dengue costuma voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

O vírus da dengue

Sintomas-da-dengueA dengue é uma doença febril causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo e transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em deposito de água parada e acumulada nos quintais e dentro de casas. Existem 4 tipos de vírus, os sorotipos 1, 2, 3 e 4, todos podem causar as diferentes formas das doenças.

Concluindo…

A Dengue é uma doença potencialmente grave, porque pode evoluir para a dengue hemorrágica a síndrome do acabar-com-o-mosquitochoque da dengue, caraterizadas por sangramento e queda de pressão arterial. Forma raríssima o que eleva o risco de morte, existe ainda, a dengue clássica, forma benigna, similar a gripe;

É época de se cuidar contra a Dengue

Esta é a época do ano, em que devemos redobrar os cuidados para evitar a Dengue. Isso porque o verão é uma época muito propícia à reprodução por causa da concentração de chuvas e sol, é a estação do ano em os mosquitos encontram as condições ideias para se multiplicarem mais rápido, aumentando o risco de proliferação. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, eliminando os criadouros nas casa, trabalhos e áreas públicas, impedindo a reprodução do mosquito

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.