Sintomas

Azia na Gravidez – Entenda!

São vários os sintomas de gravidez, pelos quais uma mulher passar durante todo o período da gestação. O corpo tem que habituar a novas formas, e se preparar para acolher e a criança que está em formação. Além das modificações, a mulher passa também pelas alterações hormonais.

AziaA azia é um exemplo comum dos sintomas que sentem uma gestante. Conhecida popularmente como queimação no estômago, ela causa bastante incômodo, e na maioria das vezes, a mulher não sabe como deve proceder.

Sentir a azia, é como sentir uma ardência que acontece como se estivesse saindo do estômago e chegando até a boca. Você quer saber mais? Então essa matéria é para você, futura mamãe, passar por esse período com mais tranquilidade e menos incômodos. Entenda a partir de agora um pouco mais sobre a azia, suas causas e como evitá-la.

Possíveis causas da Azia durante a gravidez

como-acontece-a-aziaO ácido gástrico, que é responsável pela digestão alimentar, em alguns momentos segue do estômago para o esofago, dando a impressão de que irá sair pela boca. A esse acontecimento, damos o nome de refluxo, que causa a azia.

Temos em nosso sistema digestivo, uma vávula conhecida como esfincter, essa é a válvula responsável por se abrir para que passe o alimento, e se fechar logo em seguida, retendo o alimento junto ao suco gástrico, para iniciar o processo de digestão. Uma vez que essa válvula, não esteja funcionando corretamente, o suco gástrico passa, provocando a azia.

Duarante a gravidez, a azia pode acontecer pelo motivo citado acima, mas outros fatores também contribuem para que esse sintoma seja mais constante na gestante. São eles:

  • Com o desenvolvimento da criança, os órgãos vão se apertando e o espaço vai se tornando cada dia mais reduzido.
  • Devido ao menor espaço, a digestão fica mais lenta, e o estômago precisa de mais tempo para esvaziar. Essa demora, faz com entre mais alimentos e o suco gástrico comece a sair.
  • As alterações hormonais também influenciam no relaxamento da válvula esfincter e os músculos do útero, contudo, a válvula trabalhará com menor precisão, a partir de então.

O início da azia na gestação

desenvolvimento-do-fetoJá nos primeiros meses de gravidez, a mulher pode sentir a azia, alías, ela pode ser um dos primeiros sintomas oficiais da gravidez. Devido à mudanças rápidas hormonais pelo corpo está passando, pode acontecer.

Para uma outra parte de mulheres que não sofreram com a azia no principio, a azia pode acontecer a partir do quarto mês. Isso porque o desenvolvimento do feto, já está evoluído, e daí pra frente a tendencia é ir diminuindo o espaço interno abdominal ainda mais.

Com o passar dos meses, menos espaço tem a mulher em seu copo, e mais espaço, necessita a criança. Esse fator, faz com que os órgãos se espremam e as maiores chances de ter azia, se tornam ainda maiores. A cada vez que o estomago vai perdendo espaço, mais tempo levar para esvaziar-se. Após o nascimento, a Azia não será mais sentida, por este motivo, contudo, se a mulher sentir azia com frequência já não estando grávida, deve ela, procurar saber as causas.

A azia coloca a gestação em risco?

como-evitar-azia-na-gravidezPara alívio das futuras mães, a azia não coloca em risco a gestação, ela é apenas um sintoma comum durante a gravidez que acontece, por causa das mudanças hormonais e por causa do crescimento do bebê.

Em caso de outras dores e sintomas, que não estejam relacionadas a isto, o médico obstetra deve ser informado para analisar o que pode estar havendo.

É importante manter uma alimentação balanceada e saudável durante toda a gravidez. Isso não vai eliminar completamente os sintomas de azia, mas pode ajudar a diminuí-los, ou torná-los menos intensos.

Como amenizar a azia durante a gestação?

Sabemos que não é nada confortável, a sensação de queimação que a azia provoca, contudo algumas medidas, podem torná-las menos comuns:

  • alimentos-que causam-asiaDevido à diminuição do espaço, coma em porções menores
  • Alimente-se a cada três horas;
  • Mastigue muito bem, ou opte por alimentos macios e de fácil digestão
  • Evite líquidos durante as refeições
  • Beba bastante água durante o dia
  • Evite alimentos pesados e gordurosos
  • Não fume
  • Não faça o uso de bebidas alcoólicas
  • Evite frutas cítricas
  • Não vá para a cama, logo após se alimentar.

Causas de azia fora da gestação

Sentir azia, é um dos sintomas durante a gravidez, mas não estando passando por este período, ela também pode acontecer, como resultado de problemas gástricos, digestivos como úlceras e gastrite.

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.