Beleza Remedios Para Vitaminas
Benefícios do Manjericão – Como plantar e consumir
Conhecido popularmente como Manjericão, esta planta medicinal enriquece a nossa culinária e pode ser conhecida por vários outros nomes como Erva-rea, Alfavaca, Basilicão, dentre outros… Remédio natural para dor de garganta, tosse e até aftas, o seu marcante sabor, dificilmente não é apreciado.
Ocimum basilicum é o nome científico do manjericão, que pode ser encontrado com facilidade em feiras, mercados, supermercados e em nossas hortas, é claro. A planta pode alcançar até 1 metro de altura compostas por largas folhas e pequenas flores lilás, brancas ou vermelhas (variando com o tipo da planta) que além do sabor possuem um aroma ímpar. As características da planta a fazem ser reconhecida e muito utilizada na culinária mundial, ganhando um tom especial na culinária italiana.
Benefícios do Manjericão
Além do sabor, o manjericão também oferece benefícios a nossa saúde. Vejam a lista de problemas que ele pode ajudar a melhorar:
Aftas;
- Cólicas;
- Ansiedade;
- Gases;
- Verrugas
- Dores de cabeça;
- Náuseas;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Insônia;
- Rouquidão;
- Falta de Apetite;
- Amigdalite;
- Tratamento de feridas;
- Picada de insetos;
- Problemas estomacais;
Essa plantinha é rica em propriedades que não imaginamos. Ação vermífuga, digestiva, adstringente, cicatrizante e um grande poder anti-inflamatório. No tratamento de gripes e resfriados, o xarope caseiro de manjericão é muito utilizado e sobretudo muito eficiente.
Como consumir?
Praticidade é a palavra certa quando o assunto é o consumo do manjericão. Ele pode ser consumido, cru, em saladas, temperos, chás e como mandar a sua imaginação. Se utiliza as folhas e o caule sem nenhum problema e por esta razão, há tantos pratos, que incluem esta erva em molhos, omeletes, recheios e até em doces e bebidas em alguns países. Na culinária, a erva manjericão é uma ótima combinação para carnes, tomate, alho, azeite e queijo e dá um sabor especial em massas como pizzas e macarrão.
Aprenda a fazer um molho pesto de manjericão:
Ingredientes:
1 maço de manjericão;
- 1 colher de azeite;
- Sal e pimenta a gosto;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres (sopa) de água quente;
- Suco de meio limão;
- 50 g de queijo parmesão
- 50 g de amêndoas, castanhas, ou nozes
Bata todos os ingredientes no liquidificador e já está pronto o seu molho.
Para fazer o chá de manjericão, a dica é 10 folhinhas da planta para uma xícara de água fervente. Você deixa repousar por 5 minutos e toma na temperatura que mais te agrade.
Existem contraindicações?
O uso do manjericão deve ser ponderado por grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos, além de pessoas com alergia à planta.
Como plantar e cultivar?
Solo fértil, sem acúmulo de água e bastante sol é a preferência desta planta. Você não precisar molhar todos os dias, basta planta-lo em vaso ou em horta bem adubada. A melhor época para a planta é a época de calor. A planta não é resistente à muitas colheitas, assim sendo, ela requer novos plantios mais frequentes.
Seja o primeiro a comentar!