Suplementos

Cálcio na gravidez – É preciso suplementar? Como?

Alimentação-com-cálcioA quantidade de Cálcio é uma das maiores preocupações para os médicos, durante a gestação. Isto porque ele é o mineral mais importante para o desenvolvimento do bebê, incluso, a formação óssea, a formação dos nervos, músculos e também do coração. A suplementação do Cálcio é importante para evitar problemas como o enfraquecimento e a perda dos dentes.

O cálcio na gravidez deve ser acompanhado e suplementado, assim como outras vitaminas e outros nutrientes. Além disso, a futura mãe deve fazer o uso de uma dieta equilibrada e atividades dentro das proporções indicadas, em prol da sua saúde e de uma gestação saudável.

Perigos da falta de Cálcio na gravidez

Para uma gestação saudável e uma boa formação, o corpo da mulher, durante a gravidez, se programa para passar ao bebê em formação, todos os nutriente necessários através do cordão umbilical. Neste período é muito importante que a suplementação seja adequada e suficiente para suprir às necessidades de Cálcio da mãe e do bebê.

Durante todo o pré natal, é monitorado o valor deste nutriente, isso justifica os inúmeros hemogramas que são solicitados.

Confira alguns riscos que a deficiência de Cálcio proporciona ao organismo:

  • deficiencia-de-calcioPerda de dentes;
  • Má formação;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Má formação do coração;
  • Osteoporose na mãe;
  • Hipertensão na mãe
  • Consequente da hipertensão, o risco de eclampse
  • Nascimento prematuro.
  • Falta de memória
  • Desânimo

Como são inúmeros os benefícios do Cálcio para o organismo, durante a gestação, ele se faz ainda mais necessário e este é o motivo pelo qual, o mercado disponibiliza a suplementação do mineral em inúmeras versões. Mas atenção, a suplementação natural através da alimentação, ainda é a mais indicada.

Suplementação com Cálcio

benefícios-do-cálcioComo dito, a suplementação acontece através da alimentação diária, com alimentos diversos como leite e seus derivados, mas além deste método, que é sem nenhuma dúvida, o mais saudável, há suplementações de Cálcio puro e rico em uma vitamina que auxilia no processo de absorção de Cálcio do organismo.

Há também suplementações completas com as demais vitaminas e minerais que o organismo necessita. São por exemplo: Manganês, Magnésio e Boro. Isso é o que garante uma formação perfeita e uma gravidez saudável.

Normalmente sem contraindicações, os suplementos vitamínicos, inclusive, o suplemento de Cálcio, deve ser evitado por pessoas com hipersensibilidade, que sofram com a insuficiência renal, hiperparatireoidismo e que já tenham excesso de Cálcio no sangue. Não havendo nenhuma dessas restrições, a suplementação de Cácio é liberada e sem contraindicações, inclusive para grávidas. Comumente não apresentam efeito colateral.

A quantidade de Cálcio necessária para uma mulher grávida

gestação-saudávelA quantidade Cálcio adequada para uma mulher grávida, acima dos 18 anos, é de 1 grama diariamente. Essa quantidade pode ser um pouco menor, se ela tiver idade abaixo de 18.

Segundo a opinião dos médicos, a suplementação com o cálcio, deve ser mantida até que a pessoa alcance a quantidade necessária ao organismo, e deve manter a alimentação saudável para que os níveis não caiam novamente.

Após o nascimento devem ser mantidos os teores de Cálcio da alimentação para garantir uma vida saudável. Crianças e mamãe com os níveis corretos de Cálcio têm menor chance de desenvolverem a osteoporose ao longo de suas vidas.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.