Doenças

Candidíase no homem – Tudo o que você precisa fazer!

Causada pelo fungo Cândida Albicans, a candidíase acontece com maior frequência em mulheres que em homens. Conhecida por ser uma doença que provoca irritações e inflamações dos órgãos genitais, no homem todo o órgão reprodutor, pode sentir os sintomas da cândida.

candidiase-masculinaA candidíase não é uma doença exclusivamente transmitida durante o ato sexual, ela pode acontecer em pessoas de qualquer idade, por motivos como a falta de higienização correta das partes íntimas.

A candidíase no homem assim como na mulher, pode afetar não apenas os órgãos genitais, mas também partes do corpo como boca, unhas, garganta. Nos casos mais extremos e sérios, a candidíase pode entrar na corrente sanguínea e atingir o coração e outros órgãos internos.

O que causa a Candidíase?

Alguns fatores contribuem para o desenvolvimento da doença, ainda que ela aconteça devido ao desenvolvimento do tamanho da Cândida Albicans. Em nosso corpo, esse é um fungo que existe em pequena quantidade, mas que se desenvolve, ganhando tamanho em algumas situações. Conheça os principais fatores que aceleram o crescimento do fungo, refletindo em sintomas da candidíase:sexo-seguro-prevenção

  • A baixa do sistema imunológico
  • A relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada
  • O uso de drogas
  • A má higienização dos órgãos genitais
  • O uso de antibióticos e antidepressivos com frequência.

Sintomas desagradáveis da Cândida

Quem já passou por um período de candidíase, sabe que os seus sintomas não são nada agradáveis. Embora menos comum nos homens, eles também podem sofrer com as irritações que a cândida provoca. Havendo lesões, o desconforto no homem é ainda maior, principalmente durante a relação sexual.

A coceira e a ardência são intensas podendo afetar o seu desempenho na hora do sexo. Não é recomendável essas relações, quando estiver passando pelos sintomas, para evitar o contágio da sua parceira.

Veja abaixo os sintomas que sofre um homem com infecções no pênis, resultante do desenvolvimento do fungo Cândida Albicans:

  • candidiase-no-homemCoceira intensa
  • Vermelhidão e placas esbranquiçadas na glande;
  • Ardência
  • Inchaço
  • Dor ao urinar
  • Descamação da pele
  • Bolhas
  • Lesões e irritação da pele
  • Secreção semelhante ao sêmen

Ao apresentar os sinais da candidíase, você deve informar ao seu médico urologista, que o ajudará a investigar a causa da doença, bem como o tratamento da mesma. No início, os sintomas podem ser sutis, podendo passar despercebidos pelo portador.

Levando em consideração que os sintomas da cândida podem se manifestar em outras áreas do corpo, fique sempre atento a sinais anormais que você vier a perceber.

Como é feito o diagnóstico?

Ao fazer a consulta, o urologista irá fazer uma análise clínica do pênis, seguida de pedidos de exames laboratoriais de sangue. Além disso, ele irá coletar amostra das lesões para fazer a análise e confirmar ou não a presença do fungo da cândida.

Após a comprovação, o próximo passo será prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

Tratando a candidíase masculina

dieta-saudávelComprimidos e pomadas são alguns dos antifúngicos usados no tratamento da candidíase masculina. Além de manter a região limpa e seca, o homem deve evitar relações sexuais durante o tratamento e priorizar uma alimentação rica em vitaminas que fortaleçam o sistema imune do seu corpo. Evitar o consumo de açúcares e alimentos gordurosos e tomar muita água.

Parece simples o tratamento, mas deve-se fazer corretamente o uso dos medicamentos para evitar a reincidência da doença.

Manter o sistema imunológico fortalecido através de uma dieta saudável, caprichar na higienização peniana, fazer sexo seguro e protegido e nunca ficar por muito tempo com peças íntimas molhadas, são cuidados que te ajudarão a não ter candidíase novamente.

Medicamentos mais utilizados:

medicamento-para-candidiaseDiferente do herpes, a candidíase é uma doença curável, mas que pode aparecer novamente. O tratamento para a cura da cândida deve ser feito de maneira correta, conforme prescrita. Os medicamentos mais utilizados no tratamento são:

  • Clotrimazol
  • Fluconazol
  • Miconazol
  • Aciclovir

Normalmente eles são utilizados por um período que varia de 7 a 10 dias, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Tratamento natural para a candidíase no homem

Tudo o que você precisa fazer para curar a candidíase masculina em casa, está na receita que vou deixar para você. Contudo você deve lembrar da importância de relatar o problema ao médico, afim de solucionar de maneira correta, eliminando as chances de você sofrer novamente os sintomas incômodos da cândida.

Existe uma folha que se chama uva-ursina, que pode ser encontrada em lojas de medicamentos naturais, ou em farmácias homeopáticas. O seu chá é conhecido como um remédio natural, eficiente para o tratamento de candidíase no homem. O seu uso ajuda a evitar a reprodução do fungo.

Como fazer? Muito simples!

tratamento-caseiro-para-candidiase-masculinaEm uma xícara de com água fervente, coloque duas colheres (chá) de folhas de uva-ursina. Deixe fazer a infusão por alguns minutos e tome.

Faça isso 3 vezes ao dia para garantir a melhor resistência do corpo, contribuindo também para o fortalecimento do sistema imunológico.

Dicas importantes:

  • Mantenha sempre uma alimentação saudável, garantido fortalecer as barreiras de defesa do corpo.
  • Faça sexo seguro. O uso de preservativos é essencial para prevenção de doenças. No caso da candidíase, que é transmissível também através sexo, evite o mesmo durante o período do tratamento, mas caso a relação aconteça, não se descuide!
  • Lavar bem os alimentos antes de consumir, frutas e legumes por exemplo.
  • Manter as mãos sempre limpas. Ao entrar no banheiro, lave bem as mãos antes de tocar em suas partes íntimas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.