Doenças

CANDIDÍASE – Tratamentos caseiros para você se livrar dela!

candidiaseA candidíase como sabemos, é uma doença muito comum que provoca inúmeros desconfortos e pode acontecer em pessoas de ambos os sexos. Seus sintomas podem reflerir em várias partes do corpo, mas o mais comum é que apareçam em órgãos genitais: vagina, pênis e em seus arredores.

Quando reflete em outros locais, ela aparece na pele,  nas unhas e até na boca.

A candidíase é mais comum nas mulheres, isso devido à umidade e calor da região íntima, que está mais propícia a infecção de fungos, em especial o fungo cândida.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas da candidíase  podem variar de acordo com a parte do corpo afetada. Por exemplo:

  • causas-da-candidiaseNa boca – Os sintomas indolores, porém havendo mudança de cor, passando a ficar em um tom avermelhado. O aparecimento de manchas ou placas na língua, bochecha ou garganta, embora sem dor, podem ser incômodos e causarem o mau hálito.
  • Nos órgãos genitais, os sintomas da candidíase são parecidos. Esses órgãos são afetados e apresentam os sintomas de vermelhidão e dores. Na vagina, existe a possibilidade do aparecimento de uma secreção branca de consistência espessa.

A candidíase é uma doença sexualmente transmissível (DST), mas  o sexo não é a única forma de transmissão da doença. O contato direto pessoas infectadas e com a mucosa da boca infectada é suficiente para transmitir a doença.

É comum que a candidíase seja provocada por um descontrole da flora vaginal, pela baixa imunológica, pelo uso de roupas íntimas úmidas e até mesmo a má higiene.

Dentre as causas, podemos dizer que, os sintomas da candidíase também podem aparecer após o uso de antibióticos porque este tipo de medicamento acaba afetando a reprodução de bactérias benéficas à saúde.

 

Como cuidar e tratar a candidíase?

higiene-íntima-precaução

Diversos remédios são utilizados para o tratamento da candidíase. Pomadas e remédios que são ministrados via oral, ou para uso externo. Alguns dos medicamentos somente são comprados diante da apresentação de uma receita médica. Não é o caso das pomadas, mas o recomendável, é que você não faça o uso sem antes consultar o seu médico.

As pomadas e cremes vaginais, geralmente são acompanhados por aplicadores descartáveis para inserir o produto no órgão genital feminino.

Quando não tratada de forma correta, a candidíase pode ocasionar sérias complicações. Ao contrário, fazendo o tratamento adequadamente, o quadro da candidíase não é duradouro, e normalmente ela desaparece em apenas alguns dias após o início das medicações e procedimentos.

 

Remédios para tratar a Cândida

tratamento-para-candidíase

Os principais remédios para o tratamento da candidíase que não requerem prescrição médica, porém como já dito, são os medicamentos tópicos mais famosos, ou seja, as principais pomadas, quee podem ser facilmente encontrados em qualquer rede de farmácia:

  • Miconazol;
  • Cetoconazol;
  • Clotrimazol;
  • Nistatina;
  • Aciclovir

Os remédios utópicos também são recomendados para o tratamento da candidíase. Durante a gravidez, o creme vaginal é um desses medicamentos indicados para tratar a doença.

O corrimento na vagina pode ser sanado com higienização adequada da região afetada, utilizando apenas água morna.

 

O que fazer durante os quadros de Candidíase

Apesar de os medicamentos para a candidíase serem importantes para o tratamento da doença, algumas questões são também importantes e devem ser consideradas. E para alcançar melhores, mais rápidos resultados, durante o tratamento, algumas instruções devem ser seguidas:

  • medicamento-para-candidiaseO uso de preservativos – O ideal é evitar as relações sexuais durante o quadro de candidíase, contudo, se acontecer, faça sexo seguro e protegido, lembrando que o sexo pode causar desconforto na hora do ato e ainda pode infectar o seu parceiro ou parceira;
  • Manter o tratamento pelo tempo indicado pelo médico, ou seja, não interropê-lo. Parar o tratamento pela metade aumenta a chance de reincidência da doença;
  • Evite o uso de roupas úmidas ou molhadas, principalmente peças íntimas e biquínis, pois isso favorece a proliferação dos fungos.
  • Hábitos alimentares incorretos, ou seja, a dieta inadequada pode contribuir para o desenvolvimento da candidíase. Para se prevenir, é recomendável uma dieta mais saudável, rica em alimentos como maçã, iogurtes, alho, verduras e legumes em geral. Suplementos alimentares multivitamínicos e o ômega 3 também podem ajudar o tratamento contra candidíase;
  • A higienização adequada das partes íntimas, previne ou combate da doença causada por infecções. Durante o tratamento, a higienização da área afetada dever ser redobrada, caso contrário, pode acontecer o agravamento do quadro ou até o retorno da doença.

Recomendações para o tratamento caseiro

Recomendações para  o tratamento caseiro da doença chamada candidíase:

  • tratamento-caseiro-para-candidiase-masculinaA aplicação de vinagre,
  • Cremes de alho,
  • Iogurte
  • Limão na área afetada.

 

A recomendação mais indicada, contudo, é procurar um especialista para diagnosticar a doença e prescrever um tratamento para inibir a proliferação dos fungos externinando a doença.

Por fim, os efeitos colaterais dos medicamentos podem variar de paciente para paciente, porém não são comuns. Caso apareçam após a aplicação tópica da medicação, suspenda o uso e procure um médico.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.