Dicas de Beleza

Capoeira! Conheça os vários benefícios dessa arte marcial!

capoeira-origemFala da capoeira é também falar um pouco de história. Esse que é um esporte originado nos países africanos, chegou em terras brasileiras quando o pais ainda fazia parte da colônia portuguesa. Em tempos de escravidão assídua, os escravos angolanos costumavam fazer danças e músicas, estas bastante artesanais.

Com a chegada desses escravos ao Brasil, onde era comum a violência praticada pelos portugueses, embora proibido quaisquer tipos de lutas, eles denominaram a capoeira como uma dança, isso seria uma forma de ocultar a arte marcial que estava por traz com o objetivo de própria defesa.

Hoje a capoeira é um esporte que representa bem a força e a luta escrava de anos atrás, sendo caracterizada como esporte e cultura. Essa arte, portanto, não se contém ser apenas parte da nossa história, ela, porém, começa a fazer parte de nossas vidas, uma vez que essa arte marcial pode nos proporcionar alguns benefícios bem interessantes.

Benefícios da capoeira

Neste post, você vai saber um pouco mais sobre a capoeira e seus benefícios, além disso você entender porque:

  • beneficios-da-capoeiraQualquer pessoa pode praticar
  • Ela alivia o estresse
  • Trabalha todas as partes e define o corpo
  • Melhora a flexibilidade
  • Aumenta a autoconfiança
  • É uma arte de autodefesa
  • Melhora os comportamentos sociais
  • Ajuda a diminuir a timidez

Tudo sobre capoeira

Esse considerado esporte, tem se tornado, recomendável em nossa vida. Visando que todas as atividades físicas são sempre muito bem-vindas, com a capoeira não é diferente. Esta arte marcial, proporciona bens ao nosso dia-a-dia, bens como o alívio dos estresses diários das rotinas corridas que levamos nos dias atuais.

Qualquer pessoa pode praticar?

capoeira-arte-marcialSim. Jogar capoeira é um esporte que não limita o participante por idade. Desde criança a idosos, este é um esporte praticado por atletas também. Excelente para quem quer sair do sedentarismo, a capoeira se encaixa como uma forma de atividade física muito boa. No caso de idosos, os exercícios são trabalhados de forma a evitar contusões e fraturas.

Todas as atividades físicas têm o incrível poder de aliviar nossa mente, retirando o estresse com o qual temos convivido nos tempos atuais. A atividade feita como forma de descontração a noite, ou mesmo como forma de defesa dos anos passados, hoje é um ótimo método para aliviar as tensões pelas quais passamos durante um dia inteiro.

A capoeira trabalha todas as partes do corpo

atividade-fisica-completaIsso mesmo! A capoeira é um exercício completo para quem quer ter corpo definido. Devido às várias posições que o indivíduo pratica durante a atividade, ele trabalha todas as partes do corpo. Em apenas algumas horas de atividades, você se move da cabeça aos pés, o que é do ponto de vista físico ideal para colocar o corpo em movimento.

Por ser a capoeira, uma atividade funcional, ela trabalha também a musculatura do corpo, fazendo com que fiquem distantes a probabilidade de flacidez da pele. São favorecidas ainda os sistemas cardiovascular e respiratório. A definições que muitas pessoas buscam através da musculação, com o levantamento de peso, na capoeira acontecem de forma natural, onde o peso que se levanta, é o peso do próprio corpo.

A flexibilidade e a coordenação

capoeira-define-o-corpoFazer a dança de acordo com a música, é um estímulo para o controle da coordenação do corpo, essa é também uma forma de trabalhar a concentração e atenção com primazia. Como quaisquer das atividades que conhecemos, o início vai parecer difícil e exigir bastante foco e força de vontade para seguir em frente. A dificuldade maior para os iniciantes de capoeira, é manter o equilíbrio e trabalhar a flexibilidade do corpo, principalmente se o iniciante, for uma pessoa antes sedentária. Com a prática, o corpo se acostuma e as coisas vão se tornando mais fáceis.

A velocidade, é outro fator que o corpo vai adquirir aos poucos, durante as atividades. Fazer a assimilação rápida dos movimentos, reagir com agilidade aos ataques do adversário, é algo que vai fluir com a prática nada mais. É quesito da capoeira, adquirir agilidade, e isso se torna melhor a cada aula.

Autoconfiança e defesa – Missão Capoeira

A capoeira tem como missão ser um esporte que reúne em si, três importantes critérios: luta, dança e música. Para se tornar um profissional de qualidade em capoeira, você precisa dominar essas três condições ao mesmo tempo. Uma vez que o aluno conseguiu chegar ao patamar de controle, ele já se sente autoconfiante para colocar em prática o controle do próprio corpo.

Ao contrário das diversas lutas que visam a agressividade, a capoeira é um esporte educativo. Esta arte marcial ensina aos seus praticantes que a violência não compensa, nesse esporte se aprende a pensar antes de agir ainda que em legítima defesa.

Capoeira e convivência social

convivio-socialSabemos que a música tem um poder incrível de ajuda a acabar com a timidez, a capoeira trabalha a música conjugada com a dança, ritmos e tempos. Tudo que é feito é feito diante de todo o grupo, lá se aprende que errar é para todos e consertar os erros também. Uma vez mais seguro de si, o indivíduo não mais terá problemas para aparecer em público, expressar suas opiniões. A capoeira te prepara para receber e fazer críticas.

Esse é um completo esporte, que te ajuda física e mentalmente. Vamos começar?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.