Doenças Remedios Remedios Para
Carqueja – Para que serve, benefícios e contraindicações
A carqueja é uma planta medicinal com inúmeros benefícios à saúde. Conhecida cientificamente por Baccharis trimaraé, esta planta é conhecida popularmente por vários nomes como vassoura, carque, carcália amarga, bacanta e cacália amarga.
Encontrada com facilidade em todo o país, a carqueja é erroneamente confundida com erva daninha e se propaga em beiras de rios e estradas, em terras úmidas e secas. Em alguns estados do sul brasileiro, ela é usada inclusive no chimarrão, para oferecer além das propriedades medicinais, um delicioso aroma, à tradicional bebida da região.
Em todos os países da América do Sul, se pode encontrar a planta com a mesma facilidade.
Mas afinal, para que serve a carqueja?
Como se sabe, a descoberta das plantas medicinais aconteceu através da necessidade de curar-se com o que se tinha, e a busca sábia de nossos antecedentes, resultou em descoberta de remédios naturais poderosos. Com a carqueja não foi diferente e ela é muito utilizada como tratamento para problemas do aparelho digestivo, agindo como depurativo e diurético.
Devido à suas ricas propriedades de flavonoides, resinas e saponinas, a carqueja é um excelente remédio no combate à inflamações articulares, sendo eficiente no tratamento e prevenção de gota.
Há tipos diferentes da planta, que pode ser encontrada em todo o Brasil, principalmente na Amazônia. Além dos problemas já mencionados, esta é uma planta que é também eficiente no combate aos microorganismos responsáveis por causar a doença de chagas e ainda possui função antibacteriana, hepatoprotetora, antiulcerosa e saudável.
Seus benefícios
Conheça mais alguns benefícios da carqueja à saúde:
Previne pedra nos rins e em caso de já existir, ajuda a aliviar os sintomas destes cálculos;
- Alivia os sintomas, principalmente as dores causadas por cálculos biliares;
- Trata a gastrite;
- Funcional no sistema digestivo;
- Trata infecções urinárias;
- Melhora o apetite;
- Ajuda na desintoxicação do fígado;
- Combate à anemia;
- Previne gripes, resfriados e doenças respiratórias, inclusive a asma;
- Auxilia na perda de peso;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Ajuda no controle do colesterol
- Para o homem, beneficia e previne problemas com a impotência
Como utilizar a Carqueja
Pode se encontrar a carqueja em cápsulas, contudo, como a planta pode ser facilmente encontrada, o melhor e mais prático meio de consumo é através de chás. Há quem a use como condimento. Há países que têm pratos específicos à base de carnes, onde se usa a planta para temperá-las, principalmente quando se trata de carnes mais rústicas de caça.
Quando consumida em cápsulas, se recomenda de 1 até 3 cápsulas diariamente. Quando em chá, recomenda-se o consumo após as refeições.
A medida básica para fazer o chá de carqueja é de 1 litro de água para cada 25 gramas da carqueja. Você deve deixar ferver e após isto, tampar e deixar por 10 minutos. Após isto, é só consumir, como indicado.
Efeitos Colaterais
Se tratando de um produto natural, as chances são mínimas de você sofrer algum efeito colateral, contudo, não se pode descartar a possibilidade de:
- Baixa da imunidade;
- Dor de cabeça;
- Hipotensão;
- Ansiedade;
- Hipoglicemia;
- Diarreia;
- Inquietação
Para especialistas, o uso medicinal da carqueja não deve ser prolongado, pode-se usar durante um período, mas não fazer o uso direto. Segundo eles, o máximo que se pode fazer de tratamento é de três meses.
Contraindicações:
Em caso de gravidez e lactação, não é recomendado o uso. Também não devem fazer o uso sem antes consultar um especialista, pessoas que fazem o uso de medicamentos contínuos, com hipertensão e diabéticos.
Onde encontrar carqueja
Bom, como dito, encontrar a planta não é difícil, em todos os países da América do Sul se encontra, entre pedras, beiras de estradas e de rios. Quando no formato de cápsulas, em farmácias homeopáticas, de manipulação e até em casas de produtos naturais.
Seja o primeiro a comentar!