Dor de

Cirurgia para Hérnia de Disco – É perigosa? Recomendações e valores

A dor de coluna é um dos problemas que é mais comuns em todo o mundo, ele acontece por várias razões, dentre elas, a hérnia de disco. Em grande parte dos casos, o paciente deve fazer o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, as vezes acompanhados de fisioterapia.

hérnia-de-discoNão havendo resultados com as medidas tomadas, um especialista deve ser consultado e pode haver a necessidade do procedimento cirúrgico para a retirada da hérnia de disco. Antes é claro, é preciso verificar a localização da mesma para realizar o processo corretamente.

Após tomada a decisão de fazer a cirurgia, o médico fará uma avaliação de que procedimento será o melhor para o seu caso, sendo que existem dois tipos possíveis para a realização do processo cirúrgico que são os mais comuns.

Todas as informações sobre o preparatório e recuperação são passados pelo médico ao paciente sobre a cirurgia.

Tipos de cirurgia de hérnia de disco

Como dito, são dois, os tipos mais comuns da cirurgia de hérnia de disco, que o médico indica qual é o melhor tipo dependendo de cada caso e necessidade. São os tipos: Tradicional e o tipo minimamente invasivo.

O tipo menos invasivo

retirada-da-hérnia-de-discoÉ feito com menos cortes, com técnicas mais novas que tornam o procedimento mais rápido e ainda deixa poucas marcas no corpo da pessoa. É bastante comum e por ser um procedimento muito mais rápido que o outro, não oferece grande risco de infecções e hemorragias. As técnicas utilizadas neste caso são:

  • A cirurgia endoscópica – É um procedimento onde são infiltrados pequenos tubos com câmeras que permitem a visualização através de vídeos, da retirada da hérnia sem a necessidade de grandes cortes no paciente.
  • Microcirurgia – Neste caso, é feita uma pequena abertura e com o auxílio de um microscópio cirúrgico, é feita a retirada da hérnia. Com o mesmo microscópio pode fazer a cauterização dos nervos da região onde se encontrava e isso ajuda a amenizar a dor.

Para tal procedimento não há necessidade de anestesia geral, sendo suficiente apenas, a sedação e a anestesia local. Todo o procedimento dura em torno de uma hora e pode fazer ou não, o uso do aparelho de radiofrequência para realizar a retirada. Quando isso acontece, a cirurgia fica então conhecida como cirurgia de hérnia a laser.

Cirurgia tradicional

dor-de-colunaO procedimento tradicional para a retirada de hérnia de disco é realizado com um corte bastante significativo, pois é preciso chegar até a coluna, no caso de hérnia cervical, o corte é feito na parte da frente do corpo. Se é hérnia lombar, o corte é feito na lateral ou nas costas, de acordo com a localização.

Neste tipo de cirurgia, deve ser aplicada a anestesia geral, o que deve ser acompanhada de vários exames pré operatórios. Durante o procedimento a remoção da parte prejudicada ou do disco danificado inteiro.

Após a abertura, o médico responsável por fazer a operação, pode unir as vértebras ou colocar um novo disco artificial. O tempo estimado de duração da cirurgia é de aproximadamente duas horas, podendo variar de acordo a gravidade e dificuldade do processo.

Riscos de realizar a cirurgia

Embora pequenos, existem alguns ricos que a cirurgia de hérnia de disco oferece, por exemplo:

  • dor-na-colunaDificuldade para se movimentar;
  • Infecção;
  • Sensibilidade nos nervos da região da coluna;
  • Sangramento

É devido a esses riscos, que a cirurgia é recomendada, somente em último caso, quando não há mais soluções através de fisioterapia e o uso de medicamentos.

Recuperação e custo da cirurgia

Para realizar a cirurgia de hérnia de disco, o paciente deve permanecer internado por alguns dias, isso varia entre 2 e 5 dias dependendo do procedimento escolhido pelo médico para o caso especificamente.

Seguir as orientações dadas pelo médico é a garantia de uma melhor recuperação, assim, o paciente deve fazer as sessões de fisioterapia e o repouso estabelecido. Trabalhar, se não for serviço pesado e dirigir são coisas que o operado poderá fazer, somente depois do sétimo dia da cirurgia, independente dos tipos. Atividades físicas e trabalhos mais pesados, são liberados a partir de um mês.

Os planos de saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) cobrem a cirurgia de hérnia de disco, mas requerem uma pequena espera, portanto se for um caso de emergência, para fazer particular, o investimento varia entre R$4.000,00 e R$10.000,00.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.