Dicas de Beleza

Como aumentar os músculos do corpo

para-ganhar-massa-muscularA testosterona é um hormônio predominantemente masculino, porém pode ser encontrado também nas mulheres. Seu objetivo é o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e também de todas as demais características dos homens, tais como: o aumento da massa muscular, massa óssea, pelos no corpo e libido.

No homem, os níveis normais de testosterona no sangue são de 240 – 950 ng/dl e, nas mulheres esse nível é muito inferior, ficando entre 8 a 60 ng/dl. Porém tanto o excesso quanto o baixo nível deste hormônio no organismo podem desencadear consequências indesejáveis.

Neste artigo apresentaremos tudo que você precisa saber em relação a esse hormônio, desde a sua importância até como realizar a suplementação correta.

 

TESTOSTERONA – PARA QUE SERVE?

massa-muscular-magraEntre as principais responsabilidades da testosterona no organismo, podemos destacar as seguintes funções:

  • Aumento de pelos no corpo;
  • Aumento de massa muscular;
  • Desenvolvimento dos tecidos sexuais masculinos;
  • Aumento da sensação de bom humor e bem estar;
  • Aumento de massa óssea;
  • Estimula produção de espermatozoides;
  • Aumento da força física;
  • Ajuda a melhorar o desempenho sexual e aumentar o libido;
  • Engrossa a voz;
  • Diminuição de gordura no corpo.

No corpo masculino a testosterona é produzida nos testículos. Já no corpo feminino a quantidade é muito inferior, e os órgãos responsáveis pela produção são os ovários e as glândulas suprarrenais.

Quando se trata de ganho de massa muscular, a testosterona é considerada como o hormônio mais importante. Ainda, podemos citar a testosterona como responsável pela diminuição do índice de gordura no corpo e também pelo aumento da força física. Logo a combinação desses três fatores faz com que o treino seja muito mais eficiente.

 

TESTOSTERONA – AUMENTO DA MASSA MUSCULAR

massa-muscularPara muitas pessoas a testosterona é sinônimo de pouca gordura e bastante massa muscular. Contudo é necessário muito esforço e também ajuda com suplementação para perder tecido adiposo e ganhar massa magra. Por ser o hormônio anabólico mais importante do corpo, saiba que ele está relacionado diretamente ao desempenho, força física e resistência. Logo, com todas essas variáveis de excelência, é muito mais fácil ver produtividade e resultado nos treinos.

A testosterona também é responsável pela sintetização de proteínas e captação de aminoácidos nos músculos. Portanto é a testosterona a encarregada de auxiliar na formação e aumento da massa muscular. Podemos destacar que ele acelera o metabolismo e consequentemente o gasto calórico. A oxigenação nos órgãos também é proporcionada pela testosterona, refletindo em um desempenho melhor e também na hipertrofia.

exercícios-físicos-intensosO cortisol, hormônio que aumenta a lipogênese e responsável pelo armazenamento de gordura, tem sua ação reduzida pela testosterona. Portanto quando a ação do cortisol esta baixa, os níveis de testosterona costumam esta em alta. Por fim, o cortisol é catabólico e provoca a destruição das células musculares, já a testosterona é um hormônio anabólico, fazendo com que as células musculares aumentem.

Mas lembre-se que, apesar de todos os seus benefícios, a testosterona não irá desempenhar bem o seu papel sozinho. Para alcançar todos os resultados proporcionados por este hormônio será preciso realizar exercícios físicos regularmente e com o auxílio de uma dieta equilibrada e balanceada.

O aumento da massa muscular deve acontecer com base na quantidade de testosterona livre no sangue, observando ainda as medidas de quem está tomando, contudo para obter estas informações será necessário realizar um exame de sangue.

Você poderá comprar suplementos para fazer a reposição do hormônio no seu organismo e aumentar o ganho de massa muscular. A testosterona pode ser encontrada como suplemento em pó, comprimido e até injetável, contudo consulte seu médico antes de consumir suplementos a base de testosterona. Independente dos resultados que você deseja alcançar para seu corpo, lembre-se: a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.