Dicas de Beleza

Como cuidar corretamente das suas cutículas

cuidar-das-cutículasA cutícula é uma pele, com a específica função de proteger a base da unha. Contudo, aqui no Brasil, temos o hábito de removê-las, o máximo que conseguimos. Dentre as suas funções, ela impede a entrada de bactérias na unha, a presença e permanência dos fungos, além de conservar o formato da unha. Em alguns países, diferente de nós, brasileiras, as pessoas cuidam, hidratam e preservam as cutículas.

Se ao invés de cortar, você passar a usar os cremes redutores e hidratantes, as suas cutículas ficaram comportadas, com aspecto saudável e o melhor de tudo: suas unhas estarão protegidas.

Mas afinal, o que é a cutícula?

A cutícula é uma pele que une o dedo à unha, dividida em duas camadas, há a cutícula interna que fica colada à unha, e a cutícula externa que situa-se ao redor dos dedos. Para manter as suas cuticulas, sem a necessidade de removê-las, você deve seguir os seguintes passos:

células-mortas

  1. Utilize, os cremes amolecedores de cutícula. Você os encontra facilmente em lojas de conveniência e até em farmácias. Caso não consiga encontrar, use um creme hidratante normal para substituir. Passe o creme e mergulhe as mãos em água morma durante aproximadamente 5 minutos.
  2. Pegue uma espátula e passe como se estivesse empurrando a cutícula na direção do dedo, deforma que fique no seu lugar. O excesso de células mortas ficará evidente neste momento, e você pode cortá-los, com um alicate bem afiado.
  3. Seque bem os dedos, retire o creme, lixe as unhas preferenciamente no formato quadrado, passe uma base fortalecedora e em seguida, o esmalte de sua preferencia.

Hidratantes para cutícula

Para retirar corretamente e empurrar com facilidade, a cutícula, é essencial que você utilize um bom creme de hidratação. O uso de hidratantes como óleos, cremes e pomadas, garantem a melhor nutrição não apenas da cutícula, mas da unha como um todo. Além disso suas unhas ficam mais fortes e saudáveis.

Como dito anteriormente, você pode substituir os cremes para cutículas, por cremes normais, hidratantes para as mãos, contudo, eles são muito fáceis de comprar e vale a pena o investimento. Além dos hidratantes normais, você pode também usar:

  • Óleo de coco
  • Óleo de argancreme-removedor-de-cutículas
  • Óleo de amendoas
  • Óleo de rosa de mosqueta

O que não pode, é deixar de fazer a hidratação.

Remover Cutículas sem o uso de alicates

Quer aposentar o alicate de unhas  de vez? A solução está em usar os cremes removedores de cutículas. Eles têm como missão, eliminar as cutículas com facilidade, de forma que ela simplesmente va diminuindo, ele na verdade remove as células mortas, que dão aparência de unhas não feitas. É possível encontrá-los com facilidade no mercado hoje.

empurrar-as-cutículasAlgumas indústrias de cosméticos, já vêm trabalhando com a divulgação e venda dos removedores de cutícula, há algum tempo. De maneira geral, os removedores são aplicados diretamente na cutícula, podendo ser aplicados na parte inferior ao crescimento da unha, onde normalmente solta uma pele, que descama e resseca. A aplicação deve ser feita acompanhada de massagem, isso fará com que o produto adentre melhor à pele, proporcionando melhor hidratação. Em poucos dias de aplicação, você poderá notar a diminuição das cutículas, a hidratação delas e das unhas, assim como a aparência e o aspecto mais saudáveis.

Devo parar de tirar cutículas?

É fato, que tirar a cutícula das unhas, é tradição e hábito da mulher brasileira, e nos dias atuais, também de alguns homens, contudo, especialistas recomendam mantê-las como meio de proteção às unhas, contra fungos e bactérias. Não estamos dizendo que você está proibida de fazer as unhas como de costume, afinal, exterminar as cutículas, é uma herança cultural, que confronta com a opinião dos profissionais da saúde, visando que o nosso corpo pode entender a retirada desta pele, como uma agressão ao nosso organismo.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.