Remedios Para

Como curar o esporão de forma natural

esporão-no-calcanharExtrusão no osso que aparece quando o calcanhar se encontra saturado de tanta pressão é conhecida como esporão calcâneo. O Esporão pode causar muita dor e até a incapacidade para usar certo tipo de calçado (sobretudo saltos). No artigo seguinte, você conhecerá algumas dicas de como curar esse problema de forma natural.

Para aliviar a dor causada pelo esporão calcâneo, podemos recorrer a diferentes remédios nos quais combinaremos com o uso de um calçado confortável, pelo menos, até que melhore a condição.

O que é o esporão calcâneo

Quando ocorre uma inflamação no local onde os tendões e se inserem no osso do pé ocorre a condição que hoje nos ocupa: o esporão calcâneo. Aparece na forma de extrusão com uma espécie de ponta que pode provocar muita dor, sobretudo quando se realiza um esforço ou se passam muitas horas parado. A também conhecida como deformidade, afeta sobretudo as mulheres pelo uso de saltos altos.

exercícios-para-esporãoOs sintomas do esporão costumam aparecer pela manhã, ou ao caminhar após o descanso noturno. As principais causas do esporão calcâneo são:

  • Estresse
  • Calçado inadequado
  • Esportes intensos
  • Excesso de peso
  • Posturas incorretas ao caminhar
  • Estar muitas horas de pé

Os sintomas são fáceis de detectar, pois, se experimenta uma dor opressiva, ao palpar a área do calcanhar ao realizar um esforço no tendão. Existe outro tipo de esporão calcâneo, o plantar, que é diagnosticado através de uma radiografia

Exercícios para o tratamento do esporão calcâneo

Embora possa parecer contraditório, fazer exercícios, se sofremos deste problema, não é errado. É que o calcanhar deve ser reforçado e ao mesmo tempo descansar o suficiente para evitar dores mais agudas. Os alongamentos são muito importantes e devem ser realizadas não apenas quando os sintomas aparecem, mas como método de prevenção.

Sobre-o esporãoExercício 1 – Sentado em uma cadeira ou na cama, com ps pés esticados para a frente (que fique alinhado com a perna). Os dedos devem ficar flexionados para o mais baixo possível. Em seguida, leva os dedos para cima olhando para o teto. Repita 10 vezes cada movimento.

Exercício 2 – Outra opção é fazer círculos de 360° com o tornozelo. Realize o giro no sentido horário e vice-versa. Faça pelo menos 10 repetições para cada lado.

Exercício 3 – Um exercício que pode ser de utilidade consiste em parar em frente a uma parede e apoiar a ponta do pé. A ideia é pressionar levemente o corpo para que o tornozelo se fortaleça.

Exercício 4 – Algumas pessoas usam pequenas bolas para fazer exercícios e tratar o esporão calcâneo. Pode ser bolas de tênis. Descalço, apoie a bola na planta do pé e exerça uma certa pressão enquanto você faz movimentos circulares ou laterais. Pelas noites, vários pacientes com este problema utilizam um elemento conhecido como moldeira noturna, que permite deixar estendido o pé e descansar melhor.

Durante o dia você pode também usar umas palmilhas especiais que reduzem a dor e corrigem a calcificação óssea. Esses modelos estão equipados com uma área macia onde está o esporão para amortecer a pisada. Para fazer o uso dessas palmilhas, é preciso realizar uma consulta com um médico.

No caso de você ser praticante de esportes ou faz algum tipo de atividade física intensa, é fundamental o aquecimento antes  do início da atividade, já que isso evitará lesões, ou que pode piorar o quadro. Também é muito importante fazer o uso de um calçado adequado, principalmente se a pessoa não pratica nenhum tipo de atividade.

Remédios caseiros para o esporão calcâneo

esporão-calcâneoOs exercícios, os alongamentos e o uso de calçados ortopédicos e algumas receitas naturais saõ sempre bem-vindos e a função é reduzir a dor e facilitar a vida cotidiana de quem tem esporão calcâneo.

Os benefícios do vinagre de maçã neste caso

Este ingrediente usado em muitos pratos, pode também se tornar um aliado na saúde dos pés. Simplesmente deve-se molhar uma bola de algodão em vinagre e esfregar suavemente sobre a área afetada. Outra opção é encher um balde com água morna e incluir um jato de vinagre. Mergulhar o pé e deixar alguns minutos até que a água se esfrie.

Use Gelo

Quando as dores aparecem, é preciso tomar medidas que reduzem a inflamação. Uma ótima maneira é a aplicação de gelo ou compressa fria. Coloque vários cubos em um saco plástico e aplicar sobre a zona afetada. Também pode introduzir o pé em um recipiente com água fria ou com cubos de gelo.

banhe-os-pésCúrcuma

Este tempero de cor alaranjada, o que dá muito sabor às refeições, é excelente para reduzir a dor e inflamação em geral causada pelo esporão calcâneo em particular. Estes efeitos são causados por um composto chamado curcumina. Além de adicioná-lo em vários pratos podemos fazer misturas com açafrão e um pouco de água, formando uma pasta.

Sal

Os banhos de água com sal têm a capacidade de desinflamar e relaxar os pés. Por isso, é recomendado que quando passarmos muitas horas de pé, ou com um calçado inadequado. Realizemos a imersão todas as noites ao retornar para casa.

Linhaça

As sementes de linho ou linhaça, como é também conhecida, podem ser aplicados de diferentes maneiras. Por exemplo, como compressas. Para isso aqueça um punhado e enrole-o em um pedaço de pano. Coloque sobre a área afetada e, ao final, combina com um banho nos pés. Alterne água fria e água quente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.