Dor de

Como fazer alongamentos corretamente! Aprenda já!

a-importância-do-alongamentoRealizar, pelo menos, 20 minutos de alongamento após o exercício e 5 antes, no caso de ser uma atividade forte, é fundamental para manter a flexibilidade muscular e evitar possíveis lesões. É do nosso conhecimento, que o alongamento é necessário antes de começar a praticar qualquer atividade física, para evitar alguma lesão ou atrofiamiento do músculo. Mesmo sabendo isso, quase ninguém faz corretamente ou, fazem em sessões muito curtas.

Não se alongar de forma adequada ou fazê-lo muito pouco, gera mais lesões indesejadas e que provocam serios danos musculares. É de suma importância fazer este preparo antes de comerçar a se exercitar, cuidando de fazer as atividades de alongamento, no tempo indicado para cada exercício.

Lembre-se que os alongamentos ajudam a manter a aparência dos músculos e ajuda a recuperar sua elasticidade e comprimento após o treino. Se você sofreu lesões por cometer esses erros na hora de se alongar, não pense que está tudo perdido. Aqui você descobrirá os segredos para fazer seus alongamentos corretamente.

Por que é importante se alongar?

Esticar-se ajuda você a recuperar a  flexibilidade do músculo, tornando-o muito mais resistente e menos propenso a lesões. Quando os músculos se mantêm rígidos, apresentam-faturas e consequentemente dor. Ao se exercitar, a contração dos músculos cria minidesgastes em fibras musculares, enfraquecendo o músculo e atrofiando o seu aspecto físico. Para tratar essas rupturas, é necessário trabalhar com alongamentos da fibra muscular. Desta forma aumentamos a circulação sanguínea da área e, assim, reparamos e regeneramos os tendões e articulações.

Mas qual é o segredo para se alongar corretamente?

como-se-alongarSempre se acreditou-se que é necessário alongar antes de realizar a atividade, no entanto, não é imprescindível. Se a rotina de exercícios é de uma intensidade moderada, basta uma boa sessão de aquecimento. Se a atividade será forte, cerca de 5 minutos de alongamentos bastará. O que é realmente importante é esticar-se depois da atividade física. Fazê-lo da maneira correta, representará o sucesso de nossa rotina de exercícios. Veja abaixo, algumas dicas para a hora de se alongar:

  • Procure uma posição que seja a mais firme possível.
  • É importante não realizar movimentos bruscos.
  • Inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca. Isso vai ajudar a oxigenar seu corpo e seus músculos, fazendo com que estes, se relaxem.
  • É muito importante sentir a tensão no músculo, sem machucá-lo, é claro.
  • Estique-se até sentir uma leve pressão e mantenha a posição por alguns segundos.
  • Para conseguir maiores benefícios, tente manter em uma mesma posição, pelo menos por 30 segundos.

Em que ajudam estes alongamentos?

Fazer uma boa combinação de alongamento é importante para:

  • Reduzir a tensão muscular.
  • Prevenir lesões no músculo e maus alongamento das articulações.
  • Facilitar e melhorar o movimento.
  • Melhorar a circulação sanguínea do corpo em geral.
  • Reduzir o estresse e a tensão muscular.
  • Prevenir consideravelmente o risco de sofrer dores nas costas e coluna.

Embora os alongamentos ajudem a melhorar a flexibilidade dos músculos, não contribuem diretamente para reduzir a dor, depois de ter sofrido lesões ou danos musculares.

Quando não se deve realizar alongamentos

Tensão nos músculos superiores

Embora os alongamentos são muito benéficos para a saúde muscular, há casos em que não devem ser feitos para evitar lesões ou problemas mais sérios. Devem evitar o alongamento, pessoas que passam por problemas como:

alongar-os-músculos

  • Ter uma fratura, entorse ou distensão do músculo recente.
  • Sofrer de inflamação nas articulações.
  • Encontrar-se em diagnóstico de uma possível osteoporose.
  • Em caso de apresentar dores musculares ou articulares ao esticar ou apertar o músculo.

É importante que os alongamentos sejam realizados de forma moderada, sem danificar o músculo. Levar a intensidade do mesmo, até que se sinta dor é muito perigoso e pode se inevitável, a lesão. Os músculos têm a sua própria resistência, portanto, não tente sobrecarregá-la e nunca estires até o ponto de sentir dor ou algum tipo de desconforto.

alongamentosUm conselho importante, é que você considere que, quanto maior for a idade, mais alongamentos deverá, a pessoa realizar, pois há mais rigidez nos músculos. A idade reduz a elasticidade e a flexibilidade, assim, é muito importante se alongar para manter o corpo jovem, saudável e forte.

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