Remedios Para

Como preparar um creme de aloe vera para acalmar as queimaduras

creme-de-aleo-vera-e-calendulaAs queimaduras são lesões que sofre a pele quando a exposta de forma prolongada ao sol, ou, quando tem contato direto com alguma fonte de calor. Estas provocam danos no tecido cutâneo superficial e, geralmente, se manifestam com vermelhidão, ardência, bolhas e outras alterações que, além de incômodas, produzem dor. Quando severas, causam danos nas camadas mais internas da pele e, por sua vez, levam a infecções, cicatrizes e marcas que podem durar toda a vida na pele.

queimaduras-de-solQuando isso nos acontece, podemos tomar algumas medidas que ajudam a fazer com que os tecidos vão se regenerando aos poucos, é importante adotar alguns tratamentos externos para acelerar sua recuperação e proteção das áreas afetadas. Para fortuna, além dos géis e cremes refrescantes comerciais, existem receitas 100 % naturais, cuja combinação de ingredientes nos ajuda a curá-lo de forma eficaz. Entre estas receitas, destaca-se, um tratamento de aloe vera e calêndula, reconhecido por suas propriedades hidratantes, anti-bacterianas e regeneradoras. Não deixe de experimentá-lo!

Creme de aloe vera e calêndula para acalmar as queimaduras

O Creme natural de aloe vera e calêndula é uma fórmula suave, que ajuda a regenerar e proteger a pele em casos de queimaduras superficiais. Estes ingredientes contêm água, antioxidantes e uma ampla variedade de vitaminas e minerais que, ao ser absorvida pela pele, contribuem para a regeneração de suas células. Sua aplicação diminui a sensação de ardência causada pela exposição ao sol, além disso, hidrata os tecidos para minimizar os danos, principalmente a vermelhidão.

Benefícios do aloe vera

aloe-veraOs cristais naturais que contêm nas folhas de aloe vera, têm sido utilizados, não apenas agora, mas desde a antiguidade, como um dos melhores suplementos para curar os danos e lesões que sofre a pele. Destaca-se principalmente pelo seu alto conteúdo de água e antioxidantes, os quais promovem a regeneração dos tecidos, especialmente no caso de feridas e queimaduras. Além disso:

  • Tem propriedades hidratantes, cicatrizantes e antibióticas que, em conjunto, ajudam a proteger a pele quando tem algum tipo de doença ou sensibilidade.
  • Sua aplicação direta impede a propagação de bactérias infecciosas e, ainda é utilizada para acalmar a vermelhidão, coceira e outros sintomas associados.
  • A longo prazo, seu uso regular diminui as manchas escuras na pele, cicatrizes e outras marcas que são mal vistas a nível estético.
  • É ideal para prevenir os sinais da idade, ou envelhecimento precoce, já que cria uma barreira protetora contra os efeitos negativos do sol e os radicais livres.

Benefícios da calêndula

flores-de-calêndulaAs flores de calêndula destacam-se na medicina e na cosmética natural como um dos ingredientes anti-inflamatórios e anti-bacterianos mais poderosos. Durante séculos se têm empregado como solução para as doenças e feridas da pele, já que favorecem o processo de regeneração, sem causar alterações no pH. Outros benefícios são:

  • Seus ativos anti-sépticos ajudam a inibir a ação prejudicial das bactérias, evitando infecções em casos de bolhas, queimaduras ou cortes.
  • Minimiza o impacto dos raios UV do sol sobre a pele, evitando o aparecimento de manchas e cicatrizes.
  • Seus antioxidantes ajudam a combater o stress oxidativo sobre as células,
  • Melhoram a circulação sanguínea e ajudam a reduzir a sensibilidade.

Como preparar este creme caseiro de aloe vera e calêndula?

O creme caseiro de aloe vera e calêndula é uma receita simples de preparar, até mesmo, podemos ter em nosso kit de primeiros socorros para casos de emergência. Além de seus principais ingredientes, adicionar lecitina de soja e óleo de gérmen de trigo, é uma forma de torná-lo ainda mais eficiente, os quais dão um plus de vitamina E e aminoácidos benéficos.

creme-de-aloe-veraIngredientes:

  • ½ Xícara de gel de aloe vera (100 g)
  • 3 colheres de sopa de flores de calêndula (30 g)
  • ¼ De xícara de óleo de amêndoas (50 g)
  • 1 colher de sopa de lecitina de soja (10 g)
  • 1 colher de chá de óleo de gérmen de trigo (5 g)
  • Água (o necessário)

Modo de Preparo:

Retire meia xícara de gel fresco de aloe vera, triture e reserve. Acrescente as flores de calêndula em um recipiente resistente ao calor e coloque o óleo de amêndoas, aqueça até cerca de 70 ° C, até que as flores se ressequem.

Em fogo médio, coloque a lecitina com o dobro de água, e agite bem até obter uma emulsão espessa. Em seguida, adicione o óleo de calêndula e óleo de gérmen de trigo, sem parar de mexer. Retire o produto e deixe repousar à temperatura ambiente. Quando estiver morno, adicione o gel de aloe vera e agite até obter uma textura cremosa e homogênea. Guarde em um recipiente resistente ao calor e na geladeira para conservá-lo por mais tempo.

Quando o creme estiver frio, pegue a quantidade que achar adequada e aplique sobre as queimaduras. Faça suaves massagens, até que absorva bem.

Passou por algum tipo de queimadura? Não sofra mais! Prepare este interessante remédio para proteger sua pele e acelerar sua cura.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.