Dor de

Como prevenir as cãibras musculares com 5 remédios de origem natural

As cãibras musculares podem nos afetar  qualquer pessoa, não importa se somos atletas, ou não, embora o sedentarismo é um de seus fatores de risco, para impedir que elas aconteçam é fundamental manter-se bem hidratado.

CãibraAs cãibras nos músculos são uma doença comum,onde acontecem contrações súbitas e involuntárias de um ou vários músculos do corpo. Costumam ocorrer com freqüência na parte de trás da perna, e em alguns casos, nas coxas, parede abdominal e outras articulações. Seu desenvolvimento tende a ser repentino, especialmente nas primeiras horas da noite, e podem durar desde poucos segundos até média de 15 minutos.

causas-da-cãibraA cãibra se caracteriza por causar uma sensação de dor e rigidez na zona afetada e, em alguns casos, provoca um inchaço do tecido muscular da pele. Contudo, não representam um grave problema de saúde, sua aparência pode alertar um desequilíbrio nos níveis de eletrólitos do corpo ou desidratação. Por esta razão, é importante prestar atenção, especialmente se você começar a sentir com frequencia. A boa notícia é que se pode combater a cãibra de forma natural, já que alguns alimentos têm propriedades e nutrientes que beneficiam a saúde muscular. Descubra alguns deles aqui.

  1. Banana e kiwi – O suco de banana e kiwi é uma bebida energética que pode ajudar a aumentar o desempenho durante as atividades esportivas. Este contém altas concentrações de potássio e mineral essencial que é fundamental na prevenção das cãibras musculares.

Ingredientes

  • banana-madura1 banana madura
  • 1 kiwi
  • 1 copo de leite de amêndoas (200 ml)

Preparo: Após retirar a casca, bata as frutas no liquidificador com um copo de leite de amêndoas. Tome este suco 15 ou 20 minutos antes de iniciar sua rotina de exercícios. Se as cãibras são noturnas, tome a bebida, 30 minutos antes de ir dormir.

  1. Vinagre de maçã – O poder anti-inflamatório e alcalino do vinagre de maçã pode servir como um complemento para melhorar a saúde muscular. Esse ingrediente, que também fornece minerais essenciais, melhora a circulação e facilita o processo de oxigenação para evitar contrações musculares.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (20 ml)
  • 1 copo de água morna (200 ml)

vinagre-de-maçãPreparo: Misture o vinagre de maçã em um copo de água morna. Tome em jejum e antes de ir dormir.

  1. Infusão de ginkgo biloba – O ginkgo biloba é um produto medicinal que se tornou popular em todo o mundo por seus efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e tonificantes. Sua infusão é um remédio que relaxa os músculos e as articulações, prevenindo a retenção de líquidos nos tecidos. Esta reduz a rigidez muscular e, de passagem, previne cãibras nas pernas noturna.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de ginkgo biloba (20 g)
  • 1 copo de água (250 ml)

Preparo: Coloque para ferver, uma xícara de água e adicione o ginkgo biloba. Deixe que aconteça a infusão durante 10 ou 15 minutos para que se libertem dos extratos da planta. Coe e sirva. Tome uma xícara desta infusão após o jantar.

  1. Laranja – A combinação de nutrientes da banana com laranja e o iogurte natural permite-nos obter uma bebida remineralizante e energética, ideal para evitar cãibras devido ao esforço muscular durante as atividades esportivas. Estes alimentos contêm potássio, vitamina C e aminoácidos essenciais que fortalecem os músculos para evitar as contrações.

laranjaIngredientes

  • 1 banana madura
  • O suco de 3 laranjas
  • 1 iogurte natural (125 g)

Preparo : Corte a banana em vários pedaços e coloque no liquidificador. Esprema o sumo das laranjas e junte com a banana e o iogurte natural. Bata em velocidade máxima até obter um líquido cremoso. Tome esta vitamina antes de realizar suas atividades esportivas. De maneira opcional, você pode tomar antes do jantar para evitar cãibras noturnas nas pernas.

  1. Suco de cerejas verdes – O suco natural de cerejas verdes, tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que ajudam a eliminar os líquidos retidos nos tecidos, diminuindo os episódios de dores e rigidez muscular. Suas contribuições de minerais essenciais promovem o equilíbrio dos níveis de eletrólitos, o que é determinante para manter os músculos em boas condições.

Ingredientes

  • suco-verde7 cerejas verdes
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo: Incorpora Bata as cerejas no liquidificador juntamente à um copo de água. Evite adicionar açúcar ou adoçantes para não afetar suas propriedades. Tome o suco 2 vezes ao dia: pela manhã e à noite.

Dica importante:

Vale lembrar que, além de ingerir os remédios, é primordial melhorar os hábitos alimentares e evitar o sedentarismo. Em algumas ocasiões, as dores se originam por quaisquer consequências que sofrem os músculos, devido à prática de maus hábitos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.