Sintomas

Como saber se a sua tireoide está funcionando mal

As complicações da glândula tiróide podem passar despercebidas, já que se confundem com outras doenças comuns que costumam afetar a nossa saúde geral. Diante de qualquer suspeita, deve-se recorrer a um especialista. Você acha que sua tireóide não está funcionando adequadamente? Damos-lhe uma série de sinais, para que você mesmo possa verificar se apresentam algum tipo de problema.

glandulas-tireoideComo sabemos, a tireoide é uma glândula em forma de borboleta que está localizada no pescoço, diante da traqueia. Esta representa um papel importante no corpo, já que é a encarregada de produzir os hormônios tiroxina e tri-iodotironina, bem como, é responsável por regular o metabolismo corporal e a função de vários órgãos. O motivo de sua grande importância é que cada célula do corpo depende de hormônios tireoidianos para o seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, entre outras funções que o nosso corpo realiza, de forma constante, as glândulas tireóide influenciam:

  • Na frequência cardíaca
  • Nos níveis de colesterol
  • No peso corporal
  • No nível de energia
  • Na força muscular
  • Nas condições da pele
  • Na regularidade menstrual
  • Na memória

A Relação do Iodo com a Tireóide e o funcionamento do corpo

A tireoide faz uso do iodo para produzir seus hormônios. Este item é indispensável para o seu correto funcionamento, e o funcionamento ideal do corpo. O Iodo é obtido a partir de alimentos.

funções-do-iodoUma pessoa com deficiencia de iodo pode alterar o funcionamento da tireoide de forma negativa às respostas do nosso organismo. Podemos obter iodo através de alimentos como:

  • Lácteos (iogurte, queijo, leite)
  • Frutas (laranja, maçã, abacaxi)
  • Vegetais (beterraba, acelga, cebola)
  • Alho
  • Feijão
  • Algas marinhas

Funcionamento anormal das glândulas Tireóide

Os problemas relacionados às glandulas tireóides são conhecidos como hipotireoidismo e hipertireodismo, dos quais vamos falar um pouco mais nas linhas seguintes. É preciso estar atento aos sintomas mais frequentes.

sintomas-de-problemas-de-tireoideHipotireoidismo – Infelizmente, não existe um sintoma específico que permita detectar se a tiróide estão funcionando mal, desde as primeiras etapas, ou se a glândula falha. No entanto, o certo é de tempo em tempo, realizar os exames de laboratório clínico para a verificação mais segura. É importante saber que as anomalias da tiróide têm sintomas comuns que podem ser confundidos com outras doenças como:

  • Estresse
  • Fadiga
  • Depressão
  • Demência.

As glândulas tiróide podem aumentar de tamanho e modificar sua estrutura. Em tais casos, recebe o nome de “bócio” e se apresenta através de um pequeno volume no pescoço. Infelizmente, as complicações da glândula tireóide são geralmente assintomáticas, mas podem gerar dificuldades para engolir, respirar ou produzir alterações na voz.

Por outro lado, as alterações de funcionamento mais conhecidas são o hiper e hipotireoidismo, que podem vir acompanhados ou não do aumento do tamanho da glândula.

Sintomas do hipotireoidismo

O hipotireoidismo é até quatro vezes mais freqüente que o hipertireoidismo e implica a diminuição da produção de hormônios da tireoide. O desequilíbrio gerado pode causar o funcionamento irregular do corpo. Alguns dos sintomas que apresenta este problema são:

  1. hipotireoidismoFadiga
  2. Intolerância ao frio
  3. Perda de apetite
  4. Ganho de peso (entre 2 e 4 quilos, produto da retenção de líquidos)
  5. Pressão arterial elevada
  6. Pele fria, seca, áspera e rugosa
  7. Cabelo mais fino ou mais grosso e seco
  8. Dificuldade de concentração e problemas de memória
  9. Fala e movimentos mais lentos
  10. Irregularidades no ciclo menstrual
  11. Dores musculares e nas articulações
  12. Deterioração e sonolência

No caso de você ter hipotireoidismo, você deve manter uma alimentação equilibrada e variada, contendo alimentos de todos os grupos, especialmente aqueles alimentos ricos em fibras e pobres em gorduras. Além disso, também é recomendável aumentar a atividade física diária.

Sintomas do hipertireoidismo

O hipertireoidismo é outro dos problemas que podem apresentar as tireoide. Ao contrário do hipotireoidismo, neste distúrbio, o corpo produz maior quantidade de hormônios do que o necessário, o que gera um aumento da taxa metabólica do corpo. Dentro dos sintomas mais frequentes, encontramos:

  1. hipertireoidismoAumento da frequência cardíaca (taquicardia) e da pressão sangüínea
  2. Nervosismo e ansiedade
  3. Insônia
  4. Aumento do apetite e perda de peso
  5. Sensibilidade ao calor
  6. Os cabelos finos e quebradiços
  7. Fraqueza muscular
  8. Problemas de visão
  9. Irregularidade menstrual
  10. Freqüentes evacuações intestinais
  11. Tremores
  12. Aumento da transpiração

No caso de que você ter hipertireoidismo, você deve manter uma dieta equilibrada e com muito energética. Se você suspeitar que pode apresentar alguma irregularidade com esta glândula, procure seu médico para que lhe faça as provas pertinentes e se derive o especialista para obter um tratamento adequado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.