Doenças

Como se contrai a caxumba? Saiba e previna-se!

caxumba-em-criançasA caxumba é uma infecção viral que afeta principalmente as glândulas parótidas. Essas glândulas estão localizadas abaixo das orelhas e se estendem até a região abaixo do queixo, sendo elas, glândulas responsáveis pela produção da saliva. Trata-se de uma doença comum em crianças com até 2 anos que não tenham tomado a vacina tríplice viral. Entretanto a caxumba também pode afetar pessoas adultas igualmente. Os períodos de maior incidência da doença são o inverno e a primavera.

Quando uma pessoa é diagnosticada com caxumba, ou seja, infectada pelo Paramyxovirus, significa que ela está com o vírus há algum tempo hospedado no organismo, isso porque a doença demora aproximadamente de 15 a 25 dias para se manifestar. Contudo a contaminação ocorre nos 6 primeiros dias antes do início da apresentação dos sintomas e também cerca de 10 dias após a manifestação dos sintomas mais comuns. Portando, devido ao longo período de transmissão do vírus, a doença é considerada terrivelmente contagiosa.

 

CAXUMBA – COMO SABER SE ESTOU COM CAXUMBA?

 

É bastante comum que os sinais da caxumba apareçam “do nada”, pois conforme exposto acima, o vírus já se encontrava alojado no corpo do indivíduo. O problema é que os primeiros sintomas demoram aproximadamente 20 dias para se manifestarem. Inicialmente pode começar como uma leve dor, facilmente confundível com uma dor de dente ou com um inchaço qualquer. Abaixo encontram-se listados os sintomas mais comuns de quem está com caxumba:

tratamento-para-caxumba

  • Inchaço Excessivo das Glândulas Salivares: A região abaixo das orelhas fica inchada, podendo somente um lado do rosto ou os dois lados simultaneamente;
  • Dor na Região onde se encontra o Inchaço;
  • Febre;
  • Dor de Cabeça;
  • Fadiga e Falta de Força;
  • Dor ao Tentar Comer, Engolir e Mastigar;
  • Pressão no Ouvido do Lado Afetado ao Morder;
  • Surdez do Lado afetado;
  • Perda do Apetite.

 

CAXUMBA – COMO SE CONTRAI A DOENÇA?

principal-sintoma-da-caxumbaA caxumba é provocada pelo vírus Paramyxovirus, que é facilmente disseminado através da saliva infectada. Essa contaminação por meio da saliva inclui: compartilhar talheres, beijos, compartilhar copos e pratos, compartilhar travesseiros, tosses, espirros, ou seja, tudo aquilo que contenha secreção salivar do indivíduo contaminado.

Ainda, a crença popular que diz que as pessoas que foram infectadas pelo vírus uma vez são imunes à doença não é completamente verdadeira. Pessoas que contraíram o vírus somente em um lado do rosto também estão suscetíveis a desenvolver a doença nas glândulas parótidas não afetadas anteriormente. Porém se o paciente desenvolveu a doença nos dois lados do rosto, a probabilidade de uma nova contaminação pelo vírus é quase nula, mas não impossível.

Atualmente existe um novo vírus da doença que não está incluído na prevenção oferecida pela Tríplice Viral, logo pessoas que eram consideradas imunes à caxumba estão contraindo a doença novamente. Por este motivo é extremamente importante manter o sistema imunológico fortalecido, evitando não somente a caxumba, mas também muitas outras doenças.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.