Dor de Remedios Para Sintomas

Como tirar cera do ouvido?

tirar-cera-do-ouvidoComum em qualquer ser humano, a cera no ouvido requer cuidados e técnicas para ser removida. Muitas pessoas fazem o uso de um remédio conhecido como Cerumin, o mais conhecido e indicado por médicos para tal especialidade, mas técnicas caseiras como o uso de óleos e a lavagem com soro fisiológico são também muito utilizadas.

O Cerumin é um remédio facilmente encontrado em farmácias, e que não requer receitas médicas para ser adquirido, mas o ideal é que ninguém de medique por conta própria. Em caso de você apresentar alguma infecção ou anormalidade nos ouvidos, este é um medicamento contraindicado.

Ao detectar o excesso de cera nos ouvidos, e tentar fazer a lavagem com soro fisiológico, você deve estar ciente que o mesmo deve estar em temperatura ambiente e três tentativas é o máximo que você pode fazer, se não conseguir, você já deve procurar ajuda de um profissional, no caso, um otorrino. O otorrinolaringologista irá visualizar e fazer os procedimentos adequados para a remoção da cera do ouvido de forma segura e cuidadosa.

Você sabe qual é a importância da cera nos ouvidos?

A cera do ouvido exerce como função, proteger o tímpano de elementos externos como água e poeira que podem danificá-lo e consequentemente afetar a audição se ele se romper. A cera é produzida pelas glândulas do terço externo.

otorrinolaringologistaEmbora importante, o excesso de cera deve ser removido, e muitas pessoas fazem isso de forma incorreta, utilizando um cotonete ou objetos pontiagudos. Com isto, assumem o risco não apenas de empurrar a cera, ao invés de removê-la, mas também de causar perfurações no tímpano. Ao empurrar a cera, o excesso pode se acumular, inibido a passagem do som e então resultando em um tipo de surdez.

Tipo de cera e a relação com a sua saúde

A cera do ouvido também pode representar ligações de sua saúde. Você deve estar atento a sua cor e espessura por exemplo:cera-no-ouvido

  • Cera marrom escuro ou preta – Pode ter dois significados: Um deles é o excesso de cera produzida, e o outro é o tempo que a cera está parada no ouvido;
  • Amarela, molhada e pegajosa – Este é o tipo comum em adultos. Não representa riscos e não traz preocupações;
  • Cinza – Quando a cera sai nesta cor, significa que o organismo está se autolimpando. No caso de identificação deste tipo seco e quebradiço, o sinal é de eczema e pode apresentar coceiras;
  • Amarelo claro – Tipo comum de cera do ouvido de crianças;
  • Branca, seca e escamosa – Também é um tipo normal. Não há porque se preocupar;
  • Escura e espessa – Pode representar ansiedade e estresse;
  • Pegajosa e escura – Sinal de que você anda transpirando mais que o normal.

Se você sofre com o excesso de cera nos ouvidos, o mais indicado é procurar um médico. Esteja atento ao aparecimento de sons que podem significar que você sofre com cera nos ouvidos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.