Doenças Dor de Remedios Para

Como tratar a Caxumba? Não deixe de se informar!

vacinaA caxumba é uma doença causada pelo vírus Paramyxovirus que afeta especialmente as glândulas parótidas que são aquelas alojadas abaixo das orelhas e se estendem até a região do queixo. Estas glândulas são responsáveis pela produção de saliva. Depois de infectado, o corpo leva entre quinze e vinte e cinco dias para manifestar os primeiros sintomas da doença. Ou seja, o vírus fica um tempo hospedado no organismo. A caxumba é uma doença fortemente contagiosa devido ao longo período de transmissão. Seu período de contaminação inicia-se logo nos seis primeiros dias, antes mesmo do início da apresentação dos sintomas e dura até dez dias após a manifestação dos mesmos. A caxumba é uma doença muito comum que afeta principalmente as crianças com até dois anos de idade que não receberam a dose da vacina tríplice viral. Contudo, os adultos estão igualmente capacitados para contraírem esta doença. O período compreendido entre primavera e inverno é o que ocorre o maior numero de casos de pessoas com caxumba.

Você sabe quais são os sintomas da Caxumba?

tratamento-para-caxumbaOs sintomas da caxumba aparecem silenciosamente, pois, como já dito, o vírus fica alojado no organismo durante um período até que os primeiros sintomas se manifestem. Em media, a partir do vigésimo dia de contágio o doente começa a sentir uma leve dor que pode ser confundida com uma dor de dente.  Além disso, o infectado pode apresentar inchaço acompanhado de dor, febre, dor de cabeça, fadiga, cansaço, dificuldade para engolir e mastigar, pressão no ouvido do lado afetado, perda de apetite e surdez temporária no ouvido do lado afetado. Destes, o mais comum é o inchaço, às vezes excessivo, das glândulas salivares. Pode somente um lado do rosto ser afetado mas também há casos em que ambos os lados padecem.

Agora conheça o tratamento para a doença

como-prevenir-contra-a-caxumbaPara o tratamento da caxumba, não existe um medicamento determinado. Isso, é claro, faz com que sua recuperação seja mais lenta do que a de outras enfermidades. Contudo, para impedir a ação do vírus Paramyxovirus são normalmente utilizados anti-inflamatórios. Estes costumam ser combinados com remédios como Tylenol ou Ibuprofeno para amenizar as dores causadas pelo inchaço das glândulas parótidas. Pacientes que contraem a caxumba costumam ser isolados por uma semana, minimamente, devido à facilidade de contágio da doença. Além disso, o uso de máscaras descartáveis para impedir a disseminação do vírus também é recomendado.

Durante o período de ação da doença os pacientes costumam alimentar-se com produtos de fácil ingestão como as sopas e os purês, por exemplo, já que as dores fortes dificultam a mastigação. Evita-se também o consumo de alimentos muito cítricos ou ácidos por estimularem a produção da saliva. Manter-se hidratado bebendo bastante água ou chás naturais é recomendado. Para aliviar a dor, pode ser usada compressa de água quente no local inchado. Devem ser evitados esforços e, principalmente, movimentos bruscos. O ideal é permanecer em repouso durante todo período de ação da doença. O frio também deve ser evitado. Caso as recomendações não sejam seguidas, o paciente poderá ter graves complicações no futuro.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.