Dor de Remedios Para

Como tratar a dor de cabeça, sem medicamentos! Aprenda já!

dor-de-cabeçaAs enxaquecas e as dores de cabeça são muito comuns na atualidade. O estresse, as obrigações, a falta de sono ou as contraturas musculares são os principais desencadeadores deste problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Algo tão simples como relaxar alguns minutos com os olhos fechados, dar um passeio ou tomar um banho podem ser métodos simples, porém suficientes para aliviar a dor de cabeça, sem ter que recorrer a produtos químicos. E isto é o que você verá neste artigo. A qui você descobrirá como tratar a dor de cabeça, sem medicamentos.

Tratamentos caseiros para a dor de cabeça

Não devemos viver tomando analgésicos, embora sejam de venda livre. Isto faz somente com que cada dia nos tornemos mais dependentes deles, e para que tenham efeito, precisaremos de doses mais elevadas. A boa notícia é que existem tratamentos alternativos que podem ser de muita eficácia para combater a dor de cabeça:

1 -Dar um passeio ao ar livre

respirar-ar-puroDesfrutar de um passeio noturno, respirar ar puro, embora não pareça algo apetitoso, quando estamos com dor de cabeça, pode aliviar os sintomas. Quando temos enxaqueca só pensamos em dormir, estar em silêncio ou em locais escuros,  mas os passeios podem ajudar a diminuir a intensidade da dor em menos tempo. Este é um remédio infalível quando o estresse ou a rotina fazem parte da nossa rotina diária. É estar em contato com a natureza por alguns minutos e você vai notar a melhora.

2 – Tomar um banho relaxante

banho-relaxante

Quando você chega a sua casa, você pode aproveitar para desfrutar de um banho de imersão ou um banho relaxante com água quente. Já que as dores de cabeça são geradas pelo stress ou de tensão, que podem desaparecer com o efeito calmante da água. Você pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais (por exemplo, lavanda ou hortelã) para aumentar os efeitos benéficos do banho.

3 – Aplique uma compressa fria

compressa-para-dor-de-cabeçaSe você não tem gelo à sua disposição, você pode molhar uma toalha ou pano e colocar na frente, ou seja, na testa, até que seque e fique à temperatura ambiente. O efeito refrescante dessa compressa, vai relaxar os músculos e aliviar a dor. Será ainda melhor se você aproveitar para deitar um pouco, com os olhos fechados.

4 – Tente dormir

Você está cheio de trabalho e esse pode ser um dos motivos da dor de cabeça? Procure descansa um pouco, mesmo que seja reclinando o assento da mesa. Se você, tira uma soneca de meia hora, os efeitos da enxaqueca podem ser significativamente reduzidos. Se você não puder se dar o luxo de tirar um cochilo, pelo menos, feche os olhos e relaxe os ombros, as costas e o pescoço, enquanto dá um tempo a mente, das preocupações e obrigações.

5 – Faça uma massagem

massagem-para-dor-de-cabeça

Embora seja recomendado, buscar um especialista, para que faça massagens nas zonas afetadas (quando a dor de cabeça acontece por uma contração muscular) podemos aliviar os sintomas com uma suave pressão na testa, em cima, da base do crânio ou as têmporas. Os movimentos têm de ser rotativos, constantes, durante pelo menos 15 segundos por área.

6 – Alimente-se de forma saudável

alimentação-saudávelA dor de cabeça frequente pode ser causada por muitos motivos. Um deles é o hábito de uma alimentação desequilibrada. Por isso, se você sofre de enxaqueca constante, você deve tentar observar ou mudar sua dieta, se necessário.

  • Escolha um almoço leve,
  • Coma legumes e frutas,
  • Evite o café. Prefira em seu lugar, os chás
  • Evite comidas processadas (fast food)
  • Para o café da manhã ou o lanche os sucos verdes são ricos e saudáveis.

7 – Afaste-se do computador ou o celular

hidratar-o-corpoQuando passamos muitas horas sentados em frente à tela de um computador, é normal que nos doa a cabeça. Por isso, se você trabalha em um escritório com computador ou celular, seria bom que você se afastasse destes dispositivos, pelo menos, durante alguns minutos, várias vezes, durante a jornada de trabalho. Sugestão: Feche os olhos ou olhe pela janela para relaxar os nervos oculares e as retinas.

8 – Beba muita água

Existe uma relação muito estreita entre desidratação e dores de cabeça. Quando o organismo não tem o suficiente de líquido reduzem o fluxo sanguíneo e a oxigenação no cérebro.  Se a causa da dor for a falta de hidratação, beba um copo de água fria, mas tente ingerir os 2 litros diários para evitar esta condição.

Remédios caseiros para a dor de cabeça

Além das recomendações de mudanças nos hábitos, existem receitas naturais que ajudam a reduzir a dor de cabeça. Entre elas destacamos:

O Gengibre

gengibreEsta poderosa raiz tem muitos benefícios, como, por exemplo, reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e curar o resfriado (que também produz dor de cabeça). Você pode adicionar gengibre ralado ou moído em suas refeições ou em seus chás, para desfrutar de suas propriedades.Em algumas lojas de alimentos saudáveis e naturais, você encontra também as  balas de gengibre. Elas podem ser mastigadas para aliviar as enxaquecas.

3 – Canela

benefícios-da-canelaUma especiaria muito útil, não só na gastronomia, mas também na medicina, já que tem a capacidade de tratar o resfriado comum e a aliviar as enxaquecas. A canela pode ser ingerida como chá, ou condimentos, sendo um delicioso acrescimo ao paladar. Portanto, para tomá-la várias vezes ao dia, espalhe a canela em pó em seus chás e sobremesas.

4 – Maçã

propriedades-da-maçãA Maçã é uma fruta muito bem recomendada, esta rica e nutritiva fruta tem muitas propriedades para equilibrar os níveis de ácidos e alcalinos do corpo e aliviar as dores de cabeça. Aconselhamos que você coma uma maçã crua com casca, assim que começarem os sintomas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.