Remedios Para

Como tratar a gastrite de forma rápida e caseira?

sintomas-da-gastriteTer gastrite, é muito desconfortável. A dor e o ardor aparecem na parte superior do estômago, o que impossibilita o bem-estar de uma parte importante do organismo. Apesar de não ser uma doença mortal, seus sintomas são pouco agradáveis e, por sua vez, não desejados. Considerando que cada caso, é um caso específico, que varia de pessoa para pessoa, alguns remédios caseiros, são grandes aliados para aliviar os sintomas e melhorar a condição.

O que é gastrite e o que a causa?

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica, que é a encarregada de proteger as paredes internas do estômago da acidez. Quando esta, é afetada, a irritação pode provocar diversas reações no organismo.

Os fatores desencadeantes desta doença são variados. Entre eles se destacam os seguintes:

  • Estresse físico ou psicológico
  • Infecções causadas pela bactéria Helicobacter pylori
  • Ansiedade
  • Consumo de álcool
  • Cigarro
  • Cirurgias

A complexidade da gastrite

helicobcter-pyloriEm termos gerais, cada doença costuma caracterizar-se por um quadro sintomas, comum ou semelhante entre os pacientes. No entanto, a gastrite tende a variar de acordo com cada pessoa. Em função do grau de complexidade que apresente, o paciente pode precisar de uma endoscopia. Dentro dos sintomas, podem apresentar-se os seguintes:

  • Gases orais ou arrotos
  • Dores de estômago
  • Azia ou queimação no estômago
  • Flatulência
  • Dor abdominal
  • Vômitos
  • Fezes com sangue

Remédios caseiros para tratar a gastrite

Apesar de ser uma condição um pouco complexa, com base no exposto, a gastrite pode ser tratada de diversas maneiras. Os remédios caseiros podem ser muito eficazes. Em seguida, vamos discutir uma série de alternativas fáceis de preparar.

*Suco de batatas

suco-de-batataAs batatas cruas são uma excelente alternativa para tratar a gastrite, especialmente se você tomar o seu suco. Estas, se caracterizam por ser um grande antiácido. Suas propriedades diminuem a inflamação do estômago, assim como o excesso de gás.

Você precisará de apenas 2 batatas médias, descascadas e raladas. Em seguida, coloque-as em uma peneira e exerce pressão para obter o suco. O resultado deve ser diluído com um pouco de água morna para dar uma consistência mais líquida. Recomenda-e ingerir, pelo menos, três vezes ao dia. Pode ser uma vez antes de cada uma das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).

*Água de arroz

água-de-arrozA água de arroz, tem ação semelhante à do suco de batata, por isso, é muito eficaz para o tratamento de uma doença, como a gastrite. É uma das alternativas caseiras mais simples de preparar e consumir.

Ingredientes

4 copos de água (1 litro)

½ Xícara de arroz (100 g)

Preparação – Aqueça a água até que chegue a ferver e em seguida adicione o arroz. Deixe que cozinhe por 8 minutos e retire do fogo. Coe o arroz e reserve a água. Espere esfriar e tome 2 vezes ao dia.

*Iogurte natural

Iogurte-naturalAs propriedades do iogurte natural se encarregam de prevenir a inflamação da mucosa gástrica, graças aos probióticos e os lactobacilos presentes neste alimento. Eles reduzem as possibilidades de colonização da bactéria Helicobacter pylori.

Além de consumir iogurte já elaborado, podemos prepará-lo em casa para ter certeza de que é completamente natural. Para prevenir ou tratar a gastrite basta ingerir 3 copos de este iogurte ao longo do dia.

*Aveia

aveiaA aveia se encarrega de tratar a inflamação e azia causada pela gastrite. Além disso, graças ao seu conteúdo de fibra solúvel, ela tem vários benefícios para o organismo em geral.

Ingredientes

1 xícara de flocos de aveia (30 g)

2 copos de água (500 ml)

Aqueça a água e cozinhe a aveia durante 6 minutos. Preferencialmente não adoçe. Recomenda-se consumir nas primeiras horas da manhã, durante o café da manhã.

*Mel orgânico

mel-organicoEntre os diversos benefícios do mel orgânico, destaca-se o poder que ele tem de combater a gastrite, uma vez que reduz a acidez. Além disso, nos ajuda a reparar a mucosa gástrica e evitar os sintomas.

Ingredientes

1 copo de água (200 ml)

2 ou 3 colheres de sopa de mel orgânica (50 ou 75 g)

Preparação – Aqueça um copo de água até atingir uma temperatura suportável e adicione o mel, misture bem e consuma. Recomenda-se fazer este tratamento caseiro em jejum.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.