Sintomas

Como tratar a hipertensão?

Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde, no Brasil existem cerca de 13 milhões de pessoas que sofrem de hipertensão arterial. A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que que pode causar vários impactos na saúde do indivíduo, além de provocar outras doenças.

pressão-arterialAs principais causas do aumento desse número de doentes, é o estilo de vida que a pessoa leva. Por exemplo:

  • Estresse,
  • Maus hábitos alimentares,
  • Sedentarismo
  • Obesidade,
  • Consumo excessivo de sal
  • Consumo de bebidas alcoólicas

Um dos maiores perigos da hipertensão, é a ausência de sintomas.  Algumas pessoas que sofrem da doença e não sabem até que ela dê algum sinal, que podem já serem graves, causando problemas como lesões nos órgãos vitais, tais como o cérebro, coração ou rins.

 

Conheça as principais causas da hipertensão

 

excesso-de-salNão há causas definidas para a hipertensão, mas é fato que a genética é considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento da pressão alta tanto os homens quanto as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão 01 (um) em cada 04 (quatro) adultos no Brasil é considerado hipertenso.

Sendo genético, se você tem caso de pessoas na família que sofreram ou sofre com a hipertensão, há grandes chances de você também ter a doença. outras doenças, tais como o hipotireoidismo, insuficiência renal, diabetes ou apneia do sono são doenças que também podem originar a pressão alta.

 

Você conhece os sintomas da hipertensão?

 tratamento-para-hipertensãoA pressão alta é uma das principais causas da insuficiência renal, infarto do miocárdio e AVC – Acidente Vascular Cerebral. A ausência de sintomas é um dos seus principais problemas. Por Um cuidado que se dever tomar e também muito recomendado pelos profissionais de saúde, é fazer a medição da pressão regularmente e realizar exames de sangue. Essa recomendação ajudará você a manter a pressão controlada e consequentemente, evitará problemas maiores à sua saúde.

Conheça os sintomas pelos quais um hipertenso pode passar:

Tontura Dores de Cabeça Fraqueza
Visão Embaçada Agitação Excesso de Transpiração
Zumbido no Ouvido Perda de Sangue pelo Nariz Dor no Peito

pressão-altaA pressão alta somente pode ser identificada com a medição por meio de aparelhos específicos, procure seu médico regularmente e faça uma avaliação da saúde do seu corpo. Para saber como está a pressão, ao fazer a aferição, você deve usar os seguintes valores como referência:

  • Valores de aferições abaixo de 12/8 (120/80 mmHg) indicam uma pressão arterial normal.
  • Valores iguais ou acima de 14/9 (140/90 mmHg) indicam um estado de hipertensão.

Estes números podem variar com a idade, mesmo quando a pessoa é portadora de doenças como diabetes.

 

O tratamento da pressão alta

A hipertensão deve ser controlada a fim de evitar outras complicações. E importante fazer a medição regularmente, ou seja, mínimo uma vez a cada mês e não deixar fazer as consultas médics a cada seis meses para verificação e controle do quadro.

aferir-pressão-arterialO tratamento da hipertensão é feito com o uso de drogas anti-hipertensivas, mas além dos medicamentos, o paciente deve adotar um novo estilo de vida, com uma dieta equilibrada e prática de atividades físicas.

Aderir ao tratamento e adotar hábitos saudáveis são os melhores remédios para os hipertensos.

Alguns dos remédios utilizados no tratamento da hipertensão são inibidores da angiotensina, diuréticos, inibidores do canal de cálcio, vaso dilatadores e outros, como:

  • Propranolo;
  • Felodipina;
  • Hidroclorotiazida;

Muitos dos medicamentos para hipertensão causam efeitos colaterais severos e indesejados, e necessitam ser estritamente recomendados por um médico.

controle-da pressão

O hipertenso deve estar ciente de que conviver com a doença a vida toda é uma realidade experimentada pela maioria das pessoas, e por este motivo deve-se fazer o controle regularmente. Fazendo o controle corretamente, conviver com a hipertensão, acaba sendo tranquilo. Para isso:

  • Mantenha uma rotina de consultas
  • use os medicamentos adequadamente.
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Faça alimentações leves e menos condimentadas
  • Evite o excesso de SAL.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.