Dicas de Beleza

Conheça o Alecrim e seus benefícios

alecrim-condimentoQuem nunca ouviu dizer dessa erva tão fina e tão popular, a qual nos referimos como alecrim. O alecrim é uma planta bastante versátil e conhecida por chefes de cozinha, por oferecer sabor e um perfume inigualável de bom gosto. Além de estar presente em nossa cozinha, ele é um delicioso aromatizador de ambientes, e pode ser servido na água apenas para dar um leve sabor. Suas qualidades se estendem além da cozinha, onde é utilizado para chás e condimentos. Ele tem ganhado cada dia mais, espaço no mundo estético, exercendo poderosos efeitos terapêuticos.

As propriedades do alecrim

alecrim-folhasDentre suas propriedades, o alecrim possui analgésico, antisséptico, hipertensivo, é antirreumático, estimulante cerebral e cicatrizante. Nos óleos de alecrim, essas propriedades ficam ainda mais evidentes, favorecendo as terapias com o seu uso.

As formas mais comuns de consumo são, na cozinha como condimento, como chá ou em forma de óleo para pele e cabelo. O chá de alecrim é bom para que você insira antioxidantes ao organismo. Isso vai auxiliar na melhoria dos problemas de fígado, cerebrais e cardíacos.

Indicado no tratamento natural para dores de cabeça, problemas digestivos, e até o mal de Alzheimer. Neste último caso, devido ao seu poder estimulante da memória.

E a famosa pergunta: Alecrim emagrece?

chá-de-alecrimChá de alecrim para emagrecer pode ser funcional. Explico porque: O alecrim auxilia no sistema digestivo e ajuda no controle da ansiedade. Muitas pessoas o utilizam como calmante natural. Ele ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos por nosso organismo devido a sua função diurética. Apenas o fato de controlar a ansiedade, já é funcional para quem quer emagrecer, a calma na hora de comer, fará com que a pessoa coma mais devagar, apreciando o sabor e sentindo a mesma sensação de saciedade. Então o alecrim pode sim ser considerado uma erva auxiliar no emagrecimento.

Como cuidar de alecrim

plantando-o-alecrimVocê pensou em ter essa plantinha em sua casa? Aprenda algumas dicas então de como cuidar delas e sempre ter a sua folhinha fresquinha para degustar e usar sempre que quiser.

O alecrim não é uma planta que exige muito trabalho não. Ele exige nada mais que luz, e prefere o clima seco. Estando em local arejado, ele não necessita que o molhe demais, o ideal é deixar a terra úmida, porém nunca encharcada. Essa é a única regra par que ela floresça.

Benefícios do alecrim para os cabelos

beneficios-do-alecrimA queda de cabelo, em alguns períodos pode ser natural, mas deve ser observada, se não existe uma causa por detrás disso: A insuficiência de algumas vitaminas é um motivo que podemos dizer muito forte, além disso, as poluições diárias a que o expomos todos os dias, assim como a falta de uma hidratação correta. Ainda bem, que além de vários cremes hidratantes e opções de cosméticos para esse fim são muito grandes. Mas o melhor, é que a solução pode estar em nossa horta. Esse é um dos benefícios que o popular alecrim também nos oferece. Ele que é uma erva antioxidante, exerce bem o seu papel no combate aos radicais livres.

O motivo pelo qual, o alecrim é ótimo para os cabelos, é que ele na verdade ele sabe tratar a oleosidade do couro cabeludo. O Excesso de óleo, faz com se formem as glândulas sebáceas e delas podem originar a caspa, seborreia e até mesmo a perda dos fios.

O uso do alecrim te ajuda a regenerar os cabelos, dando vida e brilho e também estimulando o seu crescimento.

Óleo de alecrim para queda de cabelo

óleo-de-alecrimUma dica de como usar o alecrim em óleo, é nunca o utilizar puro na pele. Você pode adicioná-lo em cremes e óleos carreadores para utilizá-lo. Se o mesmo for utilizado para inalações, o ideal é ferver a água pingar algumas gotinhas e inalar profundamente.

O uso do óleo de alecrim será através de banhos, massagens, aplicações locais, inalações e compressas.

Nos cabelos, você pode utilizar a água onde deixou por algumas horas o alecrim de molho (Ela já vai estar amarelada), em seguida adicionar 10 gotas do óleo essencial de alecrim. Fazendo isso três vezes por semana, durante seis meses, você terá a garantia de um couro cabeludo mais saudável, o que reflete nos fios.

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.