Doenças

Conheça os melhores laxantes naturais e não sofra com prisão de ventre!

laxantes-naturaisVocê sabe quais alimentos podem ajudar a regular o seu trânsito intestinal e a acabar com a prisão de ventre? Tome nota abaixo, para consumi-los sempre que puder.

Se você sofre de prisão de ventre ou deseja emegracer, não pode deixe de experimentar estes laxantes naturais. É preciso que considere a dosagem e evite ingerir mais do que o recomendado porque caso contrário você sofrerá transtornos em seu sistema digestivo. Feito esse esclarecimento, não hesite em ler este artigo, que traz até você, os melhores laxantes que a natureza oferece.

Alimentos que servem como laxantes

Se  você consumir estes alimentos regularmente e os adicioná-los ao seu plano alimentar, é provável que você deixe de ter a sensação de “inchaço” ou “peso” que ocorre por não ir ao banheiro todos os dias. São exemplos de alimentos laxantes:

  • alimentos-laxantesBanana
  • Aloe vera
  • Maça
  • Melão
  • Amora
  • Ameixa
  • Mamão
  • Abacate entre outros

Bananas! Porque elas são laxantes?

A banana é rica em fibra, por isso, é um excelente laxante natural e ajuda a promover a digestão. Além disso, conta com um nutriente maravilhoso, o potássio. Se você comer uma banana por dia restaurará os eletrólitos que precisa para o seu trato intestinal. Por sua vez, contém um composto que forma as bactérias (as boas) em seu intestino.

Maçãs para o intestino

maçãDevido aos altos níveis de pectina, a maçã estimula os intestinos a funcionarem melhor. Também fornecem fibras. Você pode comer duas ou três maçãs cruas por dia para evitar a prisão de ventre.

Melões,  Amoras e Ameixas também são laxantes naturais

Comer melão pela manhã no café da manhã é uma excelente forma de começar o dia, pois o melão é muito fácil de digerir (quase que não “fica” no estômago, passa direto pelo intestino).

As Amoras são cheias de antioxidantes e podem ser encontrados em diferentes tipos, um mais delicioso que o outro. Não se esqueça de adicionar à sua dieta os morangos, cerejas ou as amoras, para citar apenas algumas.

A ameixa é o “laxante” número um”, rica em potássio, vitamina A, fibras e ferro. Oferecem, por sua vez, bactérias benéficas para o intestino, sendo muito boas para limpar o cólon.

Vinagre de maçã é laxante

vinagre-de-maçãO Vinagre de maça ajuda a melhorar a irregularidade intestinal e remove as toxinas do corpo. Em sua composição contém pectina, potássio, ácido málico, ácido acético, cálcio, entre outros componentes. Recomenda-se o vinagre orgânico porque tem nutrientes vivos e não recebeu nenhum tratamento adicional.

Aloe vera? Esta você não sabia!

aloe-veraÉ quase certo que você não sabia que aloe vera é um maravilhoso laxante. Ela, que é uma das plantas medicinais com mais quantidade de aplicações, permite-lhe eliminar a prisão de ventre. A polpa de aloe vera contém mais de 99% de água e o restante 1% contém, pelo menos, 75 nutrientes. Tomar suco de aloe vera todos os dias em jejum, fará você conseguir resultados muito bons.

Algumas especiarias funcionam também como laxantes naturais

O gengibre, o açafrão e a pimenta caiena ajudam a fazer a digestão e atuam como excelentes laxantes. O primeiro consumido como chá fresco mantém regular o processo digestivo, o segundo promove a desintoxicação do fígado e eliminar dos cancerígenos de alimentos e a terceira estimula a produção de sucos gástricos e de enzimas digestivas.

Cítricos

laranjaAs laranjas, limões e lima têm um grande poder de desintoxicação e ajudam a eliminar do corpo, as toxinas e impurezas. A vitamina C que possui este tipo de alimento, transformam as toxinas em matéria digerível para o organismo. Uma única laranja lhe dá 15% da fibra recomendada por dia.

Cenouras, Cebolas e Alho

alho-e-cebolaComo a maçã, a cenoura tem muita pectina, acrescentando fibras ao trato digestivo. Elas podem estimular as contrações intestinais e são desintoxicantes. A cebola, graças ao seu componente chamado quercetina, serve para eliminar os resíduos do corpo. Por sua vez, contêm ácido fólico, vitamina E e C, potássio e fibras. Já o alho é um ingrediente tão poderoso, que uma pequena porção, oferece selênio e alicina, propriedades que ajudam a limpar o fígado e eliminar as toxinas. Adicione alho cru em suas preparações para também prevenir o câncer de estômago.

Brócolil e couve-flor

brocolis-e-couve-florAmbos são vegetais que aumentam a quantidade de glucosinolato de seu corpo, para que o fígado produza mais enzimas que, em seguida, para expulsarão as toxinas. As propriedades destes alimentos ajudam você, a ir ao banheiro com mais naturalidade. No mesmo grupo podemos colocar o repolho, que, por sua vez, amacia as fezes durante os movimentos intestinais.

Tomates também funcionam contra a prisão de ventre

Com muita quantidade de vitaminas A, C e K, os tomates contribuem com 10% de fibra diária que o seu corpo precisa e têm lipopeno, um antioxidante que protege contra o câncer de cólon.

Óleos omega 3 e vegetais de folhas verde

O ômega3 está incluído:

  • azeite-de-olivaNas sementes de linho,
  • No óleo de oliva
  • No Peixe

Ele serve para eliminar as toxinas e ajuda a lubrificar as paredes do intestino, para que seja mais fácil a evacuação. Já os vegetais de folhas verdes como:

  • Acelga,
  • Espinafre,
  • Chicória,
  • Rúcula
  • Couve
  • Almeirão

Neste grupo se encontram vários outros vegetais além dos citados. São excelentes laxantes naturais, pois contêm fibras, magnésio, ácido fólico, cálcio e vitaminas C e K. Todos estes alimentos ajudam na digestão. Aumentam a secreção de bílis, o que permite remover os resíduos do sangue e dos órgãos.

Óleo de coco, o Abacate e as Sementes

alimentos-ricos-em-fibrasO óleo de coco melhora a digestão e a função dos intestinos, alivia o desconforto causado pelas hemorróidas, reduzindo a inflamação e reparação dos tecidos. O melhor tipo de óleo é o extra virgem, sem processar e cru.

No caso do abacate, ele é cheio de nutrientes, como o potássio, folacina e a vitamina K. comendo um abacate por dia você ganha 30% de fibra que seu corpo necessita. Além disso, ele fornece magnésio e luteína, que ajuda a melhorar a absorção de nutrientes de outros alimentos.

As Sementes cruas em sua dieta ajudam a digerir melhor a comida. Podem ser de linho, de chia, de abóbora, de girassol, etc., Contêm muita fibra, zinco, proteínas e vitamina E. Também podemos adicionar a este grupo, as nozes, as amêndoas e os pinhões.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.