Dicas de Beleza

Conheça os motivos pelos quais você deve usar o protetor solar

exposição-ao-solEmbora o nosso corpo necessite de um pouco de sol diariamente, nós devemos lembrar sempre da importância do uso correto do protetor solar. Uma vez expostos ao sol, os raios ultravioletas (UV) penetram em nossa pele, e isso faz com que a permanência por algum tempo, provoque queimaduras. A exposição sem o uso do protetor, é prejudicial não apenas no momento, mas também com o passar dos anos, a pele pode desenvolver problemas originados desse excesso de exposição, isso acontece, porque a pele vai acumulando a radiação recebida, e em algum tempo começa a expor os seus resultados. Além do envelhecimento precoce, o câncer de pele é a consequência mais grave da falta de proteção, durante a exposição aos raios solares.

A diferença entre os tipos de radiação solar

Raios-UVA-e-UVBOs tipos de radiação solar são UVA e UVB, o primeiro tipo é aquele tipo constante que penetra profundamente na pele durante todo o ano. Ela é a radiação conhecida como a causadora do fotoenvelhecimento.

Já segundo tipo, o UVB, é aquele que se potencializa com a chegada do verão, mais precisamente entre as 10:00 e 15:00 horas. Essas radiações UVB, são as que provocam as queimaduras na pele, e principalmente as que ocasionam o câncer de pele, ela se responsabiliza pelas alterações celulares que colocam o indivíduo sobre a pré-disposição à doença.

chapéu-óculosUma vez expostos ao sol, sem o uso do protetor solar, ao receber os raios solares na pele, as queimaduras vão ocorrer, e isso provoca extremo desconforto, devido a ardência e vermelhidão que isso provoca. Somente para esclarecer um detalhe, embora os raios UVA sejam mais leves, não significa que a exposição excessiva a ele também não provoque o câncer de pele não, contrário disso, essa exposição favorece a acumulação de radiação na pele, que além do envelhecimento, aumenta as chances do câncer.

A importância do protetor solar

retocar-o-protetorO Protetor solar, é sem nenhuma dúvida, o melhor aliado contra os efeitos nocivos, provocados pelos raios UVA e UVB à nossa pele. Aliás, esse é o primeiro cuidado que devemos tomar antes da exposição. Existem alguns outros métodos de proteção, os quais podemos complementar nossa lista de cuidados e precauções.

O uso de sombrinhas, chapéus e óculos de sol também são funcionais como auxilio ao protetor solar, que atua como barreira de proteção contra as queimaduras da pele. O protetor reveste a pele, sendo eles do tipo que formam aquela camada opaca, agem refletindo a luz solar. A dica de beleza para você que quer comprar o protetor ideal, é sempre optar por aqueles que possuem proteção para os tipos de radiação UVA e UVB.

Dicas importantes quanto ao uso do protetor:

  • fatores-de-proteçãoAtente-se ao fator ideal de proteção para a sua pele, lembrando que quanto mais claro for o tom da sua pele maior deve ser o fator.
  • Uma dica que muitas pessoas têm dúvidas quanto ao fator, é que o número de fator corresponde ao tempo para passar novamente. Exemplo: fator 30 equivale a 300 minutos de proteção, a partir de então, deve ser retocado.
  • Ao passar o protetor, é importante que não esqueça de passar no rosto, pés, mãos e orelhas;
  • Existem protetores adequados, para cabelos e couro cabeludo também, além dos protetores para lábios.

Outros cuidados para proteger a pele

o-uso-do-protetorSabemos que a exposição mesmo que indireta ao sol, faz com que a nossa pele absorva as radiações e causam até o fotoenvelhecimento, por isso devemos estar sempre protegidos, e nunca esquecer de passar o protetor solar, antes mesmo de sair de casa.

A importância de tomar sol protegido, garante a pele saudável por mais tempo, além disso, não podemos esquecer dos cuidados diários de limpeza e hidratação. Os cuidados também ajudam a prevenir contra a perda de elasticidade que contribuem para o aparecimento de rugas, para aparência de uma pele seca e sem vida, sem brilho, com manchas e sinais de expressão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.