Remedios Para

Contraindicações de remédio para vermes

dosagem-de-ivermectinaA ivermectina é um dos remédios utilizados no combate de verminoses. Trata-se de uma substância antiparasitária e vermífuga cuja ação extermina diferentes tipos de vermes causadores de doenças. Tais doenças são originadas por muitos tipos de parasitas a exemplo dos metazoários, protozoários, vermes e insetos. Veja a seguir algumas doenças para as quais a ivermectina é usada:

  • Inocercose: trata-se de uma doença causada pela presença do parasita Onchocercavolvulus no organismo;
  • Escabiose ou Sarna: trata-se de uma doença causada pelo ácaro Sarcoptesscabiei;
  • Pediculose: trata-se de uma doença causada pelo ácaro Pediculushumanus Capits;
  • Estrongiloidíase Intestinal: trata-se de uma doença causada pelo parasita Strongyloidesstercoralis;
  • Filariose ou Elefantíase: trata-se de uma doença causada pelo parasita Wuchereriabancrofti;
  • Ascaridíase ou Lombriga: trata-se de uma doença causada pelo parasita Ascaris Lumbricoides;

 

IVERMECTINA – COMO USAR?

remédios-para-vermeEm regra, a ivermectina é administrada em dose única de acordo com a quantidade recomendada na forma de comprimido. O ideal é que se realizem exames de fezes antes do tratamento para avaliar a melhor indicação e depois do uso do medicamento para garantir que os parasitas tenham sido eliminados do organismo. A ivermectina pode ser ingerida com água ou qualquer outro líquido desde que não seja bebida alcoólica. A água é mais recomendada.

Normalmente, a ivermectina é administrada uma dosagem aproximada de 200 mcg por kg de peso corporal do paciente para tratar a Estrongiloidíase, a Filariose, a Escabiose, a Ascaridíase ou a Pediculose.  Vejamos a relação adequada entre o peso do doente e a quantidade da Ivermectina que deverá ser administrada:

exame-de-fezesEntre 15 e 24 kg = meio comprimido;

Entre 25 e 35 kg = um comprimido;

Entre 35 e 50 kg = um comprimido e uma metade;

Entre 51 e 65 kg = dois comprimidos;

Entre 66 e 79 kg = dois comprimidos e uma metade;

Maior que 80 kg = 200mcg/kg.

É importante destacar que devemos estar sempre em dia com a nossa saúde. Faz-se necessário a realização de exames periódicos para avaliar quaisquer anormalidades do nosso corpo. Assim, quando detectamos, com o auxílio médico, a presença de parasitas, procedemos ao tratamento adequado e, em seguida, realizamos novos exames a fim de certificar a eliminação completa da sua existência.

No tratamento da oncocercose costuma-se utilizar uma dosagem aproximada de 150 mcg por kg de peso corporal. Normalmente, essa dosagem é repetida três meses após a primeira para garantir a completa eliminação dos parasitas onchocerca adultos. Vejamos a relação adequada entre o peso do doente e a quantidade da substância que deverá ser administrada:

Entre 15 e 25 kg = meio comprimido;

Entre 26 e 44 kg = um comprimido;

Entre 45 e 64 kg = um comprimido e uma metade;

Entre 65 e 84 kg = dois comprimidos;

Maior que 85 kg = 150 mcg/kg.

INVEMECTINA – CONTRAINDICAÇÕES E SUPERDOSAGEM

ivermectinaAs contraindicações dos remédios para vermes são poucas, no caso da Ivermectina não deve ser utilizada por pessoas com quadro de meningite ou afecções do sistema nervoso. Também não devem fazer uso do medicamento aqueles que possuem alergia a algum componente da fórmula. Mulheres em fase de amamentação também não devem fazer uso sem apoio médico assim como crianças com menos de cinco anos de idade.

As reações ao uso de ivermectina apresentam-se de forma variada, mas em geral de forma amena e passageira. É comum o paciente apresentar náusea, diarreia, vômito, falta de apetite e indisposição. Em todos os casos o médico deverá ser consultado. Caso seja feita ingestão excessiva, procure imediatamente assistência. Lembre-se de que sua saúde dever estar sempre em primeiro lugar.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.