Doenças Remedios Para Vitaminas

Cuidado com o excesso de vitamina K

vitamina-k

A vitamina K é um elemento essencial à saúde. Ela é responsável pelo funcionamento regular do organismo proporcionando bem estar.  Pertencente à família de vitaminas hidrofóbicas e lipofílicas. Existem três tipos de vitamina K: K1, K2 e K3.

O formato K1 é predominante e é encontrado em vegetais, sendo as hortaliças e os óleos vegetais suas fontes mais conhecidas; enquanto o formato K2 é sintetizado por bactérias e é encontrado em produtos animais e em alimentos fermentados. Já o formato K3 trata-se de um composto sintético que será convertido no intestino.

A vitamina K é essencial na produção da protrombina, importante para o mecanismo da coagulação sanguínea. Além disso, colabora com a saúde ossos, prevenindo a osteoporose.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINA K?

 

fontes-de-vitamina-kAs melhores fontes de vitamina K são os vegetais de folhas verdes, tais como: alface, couve, espinafre, brócolis, rúcula, agrião e nabo. Outras fontes são: cenoura, frutas (abacate, amora, uva, limão, figo e banana), especiarias (manjericão, salsa, tomilho, coentro, aipo e sálvia), azeite de oliva, aveia, trigo integral, batatas, tomate, fígado bovino e de frango, sementes de soja, chá verde e ovos.

 

VITAMINA K – QUANTIDADE RECOMENDADA PARA CONSUMO

fontes-de-vitamina-k25 mg por dia no máximo é a quantidade ideal de Vitamina K para consumo por adultos. Às mulheres, o ideal para consumo diário, especialmente as lactantes, é de aproximadamente 10 mg por dia. Para crianças não há um valor exato, sendo recomendado 01 (um) micrograma por cada quilo de peso.

 

VITAMINA K – EXCESSO DE VITAMINA K

 

O uso excessivo de Vitamina K geralmente ocorre pelo consumo indevido de suplementos, sem orientação profissional. É necessário estar atento ao excesso de Vitamina K, pois isso pode estimular a coagulação sanguínea além de provocar o surgimento de trombose que significa formação de coágulos nas veias.

vitamina-k-em-excessoPara que a Vitamina K seja bem aproveitada pelo corpo e contribua para a coagulação sanguínea, cicatrização, saúde óssea, fixação do cálcio e controle de hemorragias, ela deve ser ingerida na quantidade certa.

Devemos sempre lembrar que o mais importante é estar em dia com a saúde. Manter uma boa alimentação, frequentar um médico regularmente e estar atento ao correto uso de suplementos.

Finalmente, o excesso de Vitamina K pode intervir nos efeitos dos medicamentos anticoagulantes ou interagir com outros remédios anticonvulsivos.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.