Sintomas

Doença típica do verão – Candidíase! Conheça os seus principais sintomas

causas-da-candidíaseA candidíase é uma doença muito comum que acomete ambos os sexos, feminino e masculino, e pode ocorrer em várias partes do corpo, como:

  • Vagina,
  • Pênis
  • Pele,
  • Unhas
  • boca

A candidíase é uma doença mais comum nas mulheres, devido à umidade e calor da região íntima feminina, sendo provocada por uma infecção de fungos, em especial o fungo cândida.

Quais são os sintomas da Candidíase?

Os sintomas da candidíase variam de acordo com a parte do corpo afetada. Por exemplo: na mucosa da boca os sintomas podem ser a dor, cor avermelhada e o aparecimento de manchas ou placas na língua, bochecha ou garganta.

candidíaseMuito comum no verão, nos órgãos genitais, os sintomas da candidíase por muitas vezes são parecidos aos sintomas da doença em outras partes do corpo. Normalmente nos órgão genitais afetados os sintomas são a vermelhidão, prurido e dores. Entretanto, existe a possibilidade do aparecimento de uma secreção branca de consistência espessa na vagina.

É importante destacar que a candidíase é uma doença sexualmente transmissível (DST), sendo que, o sexo não é a única forma para transmissão da infecção. O contato com a pessoa que esteja com a mucosa da boca infectada é suficiente para transmitir a doença. Ainda, é muito comum que a candidíase seja provocada por um descontrole da flora vaginal, o uso de roupas íntimas úmidas ou mesmo a má higiene íntima.

Por fim, os sintomas da doença também podem aparecer após o uso de antibióticos, pois o uso deste tipo de medicamento pode acabar afetando a reprodução de bactérias benéficas à saúde.

Recomendações importantes

roupa-íntima-molhadaExistem também recomendações populares para tratamento da doença, de forma natural, ou seja com produtos caseiro como a aplicação de vinagre, alho, iogurte ou limão na área afetada. Porém tais recomendações não são as mais indicadas para tratar a sua condição.

A melhor atitude a ser tomada ao surtirem os sintomas da candidíase é procurar atendimento médico para diagnosticar e fazer um correto tratamento que possa conter a proliferação dos fungos e acabar com a doença. O uso de medicamentos caseiros pode desregular o pH e causar complicações  ainda maiores.

Por fim, os efeitos colaterais dos medicamentos podem variar de paciente para paciente, porém normalmente estes efeitos colaterais, como a cor avermelhada, dor e coceira não são comuns. Contudo, caso apareçam, principalmente após a aplicação tópica de alguma medicação, suspenda o uso do produto e procure imediatamente um médico. Nunca deixe de se lembrar que a saúde é algo importante e deve estar sempre em primeiro lugar, portanto não use remédios sem consulta e recomendações médicas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.