Sintomas

Dor Auricular – Conheça as principais causas e Saiba como tratar

dor-auricularA dor auricular, popularmente conhecida como dor de ouvido é um tipo de dor, que como a maioria, provoca extremo desconforto ao paciente. Ela se origina de vários fatores e também pode ser considerada como um sintoma de complicações que acercam o nosso corpo. Ela também pode ser resposta do organismo à fatores externos como a exposição ao vento, ao frio e até ao uso indevido do cotonetes.

Para identificar a causa da dor auricular, é importante estar atento a sinais apresentados pelo nosso corpo. Quer saber um pouco mais sobre as causas, e se prevenir contra, dores que podem comprometer as sua audição? Acompanhe este artigo. Nele artigo vamos falar sobre isso.

As principais caisas da dor

A dor de ouvido também pode ter outras causas que nem imaginamos como por exemplo:

  • Bruxismo;
  • Artrite na mandíbula;
  • Problemas de mastigação;
  • Alergias e resfriados;
  • Problemas causados pela variação de pressão, comum em viagens de avião.

Tendo algum dos problemas acima, você está pré disposto a passar por dores de ouvido, e deve buscar ajuda médica para avaliar e prescrever os tratamentos cabívéis, lembrando que somente um otorrino poderá indicar os medicamentos para o tratamento da dor auricular.

 

Outros fatores que desenvolvem a dor auricular

Além dos motivos acima citados, veja com detalhes, fatores que te levam a sentir dor nos ouvidos:

causas-da-dor-de-ouvido

  • Dor de garganta: A garganta inflamada é considerada uma causa comum de infecção e dor no ouvido. Quando em grau muito elevado, ela pode causar febre alta, indisposição do corpo, dificuldade para engolir e dor de ouvido. Entretanto este problema pode ser resolvido com o uso de antibióticos, que devem ser administrados com orientações médicas.
  • Dor ao mastigar ou dor na mandíbula: Problemas relacionados a problemas odontológicos. É comum que as dores no ouvido sejam provocadas pela dor na mandíbula ou dor no dente siso. Isso acontece devido à interligação entre a articulação e ouvido. Assim quando mastigamos ou bocejamos sentimos o reflexo da dor. Para se prevenir, neste caso, é indicado que você evite a mastigação e opte pela ingestão de alimentos líquidos ou cremosos. Você pode ainda colocar uma bolsa de água quente no local e procurar um dentista urgentemente para fazer o tratamento e prescrever as medicações adequadas para sanar a inflamação que reflete no ouvido;
  • água-no-ouvidoInfecção das amígdalas – Nos casos de infecção na garganta ou amídala, além da dificuldade para engolir e o possível aparecimento de ínguas, a dor pode ser sentida nos ouvidos também. O uso de anti-inflamatórios e antibióticos é o mais recomendado, contudo consulte um médico antes de fazer uso de qualquer um desses medicamentos. Ainda, em casos mais sérios de infecção, pode ser necessário submeter-se a uma cirurgia para retirada das amígdalas;
  • Água no ouvido – Se a dor auricular que você está sentindo, aconteceu após um banho de piscina, depois de nadar em rios, lagos e até mesmo após o banho, neste caso, a causa da dor, é água no ouvido. Para tratar este problema, é preciso manter o ouvido dolorido virado para baixo, de forma a estimular que a água escorra para fora, porém, se a água não sair, medidas como compressas de pano quente, podem ajudar, fazendo com que a água evapore;
  • Labirintite – A labirintite, que se trata de uma inflamação do ouvido interno ou labirinto que é responsável pelo equilíbrio do corpo. Estando em desordem, pode provocar a sensação de tonturas e mal estar. Felizmente esta é uma doença que se cura sozinha com o tempo, mas que em casos isolados, pode necessitar o tratamento com hidratação e consumo de antibióticos. Por fim, para evitar os sintomas de tontura e enjoo são indicados remédios contra enjoo, ansiolíticos e anti-inflamatórios.

 

A dor de ouvido em bebês

dor-de-ouvido-em-bebês

A dor de ouvido é comum em bebês e crianças durante o nascimento dos dentes, enquanto nos adultos, ela pode acontecer quando há o crescimento do último dente da arcada, conhecido como dente de siso.  Para tratar a dor de ouvido nestes casos é recomendado procurar um dentista para verificar se o crescimento esta de acordo, e se necessário, fazer uso de medicamentos para aliviar a dor no caso de adutos.

No caso de crianças e bebês, é importante sim a consulta a um dentista, logo ao nascimento dos primeiros dentinhos, mas é também aconselhável, levá-lo ao pediatra para fazer a aferição das causas, e a medicação correspondente ao caso.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.