Dor de

Dor na Nuca – Conheça as causas e exercícios que ajudam a aliviá-las

Muitos desconhecem, mas um dos principais sinais de que a coluna anda mal, é a dor na nuca, e este tipo de dor, assim como qualquer outra deve ser diagnosticada e tratada.

dores-na-nuca

Causas da dor na nuca e tratamentos para cada tipo

A dor na nuca pode ter motivações diferentes para acontecer e se apresentar outros sintomas paralelos também podem significar problemas diferentes.

Se acompanhada de dor no ombro por exemplo, a dor na nuca pode ser reflexo de dores de cabeça. Nesse caso, o melhor remédio é evitar a claridade , fazer o uso de analgésicos e repousar com os olhos fechados.

  • Acompanhada de tonturas, a dor na nuca pode representar um problema um pouco mais grave. Pode ser sinal de labirintite, que quer dizer que você está passando por inflamações no canal chamado labirinto. A labirintite é uma doença que se cura naturalmente com o tempo, mas é necessário saber as causas dela, e em alguns casos fazer o uso de medicamentos anti-inflamatórios e até antibióticos para saná-la. No caso de sentir a dor na nuca e tontura ao mesmo tempo, é recomendável que você estimule a circulação sanguínea, e permaneça de olhos fechados até que passe o mal estar. Tomar um chá de gengibre pode ajudar na circulação
  • Dor na nuca acompanhada de dor no pescoço é o sinal mais claro de problemas na coluna. Manter a boa postura e fazer alongamentos ajudarão aliviar, contudo, essas são práticas que devem ser inseridas no dia-a-dia. Persistindo as dores, ou as sentindo com frequência, você deve procurar um ortopedista para verificar e orientar você para fazer o tratamento adequado. Se o problema for mesmo na coluna cervical, pode haver a necessidade de tratamentos com sessões de fisioterapia.
  • causas-de-dor-na-nucaDor na nuca paralela a dor nos olhos pode indicar que você precisa de dar atenção aos seus olhos, sua visão pode estar necessitando de correção. O ideal é consultar um oftalmologista que irá examiná-lo e averiguar a necessidade do uso de lentes ou óculos para correção visual.
  • Casos de febre e dor na nuca podem representar inflamações. A indicação neste caso, é buscar ajuda médica o quanto antes, porque você pode estar prestes a ter uma crise de coluna. Não espere! Você também deve procurar imediatamente um médico se sentir dor na nuca, seguida de enjoo. É importante lembrar que um dos sintomas de hipertensão é também a dor na nuca.

Como Prevenir-se para não ter dor na nuca?

Para prevenir-se de possíveis dores na nunca, você deve estar sempre em dia com os alongamentos. Eles ajudam a descontrair os músculos que se enrijecem por causa da nossa rotina de estresses diários. Sempre nos momentos de pressão, tendemos a ficar tensos, contraindo os músculos e originando as dores.

Como alongar-se corretamente neste caso?

dor-na-nuca

  1. Com a mão direita, puxe o pescoço na direção do ombro direito. Segure por dez segundos, solte devagar e repita para o lado esquerdo.
  2. Com as duas mãos, segure a cabeça, apoiando o queixo, sobre o peito. Fique nesta posição e com a coluna ereta durante 1 minuto. Faça esse mesmo alongamento, 5 vezes por dia.
  3. Erga a cabeça para traz e a mantenha inclinada em direção as costas por mais um minuto. Faça sempre após a etapa anterior, ou seja, 5 vezes ao dia também. Após isso, relaxe e retorne às suas atividades normais.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.