Dor de

Dor no Calcanhar – Causas, alívio e precauções

dor-no-calcanharOs nossos pés são os grandes responsáveis por suportar todo o peso do nosso corpo. O que poucos sabem é que o calcanhar é recebe o maior peso. Pode-se portanto, em alguma época da vida, sentirmos dor no calcanhar intensamente, de forma a prejudicar até os nossos movimentos.

Você já sentiu algo parecido, não sabe como prevenir ou aliviar a dor no calcanhar? Então acompanhe a partir de agora todas as informações sobre esse tipo de dor.

Causas da dor no calcanhar

Também conhecida como talalgia, a dor no calcanhar pode acontecer em pessoas de diversas idades, e por diversas situações. Em média, que sofre mais com esse tipo de dor são pessoas numa média de idade entre 35 a 60 anos.

Como dito, várias podem ser as causas, variando desde a mais simples, até o mais complicado. Não deve ser ignorada a dor, porque esta é uma parte importante do corpo, que estando afetada, pode trazer consequências como problemas de coluna, uma vez que ao sentir dor, você não consegue andar na posição correta.

Conheça as principais causas:

  • causas-da-dor-no-calcanharCaminhadas impactantes, ou seja, caminhar forçando demais ou pisando muito duramente no chão.
  • O uso excessivo de saltos, principalmente os muito altos
  • Pisadas tortas – Pessoas que pisam torto, tendem a desenvolver dores nos calcanhares em algum momento.
  • Sapatos inadequados, com solas que não proporcionam conforto, tornando a pisada mais dura. O mesmo vale para pessoas que trabalham durante muito tempo em pé.
  • Excesso de peso
  • Esporão
  • Bursite
  • Fascite na planta dos pés
  • Lesões ocasionadas em corridas, ou devido ao uso do salto

Outros fatores como osteoporose, artrite e até o diabetes também podem ocasionar a dor no calcanhar.

Como evitar a dor no calcanhar?

Agora você deve estar se perguntando, como é possível prevenir para que seus pés não tenham dores. A resposta é simples: Algumas atitudes simples podem evitar a dor ou aliviar e melhorar no caso de você já está sentindo. Anote aí:

sapatos-confortaveis

  • Para atividades físicas ou saídas onde você vai precisar caminhar muito, ou permanecer em pé por muito tempo, opte por tênis ou sapatos confortáveis.
  • O uso de sapatos com amortecedores ajudam a diminuir o impacto.
  • Nunca deixe de fazer alongamentos antes de começar uma corrida ou caminhada. O aquecimento é também recomendado para evitar a dor.
  • Procure manter o seu peso ideal. Isso é garantia de não sobrecarregar o calcanhar, e também é garantia de saúde e qualidade de vida.

Tratamento da dor

Antes de tratar, é preciso conhecer a causa da dor. Se a causa é postura, ou o uso incorreto de algum calçado, sabemos que a troca de sapatos e a melhora da postura, já podem ser suficientes para tratar a dor. Em outros casos, é necessário fazer o uso de medicamentos para tratar o problema.

Analgésicos são comumente utilizados, porém em casos onde haja inflamação, pode haver a necessidade do uso de anti-inflamatórios. Neste caso, não deixe de consultar o seu médico antes de iniciar o tratamento para a dor no calcanhar.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.