Dor de

Dor nos Rins – Causas, Prevenção e Como lidar?

dor-nos-rinsOs Rins são órgãos fundamentais para a limpeza do organismo. É ele que filtra as toxinas, impedindo que elas permaneçam na corrente sanguínea. A saúde dos rins é importante para que ele desempenhe a sua função com destreza.

Ingerir bastante líquido é uma forma de tornar mais eficiente o funcionamento renal. As infecções, cálculos ou outras doenças dos rins, podem ser caracterizadas por fortes dores lombares que causam total desconforto e mal-estar no paciente.

O que pode ser a Dor no rim?

Alguns problemas de saúde podem causar a dor nos rins:

  • Cálculos renais
  • Presença de coágulos nos vasos ou veias renais (Trombose)
  • Infecção nos rins
  • Câncer nos rins
  • Infecção urinária ou infecção na bexiga

causas-da-dor-nos-rins

A insuficiência renal não apresenta sintomas aparentes, o que gera a necessidade de fazer exames laboratoriais regularmente. Ao se tornar ineficiente, o rim passa a não conseguir filtrar com precisão, as toxinas do corpo, contudo os sintomas só serão apresentados quando a doença já estiver em estágio mais avançado.

As pedras nos rins são sinais do funcionamento ineficiente dos mesmos. O paciente que sofre com elas enfrenta fortes crises de dor e em alguns casos, apresentam reações aos medicamentos, o que piora a condição de melhora.

A dor no rim é parecida com a dor lombar, e somente através de um médico você poderá chegar a conclusão de que tipo de dor é o que você está sentido. Saber a origem da dor é importante, inclusive se tratando de como sanar a mesma, lembrando que dores passageiras nessa região podem significar apenas um mal jeito na lombar, até por excesso de peso.

A dor não passageira: Cálculo renal

cólicas-renaisQuem tem pedra nos rins, sabe o quanto é acentuada a dor e como ela persiste. Iniciando nas costas, ela provoca uma sensação tão insuportável, que você não consegue encontrar uma posição que seja confortável. Esta dor que é também conhecida como cólica renal, pode vir acompanhada de outros sintomas como febre, náuseas, dor e sangramento ao urinar.

Uma característica que pode significar pedra nos rins é mesmo com a bexiga vazia você sentir vontade constante de ir ao banheiro para urinar. Se isto tem te acontecido, procure um médico imediatamente.

Causas de pedras e dor nos rins

A principal causa da dor nos rins é sem dúvidas, a presença de cálculos renais. Como se formam os cálculos renais? Eles são originados do resíduo de cristais da urina. O excesso de ácido úrico, cálcio, oxalato ou cistina se acumulados nos canais urinários formam as pedras.

O tamanho da pedra, ou cálculo renal influenciam de forma direta no tratamento. Sendo que quanto maiores, mas difícil é o tratamento. Essa afirmação não descarta a possibilidade de o paciente sofrer fortes dores, recorrentes de pequenos cálculos. O mal posicionamento interno, deles pode também causar dor intensa.

Como evitar a dor nos rins?

hidratar-o-corpoSabemos que a principal causa da dor é a pedra nos rins, mas a grande causa das pedras, é a falta de água no organismo. Consumir líquidos durante o dia é o melhor remédio para prevenir dores e pedras nos rins.

Se você quer ter uma vida livre de problemas renais, não esqueça de hidratar o corpo. Como fazer isso? Consumindo líquidos preferencialmente saudáveis: água, água de coco e sucos naturais são as melhores opções de hidratantes para o corpo.

Tratamentos indicados!

Ao iniciar os sintomas, você deve imediatamente procurar um hospital, onde poderá ser feita a aplicação de soro e medicamentos que aliviam a dor.

Estando em tamanho pequeno (até 6mm no máximo), a pedra pode ser expelida naturalmente pelo organismo, contudo, isso demora um tempo que varia de pessoa para pessoa para acontecer. Nos casos onde os cálculos excedem esse tamanho, são necessários procedimentos cirúrgicos para fazer a retirada da pedra dos rins.

Tratamentos caseiros para aliviar a dor

Sabemos que temos uma variedade enorme de produtos naturais, que podem ser considerados uma medicina caseira. É claro que esses tratamentos não dispensam as consultas e análises médicas, mas podem trazer resultados muito positivos no tratamento para dor nos rins.

tratamento-natural-para-dor-nos-rins

  • Camomila – A camomila é um anti-inflamatório natural que pode dar alívio satisfatório quando o assunto é dor nos rins. Você deve fazer o uso de medicamento natural uma ou duas vezes por dia. Faça o chá utilizando 4 colheres (sopa) de camomila em ½ litro de água. Ferva por 5 minutos apenas. Você pode utilizar esse mesmo chá para fazer compressa na região dolorida.
  • Dente-de-leãoDesintoxicante natural e com propriedades diuréticas, o chá de dente-de-leão, pode ser tomado a qualquer hora do dia.
  • Suco de mirtilo – Eficiente na limpeza e desintoxicação natural do corpo, esse é um excelente suco para combater os cálculos e infecções renais.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.