Dor de

Dor Pélvica – Causas, sintomas e tratamento

Comum em pessoas de qualquer idade e de qualquer sexo, a dor pélvica é considerada uma dor muito comum, que pode ter como origem, a infecção de algum órgão da região. Problemas na bexiga, útero ou próstata estão diretamente relacionados à causa da dor.

causas-da-dor-pélvica

Esse é um tema de seu interesse? Então não perca, porque aqui você vai saber:

  • As causas da dor pélvica em homens
  • A causa da dor em mulheres
  • Que tratamento fazer para eliminar a dor

Causas da Dor Pélvica no homem

Embora sejam variadas as causas da dor pélvica, ela aparece por alguns motivos semelhantes em ambos os sexos, mas também acontece por motivos diferentes em homens ou mulheres. No caso do homem, a inflamação da próstata (Prostatite) e a epididimite podem ser as causas. É claro que sendo essas as causas das dores, não se deve ignorar. Deve-se o homem buscar ajuda médica a fim de tratar a causa e prevenir contra outras doenças.

Causas da dor pélvica na mulher

dor-pelvica-na-gravidezA dor pélvica durante a gravidez pode acontecer, causando desconfortos que devem ser informados ao médico, já que esse é um período delicado na vida da mulher. Outras causas são as cólicas que antecipam o período menstrual, a fibrose uterina e a endometriose.

 

Em ambos os sexos…

Além dos motivos específicos para cada sexo, as causas comuns entre homem e mulher, que podem resultar em dores na região pélvica, são:

  • dor-pélvicaInfecção urinária – Causa bastante comum
  • Problemas intestinais como prisão de ventre ou possíveis inflamações
  • As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
  • Dores musculares
  • Alguns casos de pedras nos rins

Ainda que comum, a dor pélvica exige um acompanhamento e diagnostico para tratar as causas da dor. Todas essas causas, são fatores de grande importância, que não cuidados, podem comprometer a saúde. Vale lembrar, que as infecções devem ser tratadas e somente serão identificadas através de exames laboratoriais, tomografias e outros exames de imagem também. A causa mais simples da dor pélvica, é a prisão de ventre, o que faz com que o tratamento também seja mais simples e de rápido resultado.

O que fazer para tratar a dor?

Como já dito, para tratar a dor é necessário identificar a causa dela. O tratamento para acabar com a dor pélvica vai depender da sua origem. Sendo opção cirúrgica apenas nos casos extremos.

O tratamento para infecções por exemplo, serão feitos através do uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos.

Nos casos de tensões, será feito o uso de relaxantes musculares.

O estilo de vida também influencia, e pode ser uma ótima forma de tratamento natural para aliviar ou mesmo curar a dor pélvica:

  • exercícios-físicosA prática de exercícios físicos regularmente,
  • Bons hábitos alimentares. Manter uma dieta equilibrada ajuda a prevenir muitas doenças e melhora o funcionamento metabólico, além de fortalecer o sistema imunológico.
  • Procurar estar dentro do peso ideal
  • Ingerir bastante líquido. Tomar água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e previne outras enfermidades, alem de manter o corpo hidratado.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.