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É bom fazer spinning? Saiba as vantagens e desvantagens dessa modalidade

spnning-emagreceO spinning é muito benéfico para o nosso sistema cardiovascular e ajuda-nos a melhorar a nossa forma física. Ao tratar-se de um trabalho individual de cada um, pode adaptá-lo às suas capacidades e necessidades. O spinning é esporte que se tornou se muito popular nos últimos tempos, uma vez que oferece bons resultados na hora de perder peso. No entanto, há que considerar, algumas dicas para evitar lesões. Você tem curiosidade em saber um pouco mais sobre o spinning? Quer saber se é bom ou não para você fazer? Então não perca as informações que traz este artigo!

O que é o spinning?

queima-calóricaO spinning é uma atividade que se realiza em uma bicicleta fixa, normalmente feito em academias. A velocidade a que se atinge é bastante alta, por isso você deve sempre seguir o que diz o instrutor ou orientador, evitando lesões causadas por atividades intensas. Esta é uma atividade que serve para tonificar a massa muscular e a trabalhar desde as pernas até os tríceps, bem como também o pescoço e as costas. A queima calórica durante a prática do spinning é também alta.

Também chamado de “indoor cycling“, o spinning pode ser  praticado por qualquer pessoa que tenha um bom condicionamento físico, embora, iniciantes também podem fazer as aulas, que costumam ser regularmente de 45 minutos, contudo, respeitando suas limitações de iniciante. O mais curioso é que a música é um dos “ingredientes” principais desta atividade e, em muitos lugares, as luzes também acompanham o exercício.

Dicas para fazer spinning

A posição do corpo deve ser a correta para evitar lesões e se cansar demais. Por isso, é vital que:

  • A lombar seja mantida a 45° em relação ao guidão
  • Quadril (área ciática) deve estar elevado do assento e manter o corpo alinhado.
  • spinningOs joelhos devem ficar paralelos aos pedais
  • A cabeça não deve ser forçada, é vital soltar os ombros e as costas
  • As munhecas em linha com o guidão ou em cima dele
  • Os cotovelos são semi-dobrados, paralelos ao chão

Quanto à bicicleta, deve cumprir com esses requisitos:

  • A altura do assento, deve estar à altura da cintura da pessoa parada ao lado.
  • A distância entre o assento e o guidão, deve ser de forma que os joelhos cheguem até a parte inferior do guiador.
  • Os pedais, com um bom apoio para os pés, colocando a ponta no suporte
  • O guidão dete estar a uma altura confortável para apoiar as mãos e os antebraços
  • O peso, de acordo com as necessidades e resistência de cada um.

Como é bom fazer spinning?

É interessante comparar os prós e os contras desta prática em bicicleta.

Entre os benefícios do spinning estão:

  • Oferece segurança e conforto por ser uma aula em grupo;
  • Os professores, além de indicar o exercício animam e criam um bom ambiente para a atividade física.
  • Queima calorias e ajuda a fortalecer os músculos das pernas e dos glúteos em poucas semanas;
  • Te ajuda a emagrecer
  • O trabalho é personalizado, de modo que cada um pode pedalar ao seu próprio ritmo, sem se perder do resto
  • Melhora a condição física em geral, e sobre todo o sistema cardiovascular

O lado não tão bom de fazer “indoor cycling”:

  • Provoca dor na planta dos pés com o calçado
  • Desgasta os joelhos, ocasionando tendinites, inflamações, etc.
  • Gera dor nas costas ou pescoço, se o corpo estiver muito inclinado
  • Dores nos ossos que sustentam o assento

Importante!

Toda atividade física deve ser feita de forma segura para evitar lesões. Para um corpo esbelto e uma saúde perfeita, além da prática de atividades, você deve aderir a uma dieta equilibrada.

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