Beleza

É possível prever a altura das crianças? Descubra agora!

fase-de-crescimentoEmbora a genética desempenha um papel fundamental na hora de determinar a estatura das crianças, existem outros fatores que podem influenciar, como a desnutrição ou doenças adversas. São muitas as perguntas que os pais fazem sobre seus filhos e, entre eles, sem dúvida, é qual será a altura que terão seus filhos. Mas o certo é que não se pode prever ao certo, pois há uma série de aspectos que devemos considerar na hora de saber a altura que, aproximadamente, terão o nossos filhos. O método de idade óssea é aquele que pode observar através de um raio-x da mão. Outra forma comumente considerada, é a ideia baseada na estatura dos pais.

Duplicar a estatura?

Um método de que se fala bastante consiste em duplicar a altura que a criança tem, em dois anos de idade. Deve-se considerar que a alimentação rica em cálcio é grande contribuinte para o fortalecimento ósseo, que influencia na fase de crescimento da criança.

No caso das meninas, há que se levar em conta que ela se desenvolvem muito mais rápido e, assim, duplicam a sua estatura aos 18 meses. Nessa idade já é possível estimar a estatura que alcançarão, quando forem adultas. Não obstante, cabe lembrar que, apesar de ser um método bastante usado, não há comprovaçaõ científica de que o mesmo seja totalmente correto e preciso.

Como calcular em polegadas a altura que as crianças terão

Outro método, como já mencionado, é fazer uma média entre a altura dos pais. Trata-Se de uma opção que consiste em somar a dos dois e depois dividir entre os dois. Tudo isso é recomendável fazê-lo em polegadas, tendo em conta que 1 polegada é 3,16 cm. Sobre o resultado, no caso de crianças, teremos que adicionar 2 polegadas e meia, ou seja, 6,35 cm, enquanto que para as meninas deveremos subtrair 2 polegadas e meia. Geralmente este método costuma apresentar uma margem de erro de cerca de quatro polegadas (10,16 centímetros), para mais ou para menos.

É muito óbvio que quanto mais altos forem os pais, maior é a probabilidade que existe de que a criança também seja alta. Da mesma forma, se os pais são de baixa estatura, é mais provável que a criança também seja baixa. Isso não é necessariamente uma regra, sendo possível considerar outros fatores de genéticas relacionados aos avós.

Tabela gráfica

calculo-da-altura-da-criançaExiste um outro meio pelo qual se faz uso de uma tabela gráfica. Para estes casos, devemos medir periodicamente a estatura, o peso e o tamanho da cabeça. No gráfico, iremos apontando os dados em um gráfico de crescimento para ver se tudo vai correr dentro do percentual adequado. Estes tipos de tabelas também ajudam a determinar o início da puberdade em crianças de maior idade.

Fazendo o uso do método da tabela, é possível prever também, certos aspectos, como o aparecimento de pêlos pubianos ou os botões mamários em meninas, assim você pode ver se é um menino de desenvolvimento precoce ou de desenvolvimento normal.

Os genes influenciam no tamanho

É claro que os genes terão muito o que dizer na hora de determinar a estatura de uma criança. E é que os padrões de crescimento, como a estatura geralmente são hereditários. Assim, é provável que se um dos pais era o mais alto da na fase da infância, o ritmo de crescimento depois pode ser mais lento.

Outros fatores que influenciam no crescimento das crianças

altura-da-meninaPara crianças de 2 a 10 anos, há mais fatores capazes de influenciar o padrão de crescimento de uma criança.

  • Por um lado, encontramos a alimentação que segue.
  • Meninos magros podem ter uma estatura mais baixa do que o esperado para sua idade. No entanto, não significa que depois sejam os mais baixinhos.
  • Os desequilíbrios hormonais, tais como os baixos níveis de tiróide ou de hormônio do crescimento, também fazem com que ele cresça de forma mais lenta.

Portanto, esses fatores também podem ser os culpados, para que as crianças apresentem alturas mais baixas, se não forem diagnosticados e recebem tratamento adequado.

Se você acha que seu filho pode estar diante desta situação, o melhor será que você esteja alerta no acompanhamento para ver se está crescendo normalmente e se está atingido a altura prevista. Ainda, se pode ter algum problema hormonal do crescimento influenciando na altura.

Fatores que interferem no crescimento adequado

A ingestão de medicamentos de forma contínua pode influenciar no crescimento. Isto acontece porque alguns medicamentos contêm corticosteróides podem fazer com que o crescimento se atrase. Além disso, crianças com doenças crônicas, como a artrite severa ou doença celíaca não tratada também podem ser mais baixas na fase adulta.

Se você acha que seu filho pode estar diante de um caso assim, mas não sabe com certeza, é necessário levá-la ao médico para fazer as provas pertinentes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.