Efeito sanfona – Saiba tudo o que você precisa saber para não cair nessa
Este que um problema enfrentado por milhares de mulheres, devido ao emagrece e engorda por diversas vezes consecutivas. Nesse conflito que criamos ao repetir os processos, o organismo começa a se defender. Ao perceber uma diminuição drástica de peso e em pouco tempo, ele entende que há algo de errado e começa a diminuir o metabolismo de forma que a queima calórica se torne mais lenta. Estramos falando do efeito sanfona, e vou te falar tudo o que você precisa saber para não cair nessa!
Isso normalmente acontece nos casos em que aderimos à dietas restritivas, e não acompanhadas de atividades físicas. Ao final dessa dieta, que podemos dizer que não é a melhor escolha, você irá voltar a se alimentar como antes, porém o seu metabolismo estará desacelerado, o que o fará recuperar rapidamente todo o peso que perdeu.
As consequências…
Além de recuperar o peso, o sistema imunológico também pode ficar prejudicado, isto sem falar do aumento da pressão arterial e das taxas de glicose e colesterol. Portanto, emagrecer com saúde é emagrecer fazendo atividades físicas e se alimentando saudavelmente.
Como evitar o efeito sanfona?
Não faça, dietas restritivas, opte sempre por aquela dieta onde você pode comer de tudo, de forma moderada. Uma reeducação alimentar, talvez seja a chave do sucesso.
- Evite o uso de medicamentos para emagrecer. Eles não serão necessários se você adquire todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo, e se você mantem o corpo em atividade;
- Líquidos, preferencialmente água durante o dia. Manter a hidratação do corpo é fundamental.
- Atividades físicas regulares. Para que quer eliminar muitos quilos em pouco tempo, o ideal é que associe a dieta à musculação também.
- Alimente-se nos horários corretos.
Saiba um pouco mais sobre os danos da oscilação de peso
Somente para você entender, o nosso corpo possui células naturais de gorduras, que ao emagrecermos, reduzem de tamanho mas permanecem ali. Com o novo ganho de peso, essas células retomam o seu tamanho anterior, e outras células novas também surgem, o que faz com que o peso se torne ainda maior que antes, e a dificuldade para emagrecer novamente, se torna cada vez maior a cada processo.
Seja o primeiro a comentar!