Dicas de Beleza

Endorfinas – O que são, causas de baixos níveis e formas de aumentar

o-corpo-produz-endorfinaExistem vários estímulos com os quais o nosso corpo produz endorfinas, desde a ingestão de alguns alimentos, até a prática de algumas atividades. As famosas endorfinas são substâncias que nosso corpo produz. São substâncias que atuam como neurotransmissores. São conhecidas como as moléculas da felicidade, já que estão intimamente ligadas com a sensação de bem-estar e bom humor. Interessante o assunto né! Então não deixe de ver o que traz este artigo:

  • Que influências têm as endorfinas em nossa vida?
  • Causas de níveis de endorfinas baixos
  • Como aumentar as nossas endorfinas?

Dicas de como aumentar os níveis de endorfinas do corpo

Como dito, o nosso corpo é capaz de produzir a endorfina. Para que isso aconteça de forma saudável, você pode seguir algumas dicas interessantes como por exemplo:

  1. massagemExercício Físico
  2. Ouvir música
  3. Rir
  4. Massagem
  5. Yoga
  6. Desfrutar de passeios ao ar livre
  7. Desfrutar de um Hobby
  8. Chocolate ao leite, preferencialmente meio amargo
  9. Convivência e contato físico com pessoas
  10. Desfrutar de bons e saudáveis alimentosb

Que  influências têm as endorfinas em nossa vida?

Nossos níveis de endorfinas podem refletir em nosso estado de espírito e humor, uma vez que ter níveis baixos dessas substâncias podem provocar apatia e desânimo. Estudos sugerem que uma pessoa com baixos níveis de endorfinas pode ser mais sensível às experiências negativas na vida, experimentando tristeza com mais frequência. Além disso, as endorfinas podem ajudar a reduzir a dor, uma vez que ajudam a inibir os receptores da dor, tendo um efeito analgésico. Um nível ótimo de endorfinas pode relacionar-se com a sensação de bem-estar geral.

Causas de níveis de endorfinas baixos

 estresseAs razões pelas quais podemos sofrer de baixos níveis de endorfina, são várias, desde a alimentação inadequada até a presença de stress, podem ser fatores que contribuem para baixos níveis de endorfinas, as mais comuns são:

  • Má alimentação
  • Pré-disposição genética
  • Períodos prolongados de estresse
  • Doenças

Como aumentar as nossas endorfinas?

Há muitas maneiras em que podemos melhorar os níveis de endorfinas no nosso organismo, em geral, recomenda-se evitar o estresse, manter uma alimentação saudável e procurar evitar a rotina.

endorfina

  1. O Exercício físico é uma das formas mais simples e recomendadas para aumentar os nossos níveis de endorfinas. A prática da atividade física regular geralmente se encerra com mais alegria e energia. A prática de exercício físico favorece o estado de bem-estar, redução da dor em geral e, além disso, reduz o stress. É aconselhável evitar o exercício em excesso, já que poderia ter um efeito indesejado.
  2. Ouvir uma música que você gosta é uma boa maneira para estimular a produção de endorfinas, é possível ouvir música agradável, com este fim, segundo estudos. Especialistas recomendam ouvir atentamente a música, ou seja, ouvir ativamente e não apenas usá-la como música de fundo, para aproveitar seus benefícios.
  3. Dê boas gargalhadas. Pode parecer impossível, mas o simples fato de rir pode ser uma terapia que pode aumentar os nossos níveis de endorfinas. Por isso, especialistas recomendam procurar rir mais frequentemente. Desfrutar de uma boa convivência com os amigos, uma comedía, ou qualquer atividade que nos faça rir pode ser útil para aumentar a nossa produção de endorfinas e ajudar a reduzir a tensão.
  4. Recebeer Massagem. Se procura relaxar, as massagens são uma excelente opção, pois é natural que o corpo libere endorfinas depois de uma massagem. É importante recorrer a massagens relaxantes, que garantam um estado de bem-estar.
  5. dar-boas-gargalhadasPraticar Yoga pode melhorar a nossa saúde em diferentes aspectos, já que nos ajuda a combater o stress, promove a flexibilidade e o relaxamento. Uma sessão de yoga pode ser útil para que o corpo libere os hormônios da felicidade, o resultado será encontrar um estado de calma.
  6. Priorize os passeios ao ar livre – Caminhar em contato com a natureza também aumenta os níveis de endorfinas. Visitar um parque, caminhar na orla da praia ou em qualquer paisagem natural pode nos dar um estado de tranquilidade mental e, por consequentemente, para a produção de endorfinas.
  7. Ter um Hobby nos ajuda a limitar os efeitos do estresse em nossa vida, além disto também favorece um estado de bem-estar físico e emocional graças à sua relação com a produção de hormônios da felicidade. Pinte um quadro, tenha o hábito de ler, tocar um instrumento ou escolha uma outra forma de lazer, o importante é que seja de interesse próprio e que você desfrute da sua prática.
  8. Chocolate escuro? Isso mesmo! É possível que nunca tenhamos considerado os benefícios do chocolate escuro, no entanto, consumir um pequeno pedaço desse chocolate pode ter diferentes efeitos benefícios, incluindo uma melhor saúde cardiovascular. Recomenda-se consumir com moderação, o chocolate, uma vez que quantidades excessivas podem estar acompanhadas de efeitos colaterais como dor de cabeça. Prefira os amargos ou meio amargos para evitar o excesso de açúcar.
  9. Convivência e contato físico, uma boa conversa com os amigos ou um encontro agradável, pode ajudar-nos a manter os níveis de endorfinas no nosso corpo. As carícias, andar de mãos dadas e os abraços são gestos que estimulam a produção de hormônios da felicidade.
  10. Desfrutar de bons e saudáveis alimentos – Quantos de nós nos sentamos para comer e o fazemos com muita pressa, muitas vezes com desespero? Infelizmente nosso ritmo de vida, nos faz deixar de lado, a importância de desfrutar de um alimento com calma. Reconhecer os sabores naturais de um alimento e, claro, apreciar esse momento para a boa convivência no caso fazer as refeições acompanhados.

É conveniente se alimentar com calma e tentar aproveitar cada colher que colocarmos na boca, desta forma não apenas melhoramos a nossa digestão, também produzimos substâncias benéficas, como as endorfinas.

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