Dicas de Beleza Doenças

Estresse pode causar doenças de pele?

estresseAlgumas doenças de pele estão relacionadas ao estresse diário, com o qual convivemos. Acne, vitiligo, dermatites, rugas e até o herpes estão entre essas doenças. São doenças que estão relacionadas com a imunidade.

Quando estamos muito agitados ou com “os nervos à flor da pele”, nosso organismo libera uma substância conhecida como neuropeptídio, o principal causador das inflamações cutâneas.

Segundo pesquisas diversas, o estresse é o principal causador de doenças de pele porque além de liberar o neuropeptídio, também estimula a glândula supra renal, responsável por produzir a testosterona, aumenta a oleosidade da pele, causando acne e ainda a queda de cabelo.

Mas o que causa o estresse?

Nos dias atuais, encontrar alguém estressado não é difícil. Isso porque vivemos correndo contra o relógio e com mil e uma coisas para fazer ao mesmo tempo. O que causa o estresse:

psoríase

  • Trabalhar sob pressão;
  • Tempo marcado para resolver problemas;
  • Preocupação;
  • Alguns trabalhos que demandam muita agilidade;
  • Entre outras causas.

Quando nos encontramos em uma situação de estresse, qualquer coisa nos deixa irritados e a intolerância é inevitável.

Cientificamente falando, em uma situação de estresse, ficamos alertas à preocupações e problemas ainda que pequenos. Isso acontece porque nesta situação são criados elementos neurotransmissores que nos tornam sensíveis aos acontecimentos ao nosso redor.

Que doenças de pele são causadas pelo estresse?

Dentre as várias doenças provocadas pelo estresse estão:

  • herpes-labialSeborréia e dermatite seborreica – Doença que afeta em geral o couro cabeludo causando coceira e descamação. Além da coceira e vermelhidão do local, as peles secas ficam visíveis. São elas, as caspas;
  • Psoríase – Doenças que afetam, a pele em geral, mas que é mais comum no couro cabeludo, joelhos, cotovelos, rosto e pescoço;
  • Herpes – o herpes é um vírus que ganha forças quando o sistema imune está baixo e esta é a razão pela qual. O estresse está diretamente associado ao mesmo. Em situações de muito estresse, a nossa imunidade sofre uma queda impactante, por isso é comum também gripes e resfriados após o período. Quem sofre com o vírus pode ter crises também.

Como combater o estresse?

A dica para combater o estresse é evitar situações ou lugares que não são de seu agrado, evitar ambientes com clima muito intenso e negativo, respirar fundo, praticar alguma atividade física, procurar fazer nas horas livres, coisas que te deixam bem, caminhar ao ar livre, conversar com amigos e priorizar momentos de relaxamento. Outra dica muito importante é a qualidade do sono que você também deve priorizar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.