Dicas de Beleza

Exercícios físicos – Conheça a importância deles e comece já

atividades-fisicasA base de uma vida saudável está em manter uma alimentação balanceada e em uma rotina de exercícios diários. Isso não é novidade! Nosso corpo precisa estar em movimento, para desenvolver várias funções que estão diretamente ligadas à nossa saúde e bem-estar.

Se você está habituado ao sedentarismo, esta é a hora de você conhecer os benefícios de colocar o corpo em movimento e logo começar a se mexer.

O que são exercícios físicos? Os exercícios, são atividades de movimento para você incluir no seu dia-a-dia, melhorando a sua qualidade de vida e aumentando a sua aptidão física em geral.

Porque se exercitar?

movimentar-o-corpoSabemos que não é fácil sair da comodidade da nossa casa todos os dias, para fazer movimentos repetitivos. Também é complicado, quando precisamos associar isso ao nosso curto tempo e a correria em que vivemos. Mas é fato que precisamos estar com uma boa saúde, para mantermos a nossa rotina normal, seja ela em casa, no trabalho, e para fins de realizações pessoais.

Os exercícios irão nos proporcionar uma qualidade de vida muito melhor, e tudo que precisamos, é que ele se torne hábito em nossa vida. O Hábito de praticar exercícios, deve ser iniciado desde criança, isso estimula que ela se desenvolva de forma saudável e tome gosto desde pequena.

Dicas para se exercitar sem sofrimento

Algumas pedidas podem te ajudar a ver os exercícios de uma forma mais tranquila e sem sofrer tanto:

  • exercicios-pilatesDentre o vasto número de atividades físicas que existem, escolha as opções que você mais gosta. Aquelas que você vai fazer sem achar que é um sacrifício. Não existe regra, o que você precisa é dar início aos movimentos. Esse é o primeiro passo. Se você não tem paciência para atividades repetitivas, comece uma caminhada ao ar livre, aos poucos vá evoluindo e daí uns dias arrisque uma corridinha leve.
  • Escolha um horário em que vá com tranquilidade, há quem prefira de manhã, antes do trabalho, mas fica com o horário contado e não pode se atrasar. Faça sem preocupação.
  • Você pode se exercitar até em casa mesmo. Se há uma escada, você pode subir e descer algumas vezes consecutivas e já estará iniciando a movimentação do corpo e jogando o sedentarismo fora.

Benefícios do exercício físico

Falar dos benefícios de praticar atividades físicas é muito empolgante, porque você começa a perceber, que só depende de você para a sua vida e a sua saúde serem melhor. É claro que não é fácil começar, mas eu garanto que se houver um pouco de esforço, e determinação, você vai aderir à ideia. Veja quantos benefícios vai adquirir através da prática de atividades:

  • exercicios-para-o-coraçãoMelhora da circulação sanguínea
  • Maior queima de calorias e perda de peso
  • Redução do estresse. Exercitar-se relaxa
  • Melhor concentração
  • Diminuição dos índices de colesterol
  • Melhora da qualidade do sono
  • Melhor disposição física
  • Tonifica os músculos
  • Diminui os riscos de doenças cardíacas e respiratórias
  • Melhora o desenvolvimento intestinal
  • Elimina as toxinas do corpo
  • Melhora o desempenho sexual

Que atividade praticar

dança-exercíciosNessa diversidade que há, fica difícil saber qual exercício iremos colocar em pratica. Caminhada, corrida, natação, bicicleta e corda (pular corda) são alguns exemplos apenas de atividades aeróbicas que você pode começar perto da sua casa, no quarteirão e não são atividades difíceis, são muito acessíveis e não têm segredo.

As atividades para quem prefere academia, vão ser ainda mais extensas, porque além dos exercícios aeróbicos, existem os exercícios de musculação, para ganhar massa magra e trabalhar a definição do corpo. O melhor é que você será acompanhado por um profissional da área, que irá acompanhar as questões de postura, e a forma correta de praticar cada atividade.

atividade-yogaHá também os exercícios mais dinâmicos e mais específicos. Quando digo dos dinâmicos, me refiro à dança ou algum tipo de lutas, esses são bastante interessante para quem quer se movimentar, aprendendo algo que goste. Os mais específicos eu diria que são os exercícios mais meditativos. Yoga e Pilates por exemplo. Eles são extremamente funcionais, trabalham o corpo de maneira geral, inclusive a mente.

Importante! Não esqueça de se alongar

Ter uma rotina de exercícios diários, é uma forma de manter a saúde e o bem-estar. Mas é bom lembrar que antes e depois das atividades, deve-se habituar a fazer os alongamentos de forma correta, afim de evitar lesões musculares.

atividade-físicaA importância do alongamento é preparar os músculos, aumentando a sua flexibilidade e aumentando a amplitude dos movimentos. Não se esqueça de alongar sempre! Antes e depois da atividade que você escolheu.

Bom, agora é a sua vez de colocar em prática! Que tal começar hoje!

 

 

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