Dicas de Beleza

Fazer dieta pode engordar. Você sabia?

perder-pesoPara alguns, é uma pergunta, para outros uma afirmação. Seguir uma dieta ou um plano alimentar, nem sempre é o que você precisa para perder peso. Existem muitos casos de pessoas que passam a ganhar peso ao iniciarem uma dieta. Gostaria de saber se fazer dieta engorda? Gostaria de desvendar o mistério de não perder nem um grama mesmo que você esteja comendo somente salada?

É importante que aprendamos a comer de forma saudável, assim tranformaremos a nossa dieta, em hábito constante.

A dieta não é tendência

dietas-não-são-tendênciaQuem não gostaria que existisse um mundo onde todos pudessem comer sem restrições e manter a figura do corpo desejado? Que não tivéssemos que excluir alguns e ainda não ter que fazer quaisquer atividades para perder peso. Seria perfeito! Em partes, podemos dizer eu não é apenas um sonho, isso acontecer uma vez que incluirmos o hábito alimentar saudável em nossas vidas, as atividades não são dispensáveis, porque elas não visam apenas o emagrecimento, mas o bem-estar e melhor qualidade de vida também.

Já existe um movimento chamado “a não-dieta”  que foi lançado há vários anos por duas nutricionistas através de um livro. A idéia é comer de forma intuitiva e não seguir planos gerais que não têm nada a ver com os nossos hábitos ou até mesmo personalidade. Isso significa alimentar, segundo o que nesse momento nos apeteça e o que o corpo precisa. Mas atenção, já que o problema pode resultar em comer em excesso. Por isso, consumir de maneira objetiva e “pensada” é melhor do que subjetiva e impulsivamente.

fazer-dieta-engordaComer por tédio, ansiedade ou tristeza não é o que pede o organismo, mas o que pede, as nossas emoções. Neste caso, é mais provável que nós terminemos um pacote inteiro de batatas fritas ou de biscoitos para então voltarmos com nossas atividades. De acordo com alguns nutricionistas, a má alimentação é a causa do sobrepeso e da obesidade. O que conta na verdade, não é tanto a quantidade, mas a qualidade do que comemos.

Nossos antepassados sabiam, sem basear-se na ciência, usando apenas a intuição, qual comida cairia melhor para conciliar com as suas atividades cotidianas. Também tinham em conta o clima, a época do ano e a dificuldade de suas tarefas. Hoje comemos regidos pelas emoções. As publicidades nos fazem ter o desejo de certos alimentos que não são bons. Passar muitas horas sentados em um trabalho de rotina nos leva a buscar comidas calóricas ou que nos devolvam a felicidade… e é assim que surgem os distúrbios alimentares ou o aumento de peso.

Fazer dieta não nos ajuda a perder peso

dieta-da-luaA Cada temporada saem à luz novas dietas, as chamadas dietas”milagrosas“, que prometem eliminar vários quilos em questão de semanas, comendo apenas um determinado alimento por dia, ou fazendo muito sacrifício. Com certeza, você já ouviu falar de alguma das dietas abaixo:

  • A dieta da lua,
  • Dieta da laranja,
  • A dieta paleolítica
  • Dieta da Proteína
  • Dieta do Carboidrato entre outras

Todas estas opções, contudo, são opções extremas onde não são consideradas as necessidades fisiológicas. As tendências não respeitam as leis básicas da nutrição. Há mais possibilidade de voltar a engordar, ao deixar a dieta para manter o peso ideal e também é muito comum abandonar os planos alimentares pouco tempo após começar.

A frequencia de hábitos alimentares saudáveis é condição mais importante para que uma dieta seja eficaz. Além disso, quando privamos o nosso corpo da quantidade de calorias que precisamos, o cérebro o interpreta como um sinal de perigo. Desta forma o corpo dá sinal de que o organismo necessita guardar reservas de energia para o futuro e começa a funcionar em “modo de economia de energia”.

Desfrutar da comida para não engordar

O corpo sempre sabe o que lhe convém, o que é preciso e o que não lhe é conveniente, mas nem sempre disponibilizamos do tempo necessário para cuidar da nossa alimentação. A pressa da vida atual e o costume de que as emoções imperen acima de tudo, podem ser as causas da obesidade ou da dificudade para perder peso.

comer-por-impulsoEscolher bem a comida, exige o tempo adequado para analisar suas contribuições nutricionais, e isso é fundamental para os critérios de emagrecimento. Outra boa regra, é nunca comer imediatamente ao sentir fome, mas esperar por alguns minutos. Isso evitará que você coma por impulso.

Quando estiver assistindo a um filme, como a maioria das pessoas, voc~e tende a fazer uma pipoca ou comer uma batata chips. E você faz isso, não por sentir fome, mas por hábito. Então tente fazer outra coisa para desviar a essa necessidade. Use a criatividade: Pinte as unhas e enquanto seca, você assiste TV sem estragar o esmalte.

Saborear a comida é fundamental para não engordar. A alimentação consciente prioriza às necessidades do corpo e deixa de lado o que llhe é considerado superfluo, coisas que  inventamos como desculpa para comer qualquer coisa. Que a comida não seja motivo de culpa ou de tensão, mas de prazer e degustação. Desta forma é mais fácil chegar ao peso ideal, quase sem perceber. O melhor é que durante o processo não sofreremos e não sentiremos que estamos nos privando de tudo que é saboroso.

Verdades sobre comer bem

jejum-não-ajuda-a-perder-pesoSão muitos os mitos que giram em torno a fazer dieta, mas também há coisas que vale a pena destacar:

  • Não é preciso passar fome para perder peso.
  • É possível perder peso sem deixar de comer pão, massas ou doces.
  • A variedade do cardápio é vital para emagrecer.
  • Planejar a compra semanal é melhor do que cumprir uma dieta rigorosa.
  • Ir ao supermercado com o estômago cheio evita comprar produtos que não são bons para a saúde.
  • Comer de forma saudável é mais acessível do que escolher a comida rápida ou a domicílio.
  • Evitar comer assistindo tv, porque o cérebro não sabe quando estamos satisfeitos.
  • Os jejuns não nos ajudam a perder peso: só servem para desintoxicar o organismo.

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