Doenças

Fique atento aos sinais da Pneumonia

A pneumonia é uma doença que ataca os pulmões, em seu estágio mais grave afeta os dois e pode colocar em risco a vida do paciente. Doença característica do inverno, a pneumonia acontece por causa da contaminação por fungos, vírus e bactérias. Estando com o sistema imune debilitado, a chance dessa doença propagar nos dias mais frios, ganha força. Isso justifica porque na maioria dos casos, ela acontece depois de uma gripe.

tosse-forte-pneumoniaPessoas de qualquer idade estão propícias a sofrerem pneumonia, o que difere é a gravidade com a qual ela acontece em cada pessoa. Em seu estágio mais grave, ela pode levar o paciente a óbito e até aqui você já pode perceber o quão é importante tratar desde o princípio esta doença.

Sintomas da Pneumonia

Estar atento aos sinais, pode te ajudar a tratar e se curar da pneumonia com mais rapidez, antes que ela se agrave e cause danos maiores à sua saúde. Seus sintomas são bem semelhantes aos sintomas da gripe, esse é o motivo pelo qual a pneumonia pode ser considerada uma doença difícil de diagnosticar. Conheça os principais sintomas e previna-se:

sintomas-de-pneumonia

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Suor frio
  • Dores no corpo
  • Tosse
  • Dores na região do tórax
  • Falta de ar
  • Cansaço
  • Falta de apetite

Os sintomas da pneumonia podem ser moderados ou mais fortes. Há casos em que a doença se agrava podendo trazer outros sintomas como Náuseas, dores nas costas e abdómen e letargia. Sendo pneumonia viral, acrescenta-se aos sintomas, dores de garganta e dores nos ouvidos.

Causas da Pneumonia

A principal causa da pneumonia, é o contato com alguém que esteja contagiado. Salivas e secreções nasais emitidas no espirro é uma forma de se contagiar. Como qualquer doença contagiosa, as mãos são as maiores transportadoras da doença, isso porque a pessoa contaminada, a leva na boca para tossir por exemplo e inconscientemente cumprimenta outra pessoa, espalhando o vírus. A contaminação também acontece através do ar.

Gravidade da doença

orientação-médica

“Todo medicamento deve ser tomado, com orientação médica”

Ao saber que está com pneumonia, o médico prescreverá o tratamento que deve ser seguido corretamente, porque a pneumonia é uma doença muito grave, e não tratando corretamente, pode reverter em doenças mais sérias que atacam os rins, ocasionam dificuldades respiratórias, interfere no controle da pressão arterial.

Além das consequências acima, se a infecção atingir a corrente sanguínea, pode desencadear sérios problemas atingindo o cérebro e outros órgãos, causando problemas na pleura e complicações que podem levar a morte do paciente.

Tratamentos para a Pneumonia

Havendo sinais de gripe forte, é sempre bom procurar um médico, porque pode haver indícios de pneumonia por detrás dos sintomas. Percebendo isso, o médico pedirá uma bateria de exames que comprovem a existência da doença. O pneumologista responsável, indicará o melhor tratamento para o caso, inclusive prescreverá o uso de antibióticos, que tomados corretamente, se incumbem de sanar a pneumonia em poucos dias.

causas-da-pneumoniaDependendo da gravidade, o paciente necessita de internação para acompanhamento mais intenso.

Os  medicamentos mais utilizados no tratamento da pneumonia são:

  • Levofloxacino
  • Bactrim
  • Bromexina
  • Amoxicilina
  • Fluimucil

Os antibióticos são sempre vendidos com receita médica, isso para garantir a segurança e a saúde do paciente. A automedicação e o uso indevido de remédios podem causar sérios danos à saúde.

Como evitar a Pneumonia

Como sabemos, as formas de contágio da pneumonia, acontecem no ar e no contato, ou seja, a pneumonia é uma doença contagiosa. Para evitar contagiar e ser contagiado alguns cuidados são essenciais:

  • como-prevenir-a-pneumoniaAlimentar-se bem – Comer alimentos variados, ricos em vitaminas que fortaleçam o sistema imunológico e deixem o corpo menos propício ao desenvolvimento de doenças.
  • Evitar o uso de cigarros e o excesso de bebidas alcoólicas – o tabaco e o álcool são extremamente danosos ao organismo e enfraquecem a imunidade do corpo.
  • Mantenha ventiladores e ar condicionado sempre bem limpos – isso garante menor risco de problemas alérgicos de saúde.
  • Agasalhe-se bem – Se proteger do frio sempre. Lembrando que o choque térmico é uma das causas da pneumonia, pés, peito e pescoço principalmente, devem estar bem protegidos.
  • Mãos limpas – Lavar bem as mãos sempre, evitará a transmissão e a contração da doença. Sempre ao espirrar, tossir, ou até mesmo bocejar não se esqueça de lavar as mãos adequadamente com água e sabão.

Você viu neste artigo, o quão é grave a pneumonia. Você pôde conhecer as causas, precauções e gravidade desta doença. Então fique ligado, procure um médico imediatamente ao suspeitar da doença.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.